1

9 dicas para preparar uma apresentação PowerPoint profissional

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Você sabe fazer uma apresentação PowerPoint profissional?

Já há algum tempo que trabalhos de faculdade e apresentações de empresas são produzidas pelo PowerPoint. Além de ser fácil de usar e ajudar a manter a sequência do discurso, ele ainda torna as apresentações menos cansativas.

Porém, apesar do recurso ainda ser bastante indicado para as apresentações profissionais, é preciso tomar cuidado para não cometer alguns deslizes na hora de criar os slides.

Se esses erros passavam batido durante a vida escolar, no trabalho podem acabar prejudicando a sua reputação, ao passar um ar de despreparo ou mesmo de falta de capacidade e conhecimento.

9 dicas para uma apresentação PowerPoint profissional

1. Planejamento

Para criar uma apresentação de impacto que consiga entregar todas as informações que você quer, é muito importante que haja um planejamento e roteiro de apresentação.

Faça um simples documento no Word, escreva em um caderno ou utilize a forma que preferir para organizar suas ideias e entender a melhor forma de apresentá-las.

2. Cuidados na hora de compor seu slide

Algumas questões devem ser observadas na hora de formatar e escrever sua apresentação de PowerPoint profissional. Cuidado na hora que for copiar e colar textos de diversos lugares. Primeiro que a simples cópia já não fica muito bem (a não ser que seja justificada como uma citação, por exemplo).

Uma segunda questão é que os textos podem ficar com a formatação do lugar onde foram retirados e, além de mostrar que não foi você que escreveu, pode ficar bagunçado e confuso.

O layout deve ser o mais simples possível. O foco são as chamadas e principais informações sobre determinado assunto, por isso dar muito destaque à tela pode prejudicar a percepção do conteúdo. Você pode utilizar elementos para decorar o slide, mas de maneira sóbria e equilibrada.

Muitos detalhes podem distrair seu público. Lembre-se sempre do lema “menos é mais”. Menos texto, menos elementos, menos cores.  Seguindo esse raciocínio, a fonte utilizada também deve ser simples e fácil de ler, além de ter um tamanho adequado para uma leitura confortável.

3. Mantenha o padrão

Lembre-se que seu slide tem que ter características bem definidas. Não fique trocando as cores ou fontes aleatoriamente. Se estiver fazendo uma apresentação de uma marca ou empresa específica, escolha as cores da identidade visual dela. Também utilize logos ou elementos que caracterizem quem você está representando nesta apresentação.

4. Escolha as cores certas

Nem todas as cores combinam entre si de forma harmônica e que transmita bom gosto. Verde e rosa, juntos, só ficam bonitos na bandeira da Mangueira. Por isso, sempre priorize os contrastes em uma apresentação PowerPoint profissional.

O clássico fundo branco com fonte preta é a melhor combinação, sendo o ideal, inclusive, para a leitura. Mas se você quer fugir do óbvio, observe se as duas cores juntas não prejudicam a visibilidade do seu slide.

A mesma questão vale para as marcações que você for utilizar. Priorize sempre pelos bons contrastes, tomando cuidado para não usar duas cores extremamente brilhantes juntas.

Guia de identidade visual para empresasPowered by Rock Convert

5. Segurança e simplicidade

Lembre-se: seus slides não podem ter todo o conteúdo que será falado! Senão, seria mais prático deixar que todos lessem o que está escrito. Para evitar que isto aconteça, as melhores técnicas de apresentação envolvem colocar apenas palavras-chave no conteúdo da sua apresentação. E na hora de apresentar, jamais se limite a ler o que está no slide. Isso passa sensação de insegurança para quem está te ouvindo, além de tornar a apresentação entediante e cansativa.

6. Acrescente histórias próprias

Apenas reproduzir conteúdo corporativo pode tornar sua apresentação chata. Acrescente histórias da sua vida, ilustre sua apresentação com fatos que aconteceram contigo.

Não ultrapasse o limite da inconveniência. Mais uma vez, equilíbrio é a palavra-chave. Sua história, por si só, não interessa pra ninguém. Mas um episódio que tenha relação com o que está sendo apresentado, como aquilo foi resolvido através do que que está sendo apresentado ou como lhe deu um insight para a criação de um produto ou empresa, vão lhe ajudar a incrementar a apresentação.

7. Multimídia

Uma das principais vantagens de usar o PowerPoint em apresentações é poder ter recursos multimídia para enriquecer seu trabalho. Além de quebrar a monotonia do texto, imagens, vídeos e áudios podem complementar e, até mesmo, explicar melhor do que a sua fala.

Tome cuidado se a sua apresentação for pública: ao pesquisar imagens na Internet para ilustrar seu tema, atente-se para questões de direitos autorais.

Você pode até usar elementos engraçados, se o tema permitir, mas, mais uma vez, preze o equilíbrio. Senão, a apresentação ficará infantil.

8. Para quem você está falando?

Fique atento ao seu público-alvo. Não adianta você usar termos técnicos de engenharia para pessoas leigas. Se for muito necessário utilizar, explique os conceitos de maneira didática. Saiba o que as pessoas que vão te ouvir precisam saber e o que você pode informar a elas.

Se for uma palestra, abra espaço para perguntas. Seja solícito e responda da forma mais simples e completa possível. Também tome cuidado para não sair do foco. Isto é mais importante do que a composição do slide.

Não importa o quanto ele seja bom, se ele não for adequado para as pessoas para quem você precisa falar, todo o esforço terá sido em vão.

9. A prática é amiga da perfeição

Treine muito. Releia seus slides para saber a linha de raciocínio que está seguindo, evitando se perder durante a apresentação. Na hora de falar, cuidado para não atropelar as palavras e nem ter um ritmo excessivamente lento.

Olhe atentamente para seu público: além de mostrar que está dando atenção para eles, é possível receber um feedback de suas reações e ver se está acertando ou errando.

Templates: Apresentação PowerPoint profissional 

Sabemos que não é fácil criar uma Apresentação PowerPoint profissional. Pensando nisso, reunimos nossos especialistas e criamos três templates inéditos para te ajudar nessa empreitada:

  • 1 – Template Recursos Humanos:

Indicado para profissionais da área de pessoas e recrutamento. Template editável e que irá facilitar a vida dos gestores de RH. É só clicar aqui.

  • 2 – Template Resultado Anual:

Indicado para tomadores de decisão e gestores de áreas estratégicas. O material permite atualizar tabelas e gráficos. É só clicar aqui.

  • 3 – Template Plano de Marketing:

Indicado para profissionais de comunicação e marketing. Um passo a passo para construir seu plano para o próximo ano. É só clicar aqui.

E você, tem alguma outra dica para preparar uma apresentação de qualidade no PowerPoint?

Conheça mais os nossos serviços e fale agora com um de nossos consultores.

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link