1

6 dicas na hora de montar slides para uma apresentação

3 minutos para ler
admin
Por Marketing

As dúvidas na hora de montar slides para uma apresentação são mais comuns do que se imagina. A montagem de uma boa sequência, que possua um bom visual e que mantenha a atenção do público é um problema para diferentes tipos de pessoas. Desde alunos, passando por professores e homens de negócio.

Mas o que faz uma apresentação melhor do que a outra? O que estimula as pessoas a prestarem atenção no que está sendo mostrado? Confira as nossas 6 dicas para a hora de montar slides de uma apresentação!

Opte pelo recurso mais apropriado para montar slides

O software mais utilizado para apresentações é o Power Point, pois é de fácil acesso e proporciona o uso, tanto de ferramentas mais simples quanto das mais avançadas, que podem ser utilizadas de diferentes formas para uma apresentação. Além disso, deve-se observar:

O fundo

A escolha do fundo pode fazer toda a diferença! Evite o uso de cores berrantes, que podem cansar sua plateia; ou aquelas que podem gerar certa dificuldade para leitura, como azul e verde. O mais comum é que se use fundo branco com letras pretas, pois além de facilitar a leitura é uma combinação de cores neutras, que ajuda a manter a atenção no assunto em que está sendo discutido.

A fonte

Não se esqueça de testar antes o tamanho da fonte, já que aquelas que são pequenas demais não podem ser lidas, mas lembre-se que, ao escolher uma fonte maior, se você tiver muito texto na hora de montar slides, poderá gerar poluição visual. Além disso, é preciso estar atento ao tipo de fonte utilizada, já que cada uma delas passa uma mensagem diferente ao seu público-alvo. Uma fonte muito eficiente para montar slides é a Arial, que facilita a leitura em tela.

Ofereça a possibilidade de interação

Uma boa apresentação de slides é aquela que possibilita a interação com o público. Utilize este recurso para mostrar que se importa com sua plateia e para que ela esteja sempre atenta ao assunto. Trabalhe com reflexões e questionamentos, já que eles tornam o assunto mais interessante!

Use figuras e animações

Em algumas apresentações, é comum que sejam usadas figuras. Porém, tente não colocar muitas para que não pareça falta de cuidado ou de palavras para descrever o que quer mostrar.

Quanto à animação de fonte ou de figuras, tome cuidado para não abusar, uma vez que as pessoas podem prestar mais atenção a estes detalhes do que em você ou no que você está falando. Coloque uma figura por slide, já que é comum que a plateia fique dispersa quando são colocados vários gráficos, tabelas ou elementos gráficos.

Tenha cuidado com os erros de português

Erros de português são fatais em apresentações! Monte slides com cuidado e, em caso de dúvidas, busque a palavra em dicionários. Após terminar sua apresentação, faça a releitura com atenção a possíveis enganos.

Agora que você sabe o quanto é fácil montar slides, que tal conhecer nossas soluções, que poderão impulsionar ainda mais as suas apresentações?

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link