1

5 erros que uma apresentação nunca deve ter

4 minutos para ler
admin
Por Marketing

Apresentações e palestras são excelentes oportunidades para compartilhar conhecimento, transmitir uma mensagem e até melhorar sua imagem profissional. Para que você brilhe nesse momento e faça uma apresentação de excelência, é preciso estar atento a certos detalhes e fugir de armadilhas bem comuns.

Quer ajuda nessa tarefa? Confira alguns erros que a sua apresentação nunca deve ter!

Não preparar um roteiro

Não, improvisar na hora não dá certo. Deixar para descobrir o que você irá falar no momento que já está diante da plateia é uma péssima ideia, já que a inspiração pode simplesmente não aparecer.

Isso sem falar que, sem planejamento, você com certeza irá esquecer de falar sobre algum ponto importante da sua palestra. Por isso, bem antes da apresentação, prepare um roteiro com todos os temas que você irá abordar e quanto tempo você irá dedicar a cada um deles.

Esquecer a pontualidade

Se você terá à sua disposição meia hora para falar, faça uma apresentação condizente com esse espaço de tempo. Lembre que ser pontual é o mínimo e que, caso você atrase, poderá comprometer a agenda dos seus ouvintes e até do evento que você está participando. Além disso, palestras muito longas tendem a ser cansativas e dispersivas, ou seja, improdutivas.

Exagerar na quantidade de textos em um slide

Lembre-se que as lâminas da apresentação estão ali apenas para guiar a sua fala e ajudar a plateia a te acompanhar. Um erro muito comum, no entanto, é colocar todo o conteúdo que será falado dentro de um slide.

Essa solução não funciona: se tudo que será visto na palestra está na tela, por que seus interlecutores irão te escutar? Portanto, lembre-se de utilizar os slides para ilustrar suas ideias, apresentar dados importantes e guiar a plateia durante o seu raciocínio.

Da mesma forma, cuide para que o texto em cada uma das lâminas esteja em uma fonte grande e legível. Lembre-se de usar apenas um gráfico por slide, caso precise fazer uma comparação, dois gráficos por slide são aceitáveis.

Não se expressar bem

Tudo bem, você fez uma apresentação de slides impecável, linda e objetiva. Mas de que isso servirá se sua plateia não te ouvir bem ou entender o que você fala?

Por isso, cuide bem da sua voz antes de iniciar a apresentação: faça um aquecimento vocal, mantenha seu corpo hidratado e procure falar de maneira alta e sem ser rápido ou lento demais. Outra dica é mudar a entonação e o volume da voz de acordo com o que está sendo falado para que sua apresentação não fique monótoma. Caso você tenha dificuldades, não hesite em procurar a ajuda especializada de um fonoaudiólogo ou mesmo cursos de expressão oral.

Esquecer a plateia

Muitas pessoas gastam tanto tempo e energia planejando sua palestra, montando os slides e fazendo um bom roteiro que, no momento da apresentação, simplesmente deixam seu foco apenas naquilo que estão falando e mostrando. Sem, no entanto, olhar para a plateia e analisar a reação das pessoas para saber se elas estão entendendo a mensagem passada ou não.

Se você sentir que um ponto não foi bem assimiliado, poderá voltar a ele e explicá-lo com mais calma. É importantíssimo que você abra espaços para questionamentos, dúvidas e comentários e responda a todos de maneira clara e objetiva.

Tem dificuldade para fazer uma apresentação? Compartilhe com a gente!

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link