1

Saiba como fazer uma apresentação de resultados eficaz

4 minutos para ler
admin
Por Marketing

Uma empresa que quer ter mais sucesso com seus negócios precisa mostrar profissionalismo, organização, seriedade e coerência em todos os momentos. E a apresentação de resultados é mais um destes momentos.

CEOs e diretores conhecem a relevância da apresentação de resultados. Um momento que é estratégico para engajar os colaboradores. Pois, além de encerrar um ciclo, dá início a outro.

Neste artigo, você irá saber como fazer uma apresentação de resultados eficaz em sua empresa. Veja como mostrar os resultados para a sua equipe e conheça algumas ferramentas e técnicas que poderá utilizar neste processo.

Primeiros passos para sua apresentação de resultados

Quem atua no mercado corporativo já sabe o quão importante é se planejar a fim de evitar problemas, em geral. Também na hora dos resultados, essa máxima vale. Não deixe para a última hora.

Se você será o responsável por cuidar de apresentações do seu setor ou de toda uma empresa, lembre-se que falar de forma clara e fácil de compreender faz toda a diferença.

Sabe aquele linguajar mais rebuscado, com palavras difíceis e conjugações verbais menos ortodoxas que muitos acreditam passar credibilidade? Saiba que ele só contribui para que nos tornemos menos atrativos e que sejamos alvo de chacotas.

Elabore um bom material de apoio

Por mais desenvolto que você seja, ouvir qualquer pessoa durante muito tempo pode se tornar cansativo.

Além disso, transmitir todas as informações apenas pela oralidade pode fazer com que alguns pontos-chave sejam perdidos.

Uma apresentação profissional costuma contar com um bom material de apoio, como ferramentas audiovisuais, que evitam os dois cenários.

Planeje o conteúdo da apresentação

O roteiro é parte fundamental de uma boa apresentação de resultados. Em especial, porque você precisa criar estratégias a fim de não ficar apenas em números e metas.

Comece com a criação de um índice. Não é à toa que qualquer livro começa por ele. Separe tópicos e subtópicos que precisam ser abordados em sua apresentação, os famosos bullet points.

Pontue o conteúdo de cada slide. Bullet points definidos? É hora de montar a apresentação. Aponte o tema de cada slide e prepare o que será falado, discorrendo profundamente sobre o conteúdo.

Por fim, revise tudo. Você já sabe exatamente o que dizer e quando dizer, pois tem tudo escrito em cada slide. Agora, avalie a melhor forma de apresentar cada conteúdo.

Verifique frases que possam ser substituídas por imagens. Textos que fiquem mais claros como infográficos.

Se necessário, conteúdos também podem ser descartados para deixar a sua apresentação mais concisa.

Escolha uma ferramenta

Com tantas ferramentas disponíveis hoje em dia, a apresentação audiovisual não precisa ficar presa ao velho modelo do slide com péssimo layout e informações confusas

É possível inovar, tornando mais atraentes os dados apresentados. Já pensou em realizar uma apresentação em 3D utilizando o Prezi, por exemplo?

A velha estrutura de slides muitas vezes é a grande responsável por tornar uma apresentação maçante. O Prezi tem justamente a proposta de mudar isso, criando sofisticadas transições utilizando o zoom.

Já o Haiku Deck foi desenvolvido com foco em criar apresentações em tempo recorde e de maneira muito simplificada.

O SlideRocket é uma alternativa on-line extremamente completa que permite a criação de apresentações profissionais.E com o Google Docs, você dá vida às suas ideias com uma grande variedade de temas, fontes, vídeos incorporados, animações e muitos outros recursos.

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link