1

7 dicas matadoras para o design da sua apresentação

4 minutos para ler
admin
Por Marketing

Uma apresentação de slide deve ser simples e objetiva. É muito importante você pensar no conteúdo, mas também em como ele será entregue visualmente à sua audiência. Afinal, não basta ter uma boa ideia, tem que saber contá-la.

Para ajudar você neste missão, nós preparamos este artigo. São 7 dicas matadoras de layout para a construção do design de suas apresentações. Todas ajudarão a valorizar o seu discurso em vez de ofuscá-lo. Confira!

1) Não abuse das cores

Escolha uma paleta de cores e as utilize em todos os slides da apresentação. Ter uma unidade visual, além de integrar o design com o posicionamento de sua marca, deixa seu conteúdo mais agradável aos olhos de sua audiência. Usar cores demais, muito distintas e chamativas nos slides pode ser um fiasco, já que cansará a visualização e a tornará mais desinteressante. Por isso, defina um padrão alinhado à identidade visual de sua marca e opte por tons sóbrios para facilitar a leitura.

2) Evite transições de slides diferentes

Se você acrescentar algum efeito na transição dos seus slides, use o mesmo em todos eles. Colocar um movimento diferente a cada vez que a sua apresentação muda é cansativo e tira o foco do que realmente importa: o conteúdo.

3) Imagens são fundamentais, mas é preciso encontrar um meio termo

As imagens são um ponto muito importante das apresentação. Elas exemplificam e fortalecem o seu discurso. Contudo, o uso exagerado delas pode poluir o seu design, além de retirar o foco de seu discurso. Antes de se apresentar, reveja se todas as imagens são realmente necessárias e corte as que estiverem em excesso.

4) Teste tipografias

Tipografia se refere a qual fonte que você vai usar na sua apresentação (o tipo de letra mesmo). A dica é para você escolher fontes simples, que tenham uma leitura fácil. Se possível for, utilize a fonte padrão do manual de identidade de sua marca.

Acrescentar fontes muito rebuscadas dificulta a leitura de sua audiência, o que prejudica a percepção e compreensão do público. Teste diversas fontes e veja qual fica mais nítida. Além disso, não se esqueça: nada de misturar várias fontes. Depois de escolher uma use ela em todos os slides.

5) Corte textos muito densos

Uma apresentação de slide é feita para guiar a sua apresentação, e não para conter tudo que você vai falar. Além disso, blocos de texto muito grandes afastam a curiosidade das pessoas, o que é prejudicial em uma apresentação. Por isso, estruture o conteúdo em tópicos, apenas com informações-chave para a compreensão e associação ao discurso falado. Com certeza sua apresentação ficará muito mais envolvente e interessante.

6) Aposte em explicações visuais

Sempre que você puder, acrescente explicações visuais para ilustrar o ponto de vista defendido, em vez de encher a tela de texto. Por exemplo, em vez de escrever um dado de uma pesquisa, coloque um infográfico ou um gráfico que retrate esta experiência. Dessa forma você facilitará o entendimento e a associação do conteúdo.

7) Menos é sempre mais

Depois que a sua apresentação estiver pronta, faça uma revisão e veja se ainda há algum excesso de informação, seja de imagem, cor, conteúdo, tipografia ou outras questões alinhadas ao design dos slides. Lembre-se que o que deve se destacar é a ideia a ser transmitida, mas o layout do slide contribuirá para esta percepção.

Estas dicas vão ajudar você a construir uma apresentação capaz de entregar exatamente o conteúdo que você precisa, com um design inspirador. Faça o teste e depois conte para a gente os resultados.

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link