1

Apresentação de Slides: TUDO o que você precisa saber para criar apresentações incríveis

10 minutos para ler
admin
Por Marketing

As apresentação de slides funciona como o material de apoio mais comum para apresentações ao público. Porém, mais do que simplesmente um apoio, os slides podem ajudar a construir a experiência dos espectadores de qualquer apresentação.

Quando pensamos na apresentação de slides, estamos diretamente ligados ao Design, que é um dos três pilares da Metodologia CDP (Conteúdo, Design e Performance).

Durante uma apresentação de impacto, os aspectos visuais que envolvem o conteúdo trabalham diretamente a percepção visual dos espectadores. É por isso que 67% das pessoas são persuadidas por apresentações verbais acompanhadas de recursos visuais.

A percepção visual humana é o processo de consumir informações através dos olhos. Além de adquirir, também é preciso considerar a interpretação, seleção e organização destas informações.

Por isso, a apresentação de slides precisa se trabalhada com muito cuidado!

Neste artigo, você terá acesso a um guia completo sobre apresentações de slides. Saiba tudo o que precisa saber para criar grandes apresentações, que sejam visualmente impactantes e ajudem a construir a história do conteúdo apresentado.

7 dicas para criar grandes apresentações de slides

Construir um material de apoio assertivo, para conquistar seu público, é essencial a qualquer boa apresentação de impacto.

Por isso, a apresentação de slides que for utilizada deve ser arquitetada e pensada para transmitir a mensagem ao espectador de uma maneira correta.

Para quem quer ir além do “lugar comum” na hora de criar uma apresentação de slides, selecionamos 7 dicas, dadas pelos especialistas em apresentações de impacto da Smartalk. Vamos a elas?

1. Saiba que menos é mais

Estamos certos de que você já ouviu essa frase anteriormente e durante a elaboração de um material visual para apresentações de slides ela também se aplica!

A apresentação de slides é um apoio para a sua apresentação, por isso, ela não deve ser a fonte primordial de conteúdo e nem a protagonista. Ele não deve ser mais que a “bengala” para quem está recebendo o conhecimento.

Desta forma, as apresentações de slides devem possuir conteúdo que irá somar ao que está sendo falado pelo orador, de forma a evidenciar a fala e complementar a Performance no palco.

2. Crie uma linha de raciocínio

Os slides que você irá usar em sua apresentação de Powerpoint precisam seguir uma linha de raciocínio. Por isso, apostar nas técnicas de Storytelling é uma opção interessante para enriquecer o Conteúdo.

Nesse sentido, os slides devem seguir uma linha de pensamento. Páginas que diferem muito durante a apresentação irão acabar por “ofuscar” o que o apresentador fala.

Para evitar isso, crie uma tela padrão para sua apresentação de slides e a utilize como base das outras telas, reproduzindo esquema de cores, tipografias e linguagens semelhantes.

Um material “uniforme” apresenta o conteúdo de maneira mais confiável, pois indica um padrão de organização e hierarquização da informação.

3. Dê atenção ao design

Para montar um material ajustado e que faça sentido para o propósito de informar da melhor maneira possível, você irá precisar de tempo.

A construção da Identidade Visual das telas de sua apresentação de slides exige análise e, em alguns momentos, até mesmo o uso de tentativa e erro.

Alguns aspectos a serem observados:

  • Analise uma imagem e o local em que ela foi fixada;
  • Observe tamanho e tipografia, além das cores e imagens utilizadas;
  • Avalie as cores dominantes nos slides.

Dê uma folga entre a produção e essa análise, para descansar a visão. Afinal de contas, nem sempre a primeira ideia é a melhor e esses ajustes fazem parte da rotina de quem irá produzir slides para realizar apresentações públicas.

Um novo olhar sobre a sua apresentação de slides também pode ser útil. Por isso, se possível, peça para alguém de sua confiança conferir o seu material, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Mas lembre-se, é você quem domina o conteúdo, por isso, a última palavra precisa ser sua!

Powered by Rock Convert

4. Dê seu toque pessoal

Você deve se sentir confortável e confiante com a sua apresentação de slides. Apresentar-se é se colocar em exposição e, a melhor maneira de executar essa atividade, é com confiança e segurança de como está conduzindo a explanação.

Lembre-se: a apresentação é feita por diversos fatores e dominar a maioria deles faz com que você esteja cada vez mais confortável diante da situação.

Por isso, é necessário que você construa a sua apresentação de slides de maneira que consiga identificar as informações de maneira rápida e intuitiva.

5. Ofereça a possibilidade de interação

Uma boa apresentação de slides é aquela que possibilita a interação com o público. Por isso, utilize este recurso visual também para mostrar que se importa com sua plateia e para que ela esteja sempre atenta ao assunto.

Trabalhe com reflexões e questionamentos junto ao público. Se possível, também promova momentos com dinâmicas de interação (claro, desde que se encaixem no tipo de evento), já que eles tornam o assunto mais interessante!

6. Não deixe de revisar

Um discurso alinhado e muito bem ensaiado é fundamental para uma apresentação de impacto. Por isso, ao fazer uma apresentação, se o material de apoio não realizar sua função – de apoiar o que for dito – ele se torna desnecessário e inútil.

Após confeccionar o seu material, revise tudo com muita atenção.

Uma dica infalível é ler o conteúdo todo novamente, pausadamente e em voz alta. Além de notar os possíveis erros gráficos, você estará evidenciado sua pontuação.

