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Como divulgar um evento? 4 dicas para a divulgação de eventos corporativos

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

Como divulgar um evento? Neste artigo, relacionamos 4 dicas para você trabalhar a divulgação de eventos corporativos em sua empresa.

Uma das métricas que ajudar a definir o sucesso de um evento corporativo é a quantidade de pessoas que comparecerem a ele.

Por isso, uma das partes mais importantes do planejamento de eventos corporativos passa pela definição da estratégia de divulgação do evento.

Essa parte do planejamento é essencial para o evento. Afinal, de nada adianta desenvolver a estrutura perfeita ou programações de qualidade se o público-alvo não comparecer.

No entanto, erros comuns acontecem na divulgação de eventos e é por isso que você deve aprender as maneiras corretas de divulgá-los.

Neste artigo, relacionamos 4 dicas para a divulgação de eventos corporativos. Saiba como utilizar o e-mail marketing, as mídias sociais, entre outros canais, para a divulgação e organização de eventos. Confira!

4 dicas para a divulgação de eventos corporativos

O planejamento de eventos corporativos de sucesso passa pela definição de ações promocionais, de marketing e comunicação, que agregam valor à proposta do evento.

Com essa percepção criada, é possível atrair um público cada vez maior e mais engajado com o evento que será realizado. O que é um grande passo para um evento diferenciado e de sucesso.

A seguir, listamos 4 dicas para a divulgação de eventos corporativos. Saiba quais os passos e como divulgar um evento corporativo, nos diversos canais de sua empresa.

1. Conheça os canais para divulgar o seu evento

Antes de aprender a decidir qual maneira de divulgar evento é a ideal, é importante conhecer os principais canais para a divulgação do evento.

Estes canais podem ser físicos, tais como:

  • Revistas;
  • Folhetos;
  • Flyers;
  • Catálogos, e;
  • Jornais.

Ou virtuais / digitais, tais como:

  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Landing pages;
  • Sites, e;
  • E-mails.

Mas, como escolher qual mídia utilizar?

Para decidir corretamente entre divulgar seu evento online ou offline, bem como qual é a melhor opção de mídia, você deve levar em consideração três fatores:

  • Público-alvo;
  • Tipo de evento, e;
  • ROI/custo. 

A união desses três elementos irá lhe indicar a melhor maneira e o melhor canal para divulgar o seu evento corporativo.



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2. Conheça o público-alvo do seu evento

Você encontrará diversos canais de divulgação, tanto offline, quanto online, para o seu evento corporativo. 

No entanto, a questão é: onde o seu público está? 

As maneiras apropriadas de divulgar o seu evento dependem do público que a sua empresa deseja atingir. Por isso, é fundamental conhecer as características do público certo para o seu evento.

Supondo que seu evento seja uma apresentação empresarial e o público-alvo esteja entre a faixa etária de 40 a 60 anos. 

Neste caso, o ideal poderá ser apostar em mídias offline, tais como anúncios na rádio, televisão e jornais, meios de comunicação comumente utilizados por pessoas desta faixa etária.

Por outro lado, imagine o cenário de um evento com o público-alvo na faixa etária de 18 a 30 anos. Neste caso, explorar as redes sociais e divulgar em blogs poderá ser a opção mais barata e efetiva, para atingir o público certo.

Lembre-se! É aconselhável divulgar em mídias distintas, mas cuidado para não investir em recursos financeiros com baixo ROI (retorno de investimento). 

O que acontece quando você opta por canais de comunicação que o seu público-alvo não utiliza.

Percebeu a importância de conhecer o seu público-alvo? Este é um dos erros mais comuns das empresas ao pensarem em como organizar eventos

Por isso, o canal escolhido está diretamente ligado com as características do público-alvo.

3. Estudo o tipo de evento a ser organizado

O tipo de evento influenciará diretamente na maneira de divulgá-lo. 

Por exemplo, em um convenção de marca de roupa, como no caso da Reserva, a divulgação deverá ser moderna e impactar rapidamente o público.

Caso você opte por utilizar uma visita/palestra de divulgação do evento, foque em criar um bom roteiro de apresentação.

Afinal, a quantidade de conversões em participantes está diretamente ligada à apresentação.

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4. Avalie o retorno sobre investimento (ROI) de sua divulgação

O objetivo ao divulgar um evento é: atingir o público-alvo, gastar pouco e converter ao máximo em participantes.

Porém, um erro comum ao divulgar eventos é avaliar apenas o custo e não o retorno de investimento. 

Vamos a um exemplo prático:

  • Ao divulgar a apresentação de um novo filme no cinema 6D na cidade, com valor da entrada de R$ 20,00 reais, gastou-se R$ 5.000 reais e obteve-se um público de 400 pessoas. 

Veja os dados:

  • Custo: R$ 5.000;
  • Atingiu 3 mil pessoas de baixo interesse;
  • 400 pessoas participaram;
  • Ganhos: R$ 8.000;
  • ROI: 60%;

Supondo que o custo acima tenha sido considerado baixo, vamos avaliar outra situação:

  • Custo: R$ 10.000;
  • Atingiu 3 mil pessoas interessadas;
  • 2 mil pessoas participaram;
  • Ganhos: R$ 40.000;
  • ROI: 300%;

Fórmula do ROI: (Lucratividade – investimento) / investimento

Na segunda campanha de divulgação, em um primeiro momento, aparentou ser menos vantajosa e custosa. 

Contudo, pelo fato de atingir o público certo, teve-se um ROI maior e, consequentemente, maior lucratividade.

Por isso, ao invés de avaliar custos/investimento, esteja sempre atento ao retorno sobre o investimento. 

Bônus: Dicas extras para divulgar o seu evento

Além das dicas que listamos acima, para a sua divulgação ser um sucesso, reservamos algumas dicas adicionais especiais, que irão aumentar o engajamento do seu público-alvo:

  • Faça uma promoção irresistível nas redes sociais. Por exemplo, um sorteio entre os que compartilharem o conteúdo do seu evento;
  • Libere o wi-fi no evento e instigue as pessoas a postarem os melhores momentos nas redes sociais;
  • Faça parceria com empresas locais para a divulgação do evento;
  • Envie e-mails agradecendo a presença dos participantes (lembre-se de pegar os e-mails de quem comparecer);
  • Crie uma página do evento e comece a desenvolver a expectativa para a próxima edição.
  • Por fim, uma última dica: mantenha a divulgação no pós-evento. Isso irá aumentar a credibilidade e consolidar a marca que organizou o evento.

Está organizando um evento corporativo?

Seja um pequeno evento, reunindo apenas algumas equipes de sua empresa, ou a conferência global de sua marca, o planejamento será o diferencial para que seja oferecida uma grande  experiência aos participantes.

Com este guia, você poderá guiar o processo de planejamento de um evento corporativo.

Listamos um passo a passo completo, com formulários e checklists que você poderá ir preenchendo à medida que for caminhando no planejamento do próximo evento de sua empresa.

Criamos este guia para facilitar a sua organização e planejamento, mantendo o acompanhamento de tudo que é necessário para o sucesso de seu evento.

Para baixá-lo, basta clicar AQUI ou no banner abaixo:

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