1

Apresentações Criativas: TUDO que você precisa saber para encantar o seu público

12 minutos para ler
admin
Por Marketing

As apresentações criativas são aquelas que conseguem manter a atenção e engajar o público, do início ao fim. Quando se tratam de apresentações profissionais, a criatividade é um grande ponto a ser explorado, para diferenciar e destacar o que será apresentado.

Você já pensou sobre a quantidade de informações que recebemos o tempo todo? E como poucas destas informações realmente conseguem chamar e prender nossa atenção?

O seu público também passa pelo mesmo processo. Por isso, para ter sucesso nas apresentações, sua empresa precisa investir em apresentações criativas para cativá-los.

E não estamos afirmando isto da boca para fora. O tempo de período de atenção (quantidade de tempo que uma pessoa passa concentrada em uma só tarefa, sem se distrair) das pessoas está cada vez mais curto.

Durante uma apresentação, você terá apenas 8,25 segundos para realmente chamar a atenção e prender o público. Mas, a boa notícia é que existem maneiras de conquistar esse feito.

Neste artigo, você vai aprender como produzir apresentações criativas, que irão cativar e atrair seu público. Com estas dicas e informações, você poderá levar a sua próxima apresentação a um nível mais elevado. Vamos lá!

O que caracteriza uma apresentação criativa?

Uma apresentação criativa é tem como característica principal o poder em prender a atenção das pessoas, do início ao fim.

Essa tarefa por si só pode até parecer um pouco intimidante, principalmente pelo fato de que o apresentador estará competindo com diversos tipos de distrações.

Além disso, desenvolver uma apresentação criativa não é algo simples. Porém, sem pânico!

Adotando  algumas características típicas, é completamente possível alcançar o pico de criatividade necessária para passar a sua mensagem de forma assertiva e efetiva.

Algumas destas características presentes em apresentações criativas são:

  • O fator surpreendente logo no começo: Começar surpreendendo é o primeiro passo para conquistar o sucesso na apresentação. Colocar algo extremamente interessante logo no começo, incentivará o público a acompanhar a apresentação com muita atenção;
  • Não ser excessivamente técnico: Uma apresentação muito técnica e com dados em excesso é a receita para o desastre. Não tenha medo de utilizar toda sua criatividade durante a apresentação e uma dica é apostar em comparações, para facilitar o entendimento do público;
  • Utilizar o poder do storytelling: O storytelling é uma ferramenta que poderá mudar todo o rumo da apresentação, criando o sentimento de empatia com o público. Uma história poderosa e principalmente verossímil, prenderá a atenção de todos.

7 dicas para apresentações criativas que irão inspirar a sua audiência

Não importa o seu objetivo ao fazer uma apresentação, seja para apresentar os resultados do seu trabalho, uma proposta para potenciais clientes ou uma conferência entre a equipe.

Todas as apresentações bem estruturadas e criativas precisam ter um denominador comum: inspirar o público.

Afinal, você e sua empresa precisam mostrar o brilho do trabalho feito. Como seu público poderá ver os benefícios dos seus serviços, se você não realizar uma apresentação que é impactante?

Para te ajudar nessa tarefa, confira 7 dicas que irão inspirar sua audiência!

1. Conte uma história

Como dito acima, uma das principais características de uma apresentação criativa de impacto, é a utilização do storytelling.

Afinal, uma história bem contada sempre foi fator de conexão entre pessoas.

É uma técnica pode ser utilizada em diversos tipos de apresentações. Tanto para mostrar a história da marca, como demonstrar a origem de produtos e serviços da empresa.

Para criar um bom storytelling, pense nos seguintes diferenciais:

  • É algo que exige muito investimento em criatividade. Precisa ser algo bem produzido, mas que irá gerar ótimos resultados no final;
  • Sua história precisa de uma proposta de valor muito clara e o público deve se sentir parte da apresentação. Não tenha medo em assumir o que você é e apresentar os princípios que a empresa segue;
  • O storytelling deve passar uma mensagem verdadeira. A mensagem pode ser passada em formato de texto, imagens ou vídeos, mas sempre deve conter a verdade;
  • O storytelling deve criar empatia entre o público. Por isso, o protagonista da história deve ser capaz de gerar identificação com o público;
  • Além da clareza na mensagem, a história também deve ser emocionante e diferente das demais. Todos estes itens serão essenciais para criar uma apresentação criativa e cativante.

