1

Apresentação de impacto: O guia definitivo para apresentações profissionais de alto impacto

10 minutos para ler
admin
Por Marketing

Uma apresentação de impacto é capaz de promover grandes conexões e engajamento entre pessoas, empresas e organizações. Por isso, uma apresentação profissional de alto impacto consegue transportar a audiência para longe do “lugar comum”.

Independentemente do contexto em que você precisa fazer uma apresentação, seja ela profissional, acadêmica ou de projetos pessoais, é necessário cativar a atenção de sua audiência. 

Por isso, seu conteúdo deve contar histórias interessantes. 

Mas, para que isso ocorra efetivamente, é necessário pensar sobre o meio utilizado. É aí que os formatos de apresentação ganham fundamental importância.

A maioria das pessoas hoje em dia utiliza modelos ultrapassados de apresentação, com layouts padronizados. Para realmente impressionar e cativar a atenção de seu público, é imprescindível que você vá além!

Por essa razão, preparamos esse guia definitivo para uma apresentação de impacto. Siga as nossas 5 recomendações abaixo e aproveite os resultados da transformação de sua apresentação. Confira!

5 passos para construir uma apresentação de impacto

1. Planejamento é essencial

Não deixe para a última hora o preparo de uma apresentação.

Para que você tenha sucesso, é necessário pensar em todos os cenários possíveis de uma apresentação profissional, todo tipo de imprevistos que possam comprometer a mensagem e estar preparado para perguntas fora do tema. 

Para isso, não deixe de seguir os seguintes passos:

Conheça sua audiência

Você sabe qual o nível de conhecimento de sua plateia sobre o assunto abordado?

Esse é o primeiro e mais importante passo ao começar a preparar uma apresentação de impacto, porque diz muito sobre o que será necessário nos momentos iniciais. 

Por exemplo, se você vai introduzir um tema extremamente inovador, com conceitos inéditos, é preciso “preparar o terreno” antes, por meio de uma pequena introdução sobre o tema. 

Essa medida vai situar melhor seu público e, posteriormente, garantir a qualidade da compreensão.

Conhecer seu público também serve para entender o que eles esperam em relação à apresentação. 

Sua mensagem deve se adequar às expectativas de seus espectadores, que podem se sentir frustrados se o tema apresentado for “mais do mesmo”. 

Guia apresentação de impactoPowered by Rock Convert

Defina qual mensagem quer transmitir

Qual é o objetivo da sua apresentação? 

Ter em mente o exato resultado esperado de sua exposição te ajuda a enxugar eventuais excessos de informações, bem como a focar naquilo que é mais essencial.

Por exemplo, se o objetivo é impactar a audiência, com informações sobre um projeto inovador, seu discurso pode ser direcionado no sentido de familiarizar o público com dados e conceitos novos, que eles ainda desconheciam. 

Já se sua apresentação visa ao convencimento dessas pessoas, quanto à tomada de determinada atitude, sua exposição deve focar em argumentos concretos (e convincentes) sobre o tema.

Faça um roteiro

Independentemente dos objetivos da sua apresentação, é imprescindível que você tenha um roteiro em mãos. 

Isso serve para te guiar durante a exposição de seus principais pontos, que deve seguir uma linha coerente e cadencial, de forma a cobrir todos os pontos e terminar com uma conclusão lógica.

Um roteiro também pode te ajudar no ensaio prévio, já que proporciona o passo a passo de cada tema que deve ser tratado, em sua apresentação de impacto. 

2. Escolha a ferramenta certa

Para cada apresentação, pode ser necessária uma ferramenta diferente. Os recursos de cada uma variam, e podem se adequar melhor ou pior, de acordo com suas necessidades:

  • O PowerPoint, por exemplo, é uma ferramenta clássica utilizada para apresentações. Ele possui recursos como menu, navegação inteligente e mapas interativos, além de permitir customizar cada slide com design e animações. 
  • Já o Prezi possibilita recursos como o zoom, a inclusão de vídeos e uma formato não linear às exposições. Por ser um recurso visual extremamente dinâmico pode, em alguns casos, desviar a atenção da mensagem em si.
  • O Google Slides possui layout intuitivo e fácil de usar. Além disso a apresentação pode ser salva em formatos PDF e PPT. Não oferece muitos recursos por ainda ser uma ferramenta incipiente no mercado.

Independentemente de qual ferramenta você escolher para formatar sua apresentação, o mais importante é que ela se adeque aos objetivos inicialmente traçados na elaboração do roteiro.

3. Desenvolvimento

Linguagem corporal e verbal

O desenvolvimento de sua apresentação precisa contar com um gestuário compatível com o tema abordado.

Afinal, a linguagem corporal também diz muito sobre a mensagem que você quer passar.

Por exemplo, em contextos mais informais, é possível se apresentar de forma mais livre, com movimentação do palestrante pelo ambiente e maior engajamento da audiência por meio de acenos, gestos de convite à participação, etc.

Em contextos mais formais, no entanto, essa linguagem corporal deve ser adequada ao formato da palestra.

No que diz respeito à linguagem verbal, o mais importante é que você reflita sobre o público para o qual irá se apresentar. 



Prenda a atenção da sua audiência

Não há nada mais prejudicial a sua apresentação do que uma forma de exposição monótona. 

É imprescindível prender a atenção de sua audiência para não deixar que sua mensagem se perca. E isso deve ocorrer de forma equilibrada, durante todo o período de exposição do tema abordado.