Não deixe de conferir também suas referências. Afinal, um palestrante precavido tem maiores chances de sucesso nas suas apresentações, em qualquer lugar e momento que elas ocorram.

7. Teste tudo antes da apresentação

Do que vale uma apresentação de slides bonita e bem elaborada, mas que não funciona? Nada, não é mesmo?

Algumas precauções extras podem ser tomadas, mesmo após a construção do material em si. Por exemplo, leve mais de uma cópia para o local da apresentação. Certifique-se de que os equipamentos que você terá à disposição para a apresentação também estão em total funcionamento.

Cheque tudo! Sistemas diferentes, atualizações e até fontes podem se tornar uma dor de cabeça, caso o seu material não esteja alinhado com a máquina na qual ele será exibido.

Como utilizar imagens em uma apresentação de slides

Para qualquer pessoas, naturalmente é difícil se concentrar em slides com excesso de textos. Afinal, a informação para ser mais consistente deve ser repassada de forma não apenas verbal, mas também de modo dinâmico e explicativo, quando a abordagem não é presencial.

Além disso, as apresentações de slides, quando são feitas sem o uso de imagens, não têm o mesmo impacto nas emoções de sua audiência.

Uma apresentação bem elaborada é de extrema importância e, para isto, o uso de imagens é fundamental.

Isso porque muitas pessoas são visuais na concepção da informação e, por isso, este artifício auxilia na retenção da atenção de seu público. Além de favorecer o palestrante durante a exposição da informação.

Sendo assim, o uso de imagens e ilustrações deixa a audiência mais curiosa e atenta ao assunto apresentado.

Porém, alguns cuidados para a inserção de imagens em apresentações de slides devem ser tomados.

  • As imagens ideais para compor um apresentação de slides são aquelas que se relacionam com o tema tratado durante a apresentação. Sendo assim,  é necessário incluir em suas apresentações imagens associadas ao conteúdo trabalhado, compondo uma percepção visual dos assuntos abordados.
  • Cuidado com as questões sobre direito de uso de imagens. Não adianta sair coletando qualquer imagem na internet. O ideal é utilizar um banco de imagens ou pedir a autorização do dono delas. Você também pode utilizar bancos de imagens gratuitos, para captar belas imagens para sua apresentação de slides.

4 ferramentas para criar apresentações

Como você pode ver, para atingir o objetivo de passar uma mensagem da melhor maneira possível, ter uma apresentação de qualidade é essencial.

Na hora de construir apresentações de slides, o Powerpoint ainda reina soberano como ferramenta para construir tais apresentações. Mas, você sabia que existem outras opções de criação de apresentações com qualidade e totalmente gratuitas?

A seguir, conheça 4 opções para criar apresentações de slide de impacto. Confira!

1. Prezi

A velha estrutura de slides muitas vezes é a grande responsável por tornar uma apresentação maçante. O Prezi vem com a proposta de mudar isso, criando sofisticadas transições, utilizando o zoom.

A ferramenta funciona assim: você distribui o seu conteúdo (textos, imagens, vídeos, gráficos etc.) por uma espécie quadro branco. Então, o Prezi cria transições incríveis, aplicando zoom por cada parte do conteúdo.

Suas apresentações vão parecer muito profissionais e, com certeza, vão fazer cair o queixo de seu público.

2. Haiku Deck

O Haiku Deck foi desenvolvido com foco em criar apresentações em tempo recorde e de maneira muito simplificada.

A ferramenta conta com diversos modelos predefinidos e um grande acervo de imagens e ilustrações que podem ser adicionadas com um clique. Você pode usar também imagens próprias.

Quando terminar, você ainda pode compartilhar seu trabalho nas redes sociais ou enviar por e-mail.

3. ClearSlide

Essa é uma alternativa on-line extremamente completa para criar apresentações profissionais. O ClearSlide, antigo SlideRocket, tem como foco a facilidade em gerenciar seus slides, adicionando dezenas de possibilidade a eles de maneira muito intuitiva e prática.

Um recurso muito interessante nessa ferramenta é a possibilidade de integrar facilmente o conteúdo de diversos sites, como Flickr ou YouTube, e utilizar plug-ins do Yahoo! e do Twitter.

4. Google Slides

Com o Google Slides, você dá vida às suas ideias com uma grande variedade de temas, fontes, vídeos incorporados, animações e muitos outros recursos. E, para ter acesso a tudo isso, basta uma conta no Gmail.

Com essa ferramenta você não corre o risco de perder seu trabalho, pois o salvamento automático é realizado toda vez que o cursor do mouse para por um breve instante.

Conclusão

A apresentação de slides pode ser aquele item a mais na sua apresentação de impacto. Promovendo aquele aspecto visual que irá fazer o olho do seu espectador brilhar e aumentar o engajamento para o conteúdo rico que você levará a ele.

Uma boa apresentação de slides deve ser visualmente atrativa, contando uma história com início, meio e fim. Lembre-se também do correto uso de imagens, que irão ajudar a enriquecer a sua apresentação.

Porém, não se esqueça: O slide é um suporte e complemento da sua apresentação. Ele não pode ser um protagonista maior que você e o seu conteúdo.

E é exatamente isso que orientamos a partir da Metodologia CDP, que alia os pilares de Conteúdo, Design e Performance, para a construção de apresentações de impacto.

Quer mudar o patamar de suas apresentações de slides? Acesse agora mesma a nossa página de Templates. Lá, você irá encontrar modelos e templates para apresentações de slides que irão levar o seu conteúdo a outro nível!

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link