2. Faça perguntas nos momentos cruciais

Os gatilhos mentais são essenciais para manter o público focado no conteúdo da apresentação. Por isso, uma dica de ouro é utilizar os gatilhos e fazer perguntas em momentos considerados cruciais da apresentação.

Os principais gatilhos são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Antecipação;
  • Autoridade;
  • Novidade.

Eles podem ser encaixados de diversas formas dentro da apresentação. Podem surgir como uma simples pergunta ou então mexer de outras formas com o público, relacionando algo com cheiro, por exemplo. O que muitos especialistas em vendas fazem.

De qualquer forma, as perguntas, que trabalham com o psicológico humano, são uma grande arma para prender atenção de forma criativa.

3. Organize o roteiro de sua apresentação em 3 pontos: Início, meio e fim.

Toda apresentação precisa ser organizada, por mais criativa que seja. Ela precisa ter um começo surpreendente, como dito, mas conseguir manter o ritmo durante e ter um fim claro.

Por isso, organize sua apresentação com estes três pontos em mente.

Pense na seguinte estrutura: o problema, as sugestões e a solução final. O custo, o cronograma e os resultados alcançados. Começo, meio e fim.

Mesmo que você tenha que apresentar mais itens do que os três, pense em como encaixá-los em três categorias principais. Será mais fácil organizar a apresentação e deixá-la mais criativa, sem parecer bagunçada.

4. Coloque pitadas de bom humor

O humor é algo presente na vida de todos os seres humanos. Até mesmo dentro da sua empresa.

No final do dia, ninguém gosta de pessoas mal humoradas e rígidas demais. E sua empresa, apesar de tudo, é feita pelos humanos lá presentes.

Então, não tenha medo de utilizar o humor em sua apresentação. Claro, sem fazer piadas o tempo todo.

O segredo é ser alegre e agradável. Com certeza, durante a construção da apresentação, você encontrará pontos de humor a serem colocados.

5. Utilize slides que enriqueçam sua performance

O slide é um recurso visual que ajudará a enriquecer sua apresentação. Mas, lembre-se: a apresentação de slides não é o fator principal da sua apresentação. É um complemente apenas.

Porém, isso não significa que ela deve ser feita de qualquer forma.

O principal erro dos slides, que é cometido até mesmo por profissionais, é ser apenas uma junção de textos e mais textos. É preciso encontrar equilíbrio e utilizar recursos visuais que endossam as informações da apresentação.

Além disso, preste atenção nas cores. Como os slides são um recurso visual, é preciso que o público o veja com clareza. Invista no clássico texto preto e fundo branco, mas considere outras possibilidades de cores e selecionar imagens em um só estilo.

Quer aprender mais sobre apresentações de slides? Leia o nosso guia completo sobre o tema!

6. Vai apresentar dados? Faça com que eles ajudem a contar algo

Para a apresentação prender a atenção do público, todas as informações apresentadas devem ajudar a contar algo. Isso não é diferente com dados, que se jogados de qualquer forma na apresentação, passarão despercebidos.

Para que isso não aconteça, utilize a estratégia do Data Storytelling, que é um método para transmitir os conhecimentos, combinando os dados coletados e uma narrativa poderosa.

Combine os dados com insights poderosos, o que irá resultar em uma apresentação precisa.

Storytelling de dadosPowered by Rock Convert

7. Não tenha vergonha de contar a sua história

Reforçando novamente: não tenha de ser quem é e contar sua história. Pessoas se conectam com pessoas através de suas histórias de vida e com a geração de empatia. O público precisa se identificar com o herói da história.

Por isso, conte sua história através da Jornada do Herói. Para te ajudar nessa criação, faça algumas analogias, como:

  • O desafio inicial: o que levou você ou sua empresa a se reinventar?
  • A recusa ao aceitar o chamado: mostre a dificuldade para aceitar que mudar é preciso.
  • O encontro do herói com o mentor: conte como você encontrou um novo sócio ou mentor.
  • As provações ou inimigos presentes na jornada.
  • Por fim, conte como desafio foi vencido!

7 ferramentas para criar apresentações criativas

Sabendo de todos os elementos que precisam estar na sua apresentação criativa, agora com certeza será mais fácil fazer a montagem de forma criativa e com informações ricas.

Na hora de colocar a mão na massa, a primeira escolha para a montagem é o tradicional Powerpoint.

