1

Como definir o público-alvo da sua empresa?

4 minutos para ler
admin
Por Marketing

Uma das coisas mais importantes que as empresas tem que encarar é a definição do público-alvo. Saber quem são as pessoas que consomem seus produtos e porque elas fazem isso, é de fundamental importância para estruturar da melhor maneira o seu negócio. Além disso, vai ajudar a desenhar um melhor plano de marketing, atingindo corretamente seu público. Sem conhecer corretamente seu público, não haverá como desenvolver produtos cada vez melhores, já que é preciso buscar feedbacks do público.

1. Defina o nicho da sua empresa.

O primeiro passo para entender seu público é saber para qual nicho sua empresa pretende vender, para qual perfil de público você pretende se apresentar. É um passo importante definir esse nicho, pois irá segmentar seu trabalho e facilitar, por exemplo, peças de marketing. Quando uma empresa define seu público de maneira mais segmentada, mais fácil será satisfazer os clientes.

Tente conhecer com o máximo de detalhes os nichos para quais sua empresa pretende vender. Lembre-se que uma maior abrangência significa uma operação mais cara e complicada, já que é mais difícil atingir uma quantidade maior de pessoas. Muitas vezes, é preferível começar atingindo um público menor e ir crescendo junto com o negócio.

Junte o máximo de detalhes que você conseguir sobre seu mercado. Quais os concorrentes? Como seu público é formado? Quais os interesses deles? Qual a faixa de renda? Casados ou solteiros? Escolaridade? E a faixa etária? Esteja atento para focar apenas naquilo que tem relação com sua estratégia, não fique perdendo tempo com informações pouco relevantes para seu negócio.

2. Defina uma estratégia.

Sabendo tudo isso, é o momento de definir uma estratégia de comunicação que consiga pegar todas essas pessoas, chegando ao seu cliente de maneira mais efetiva. Defina ações levando em conta o grau de retorno e os custos envolvidos em cada etapa. Se o seu público for de pessoas mais velhas, de pouco vai adiantar uma estratégia que envolva ações digitais, todas voltadas para redes sociais. Também dá para definir, a partir dessa pesquisa, se haverá uma abordagem mais racional ou emocional de seus clientes. Portanto, cada tipo de público poderá ter um tipo de marketing e você só saberá como agir se tiver uma boa pesquisa preliminar.

3. Converse com seu público.

Uma outra dica importante é conversar com seu público. Quando for possível, bata um papo com eles, escute o que eles tem a dizer, saiba quem eles são e o que eles pensam. Pergunte quais sugestões eles dariam para melhorar o seu negócio. Observe também o comportamento deles. Se sua loja for de roupas, por exemplo, repare quais produtos os consumidores pedem para experimentar com mais frequência e quais despertam maior interesse deles. Isso é uma excelente medida para saber em quais produtos você deve investir.

Por falar em rede social, vale lembrar que elas tem ótimas referências sobre o comportamento de seus usuários, seus hábitos de consumo e de diversão. Por isso, elas podem ser uma ferramenta interessante para promoções que vão direcionar com mais facilidade para seu público. No Facebook, por exemplo, é possível fazer um anúncio voltado especificamente para pessoas que se enquadrem em padrões de consumo ou de vontade. Dá pra anunciar somente para pessoas que se interessam por animais de estimação ou para aquelas que querem comprar imóveis, escolhendo ainda a cidade ou a região do público-alvo.

4. Crie ofertas personalizadas

Depois de definido o público-alvo e quais as estratégias você vai usar para se comunicar com essas pessoas, crie ofertas personalizadas, de acordo com o perfil apontado pela sua pesquisa de público-alvo. Monte seus preços de acordo com o que as pessoas querem. Por exemplo, se seu público for de pessoas casadas e com filhos, oferecer fraldas a preços mais em conta pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas e ganhar espaço perante os consumidores, fazendo com que eles possam voltar a procurar seus produtos, pois sabem que podem encontrar tudo que precisam. Conhecendo bem o seu público, dá até para pensar em necessidades que você identificou, mas que as pessoas ainda não conhecem.

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link