Existem diversas técnicas para fazer isso, que vão desde a elaboração de layouts interessantes para sua apresentação. 

Até a utilização de recursos como storytelling e outras técnicas de exposição argumentativa. 

Conte histórias

Por falar no storytelling, trata-se de uma ótima maneira de engajar sua audiência no tema sobre o qual você pretende falar. 

Essa ferramenta argumentativa serve para compartilhar uma história com eventos logicamente encadeados, de forma bastante resumida. 

O começo, o meio e o fim de uma história devem servir para um propósito maior, o engajamento de sua audiência.

Sua apresentação, ou o principal argumento utilizado no storytelling, terá muito mais chances de ser lembrado pelo público.

Embase sua apresentação

Qualquer ponto de uma apresentação precisa ser embasado por meio de dados e de exemplos que comprovem o que você diz. 

Além de causar maior identificação com os ouvintes, que poderão visualizar na prática a aplicabilidade de seus argumentos, isso aumenta a credibilidade de sua história.

Por exemplo, caso sua palestra pretenda evidenciar uma queda de vendas em determinado setor, busque exatamente o percentual das quedas nos últimos meses. Bem como as proposições e metas que poderiam ser implementadas no caso. 

A relação com os dados estatísticos reais garantirá maior credibilidade a sua proposição.

Storytelling de dadosPowered by Rock Convert

Perca o medo de falar em público

Muitas pessoas temem falar em público, seja por traumas de infância, seja em razão de suas próprias personalidades mais introvertidas. 

Independentemente das razões para esse medo, todo profissional e acadêmico de sucesso precisará, eventualmente, de apresentar ideias e projetos. 

Por isso é muito importante treinar técnicas de retórica. Elas ajudam sua apresentação e acarretam maior fluidez a seu discurso.

Identidade visual

As pessoas subestimam o poder de uma boa identidade visual para suas apresentações, mas elas dizem muito sobre a mensagem que você pretende passar.

Nesse contexto, procure utilizar slides e recursos visuais menos poluídos, com poucos textos e foco apenas no que for essencial.

Apresentações clean são mais sofisticadas e têm maior receptividade do público, já que não demandam a leitura de textos muito extensos e que reproduzem exatamente o que você iria dizer. 

É importante também tomar cuidado com excessos, já que a identidade visual da palestra serve para destacar o tema abordado, e não ser o próprio centro das atenções.

Guia de identidade visual para empresasPowered by Rock Convert

4. Dicas matadoras

Aumente o tempo de vida útil da sua apresentação

Se você faz apresentações recorrentemente, é muito provável que já tenha precisado reutilizar apresentações anteriores, abordar os mesmos tópicos em reuniões com outras equipes, etc. 

Por essa razão, é imprescindível que você construa ótimas apresentações. 

Elas precisam ter um tempo de vida útil maior, além de transmitir com qualidade a mensagem que você pretende passar a seu público. 

Ao planejar uma exposição, dedique bastante tempo à pesquisa e ao preparo, porque você nunca sabe quando será necessário recorrer a ela novamente.

Evite clichês

Fuja de clichês! Há muito o que aprender em termos de inovação e criatividade, por isso pesquise e desapegue-se dos modelos tradicionais de exposição de ideias.

Apresentações de impacto criativas são excelentes formas de expor seu trabalho e cativar seu público.

Não perca essas chances utilizando modelos antigos, vídeos clichê e outros recursos ultrapassados.

5. Feche com chave de ouro

Como lidar com perguntas difíceis

Para lidar bem com perguntas difíceis, são necessários dois preparos cruciais: experiência e conhecimento sobre o tema.

Quando demandado sobre algum tema que não faz parte da apresentação, ou que foge de sua área de conhecimento, não minta, nem tente enrolar sua audiência. 

A credibilidade de sua apresentação depende de argumentos sinceros, inclusive quando você precisa informar que não sabe a resposta para determinada pergunta. 

Nesses casos, peça para a pessoa enviar um e-mail com a pergunta, que você responderá após uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema.

Outra forma de lidar com perguntas difíceis é por meio do preparo pessoal. Procure saber o máximo possível sobre o tema abordado na exposição. 

Quanto mais você estudar e souber, menos chances terá de decepcionar seu público.

Destaque-se

Procure se destacar por meio de suas apresentações de impacto em seu ramo de atuação. 

Seja em contextos profissionais, seja em contextos acadêmicos, palestras únicas e criativas são ótimas formas de se diferenciar de seus concorrentes e aumentar as chances de progressão em sua carreira.

Ao se preparar para realizar uma apresentação, seja ela profissional ou acadêmica, pense sobre todos os aspectos envolvidos: público-alvo, contexto, expectativa da audiência, ferramentas de apresentação e linguagem utilizada. 

O cuidado no preparo, na pesquisa e no desenvolvimento de uma exposição pode ser justamente o diferencial entre você e seus concorrentes.

Inove, seja criativo e aproveite as vantagens de criar apresentações de impacto.


Mesmo que você saiba exatamente o que deseja dizer, desenvolver os slides de sua apresentação de impacto profissional significa um verdadeiro esforço.

Pensando nisso, reunimos nossos especialistas e criamos um template exclusivo, para te ajudar nessa empreitada:

Confira este modelo de Super Apresentações totalmente editável, com um design que irá deixar sua audiência encantada. Para baixar, clique AQUI ou na imagem a seguir:

Template de Super Apresentações Profissionais
Template de Super Apresentações Profissionais
Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link