É uma boa escolha. Mas, para sua apresentação ir além em questões de criatividade, é  possível apostar em ferramentas que possuem isto e muito mais. Conheça algumas delas:

1. Prezi

O Prezi é uma ferramenta que irá proporcionar ótimas apresentações sofisticadas. Funciona da seguinte forma: você distribui o seu conteúdo, que pode ser textos, imagens, vídeos, gráficos e outros, em um quadro branco.

Em seguida, o Prezi cria as transições, aplicando o zoom por cada slide. Com certeza, a apresentação ficará mais criativa, encantando o público.

2. Haiku Deck

O Haiku Deck é perfeito para criar apresentações simples e em tempo recorde. Nele, você pode escolher dentre os diversos templates já pré-definidos, além de contar com um grande acervo de imagens e ilustrações prontos para serem utilizados.

3. SlideRocket

O SlideRocket é uma ótima alternativa online, com ferramentas completas para a criação de apresentações online.

O seu foco está no gerenciamento de slides, de forma intuitiva e prática. Um recurso interessante desta ferramenta é a integração com conteúdos de outras plataformas, como YouTube e Flickr.

4. Google Slides

Uma alternativa mais clássica e conhecida, o Google Slides, conta com uma grande variedade de recursos, temas, vídeos incorporados, animações outros.

Além disso, todo o trabalho ficará salvo automaticamente no Google Drive, o que é ótimo para não perder todo o trabalho.

5. Trakto

A Trakto é outra alternativa interessante para a criação de apresentações, além de infográficos, e-books e outras peças de conteúdo. Caso queira mais recursos, o plano premium lhe dará acesso a milhares de imagens e templates.

6. PowerPoint Online

Não, não vamos deixar o clássico PowerPoint de fora das opções. Quem não tem o software instalado no computador, pode utilizar a versão online, que é totalmente gratuita. Vale a pena conferir!

7. Genially

Por fim, temos o Genially, que é uma ferramenta tão completa quanto as anteriores. O grande destaque dessa plataforma fica pelas apresentações interativas construídas por lá.

Quer conhecer outras ferramentas para a criação de slides? Temos um guia completo com 13 ferramentas gratuitas para criar apresentações de slides.

3 livros para estudar e se preparar para apresentações criativas

Com todas as informações acima, tenho certeza que você já está mais do que preparado para criar suas apresentações criativas.

Mas, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Por isso, separamos três livros para você ler e anotar as dicas, que serão importantíssimas para suas apresentações criativas.

1. Talk Like TED, de Carmine Gallo

O livro Talk Like Ted, do autor Carmine Gallo, um dos principais palestrantes do TED Talks, apresenta entrevistas com os apresentadores mais populares do TED, bem como de pesquisadores das áreas de psicologia e neurociência.

Além disso, o livro também os métodos em passo a passo, possibilitando que qualquer pessoa faça uma apresentação envolvente, criativa e persuasiva. Vale muito a pena ler e aprender com os maiores palestrantes e especialistas do mundo.

Leia também: TED Talks – O que é e como funciona a Metodologia de Apresentação do TED

2. Blá blá blá: O que fazer quando palavras não funcionam, de Dan Roam

O livro Blá Blá Blá, do autor Dan Roam, é leitura praticamente obrigatória para quem deseja manter conversas significativas, claras e produtivas.

Além de ensinar a transformar nossa mente verbal e visual, para que possamos aprender mais rápido, ensinar e inspirar outras pessoas ao nosso redor. O livro serve para além de suas apresentações, mas também para a vida em geral.

3. Ideias que Colam: Por que algumas ideias pegam e outras não, de Chip e Dan Heath

O livro Ideias que Colam, dos autores Chip e Dan Health, traz ótimos ensinamentos para quem precisa traduzir suas ideias em ações e transformar o pensamento das pessoas.

Tudo isto em seis qualidades essenciais: simplicidade, surpresa, concretude, credibilidade, sentimentos e relatos. Vale a pena conferir e ler!

Conclusão

As apresentações criativas vão além de um visual chamativo. Trata-se da construção de vários detalhes que irão traduzir o sentimento do conteúdo da apresentação, criando uma conexão com o público e construindo uma relação de confiança.

Lembre-se: não tenha medo de contar sua história e assumir sua identidade. Você tem pouco tempo para atrair e reter a atenção do público. Por isso, sem essa preocupação em ser mais criativo, sua apresentação não surtirá nenhum efeito.

Esperamos que você aproveite todas as informações deste artigo. Coloque toda sua criatividade para trabalhar e crie algo inesquecível, na sua próxima apresentação de impacto.

Powered by Rock Convert