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Como organizar uma palestra? Conheça 12 passos para a sua próxima grande apresentação

14 minutos para ler
admin
Por Marketing

Como organizar uma palestra de qualidade e que conquiste a atenção do público? A resposta para essa dúvida passa pelo planejamento da palestra antes, durante e depois da apresentação.

A primeira palavra que vem à cabeça de muitas pessoas, quando pensam em ser palestrantes, é o nervosismo. Isso é natural, porém, não pode ser um impedimento. 

Na verdade, a superação dessa e de outras barreiras passa pela organização de uma palestra, um processo que requer disciplina, conhecimento sobre o tema e, principalmente, planejamento de todas as etapas.

A partir desses detalhes é possível que a “conversa” com o público aconteça de uma forma muito mais natural. Afinal, quanto mais você organizar a estrutura de uma palestra, sabendo o que irá falar, mais confiante estará no momento. O que inibe o nervosismo. 

Mas, como trabalhar esse planejamento? Como organizar uma palestra? Neste artigo, falaremos sobre isso. 

A seguir, você entenderá mais sobre o processo de como organizar uma palestra. Selecionamos uma série de dicas e informação que auxiliarão no sucesso da sua próxima apresentação.

Como organizar uma palestra antes, durante e depois da apresentação em 12 passos

Antes de pensar em como organizar uma palestra, é necessário, primeiramente, pensar em cada etapa dela. 

Conforme citado acima, isso envolve todas as fases do encontro com o seu público, desde o começo da apresentação, até ao final dela, quando poderá haver alguma interação adicional. 

Afinal, nem sempre uma palestra acabará quando você encerrar sua explanação do tema.

Portanto, cada passo é essencial para conquistar mais confiança, organizar o seu tema e desenvolver a sua prática. 

Quer saber como organizar uma palestra bem-sucedida? Então acompanhe as dicas a seguir!



Antes da palestra

1. Procure conhecer o público da sua palestra

Há uma grande diferença entre falar para pessoas de 30 ou 70 anos. Assim como há diferença em uma palestra para empresários, ou estudantes, por exemplo. Ou seja, cada público exige uma abordagem diferente.

Por isso, esse cuidado, de conhecer o público antes da palestra, evita que você cometa erros principiantes na sua exposição.

Então, na hora de pensar em como organizar uma palestra, o primeiro passo é estar atento para quem você irá falar. 

É preciso saber, por exemplo, qual o grau de conhecimento do público sobre o seu tema. São especialistas, curiosos ou estão sendo introduzidos a ele?

Faça essas perguntas a si mesmo e trace um plano conforme o público que você espera que esteja presente. 

A partir disso, então, determine sua linguagem e o quão é necessário se aprofundar no tema.

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2. Defina os objetivos de sua palestra

Essa é a melhor estratégia para que você não perca o foco na hora de montar a estrutura de uma palestra. 

Afinal, saber claramente a mensagem que você deseja passar, facilitará essa tarefa, na hora de falar em voz alta.

Portanto, tenha bem definido aquilo que pretende falar. Inclusive, uma dica é colocar seus objetivos em tópicos (mas não em bullet points, como já explicamos em outro artigo) para não se perder deles. 

Assim, poderá ir passando por cada um dos temas, ao longo da palestra, se julgar necessário.

3. Avalie e estude o local da palestra

Uma regra sobre como organizar uma palestra bem-sucedida é escolher um local acessível e já conhecido do público. 

Além disso, avalie bem quantas pessoas deverão comparecer para não escolher um lugar pequeno ou grande demais.

Um auditório normalmente é mais adequado nesse tipo de atividade, mas caso seja uma palestra mais intimista, opte por alguma sala em um local conhecido.

Pense também na infraestrutura. É importante um local com Wi-Fi, projetor e microfone. Isso dependerá também da dimensão da sua palestra. 

Contudo, procure sempre saber estes e outros detalhes, sobre o que é ou não disponibilizado pelo local antecipadamente.

4. Estude e atente-se para o tom da linguagem de sua palestra

Conhecendo o seu público-alvo isso fica muito mais fácil. A partir de então é hora de traçar qual a melhor linguagem para ele.

Quanto ao tom, é sempre indicado adotar uma postura receptiva ao público e com engajamento, dependendo do seu tema. 

Existem diferentes recursos que podem auxiliá-lo a organizar uma palestra de acordo com o seu tipo de público, como vídeos e até mesmo podcasts, por exemplo.

5. Nos slides de sua palestra, evite texto demais

Slides cheios de textos não são apenas cansativos, mas também ultrapassados. Por isso, ao organizar uma palestra é preciso pensar em sua apresentação de slides com um auxiliar do orador e não o contrário.

O ideal é colocar nos seus slides apenas a ideia principal, algo para exemplificar do que você irá tratar.

Sendo assim, sempre lembre-se de encarar o slide como um apoio, não como a parte principal do conteúdo apresentado em sua palestra.

A palestra é sempre o conhecimento que você detém sobre o assunto. É claro que o seu material fará a diferença, mas, se você dominar o tema, não precisará de slides em excesso.

6. Ensaie, ensaie, ensaie…

Um dos detalhes que não deve ser esquecido na hora de organizar uma palestra é o treinamento. 

Afinal, apresentar uma palestra sem ensaiar é um erro fatal. 

O ideal é cronometrar não apenas o tempo que levará, mas prestar atenção ao que ainda não está saindo natural e focar nisso.

Treinar é uma forma também de transformar o tema cada vez mais em algo espontâneo quando você fala. Assim, quanto mais falar, mais fixará na cabeça tudo aquilo que pretende passar na palestra.

Essa é uma forma de evitar tropeços nas palavras e até mesmo diminuir o nervosismo, pois aumentará a sua confiança.

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Durante a palestra

7. Atente-se para a sua performance no palco

Embora seja difícil falar ao público e avaliar a si mesmo simultaneamente, prepare-se para isso ao organizar uma palestra. 

O ideal é priorizar uma fala clara e objetiva. Por isso, ao perceber que está fugindo desse padrão, retome o controle.

Além disso, verifique se não está falando rápido ou baixo demais, por exemplo. Procure também avaliar se não está sendo repetitivo ou dando voltas demais. 

Lembre-se de que o importante é passar sua mensagem com clareza.

8. Evite parecer uma “estátua” no palco

Movimentar-se é fundamental. Porém, fazer isso não significa não parar um segundo! Na verdade, há momentos ideais para se dirigir mais próximo ao público ou chamar atenção para os seus próprios gestos.

O ideal é alternar entre momentos parados e movimentando-se, mas dando prioridade ao segundo. 

Claro que você não ficará de um lado para o outro sem parar, mas isso ajuda até mesmo a despertar mais interesse do seu público.

9. Prepare-se para lidar com imprevistos

Mesmo que você tenha se dedicado a organizar a estrutura uma palestra nos mínimos detalhes, é bom compreender que, assim como tudo que se faz em tempo real, em uma palestra também podem haver imprevistos.

Porém, esteja ciente de que nada está perdido mesmo assim. Se faltou algum equipamento que pediu, por exemplo, use a criatividade!

Se esqueceu de alguma ideia que ia abordar, não tenha vergonha de consultar suas anotações. 

Ou seja, se algo saiu errado, seja honesto com o seu público. E não se esqueça de que imprevistos também podem dar um novo rumo positivo à palestra.

Após a palestra 

10. Prepare-se para perguntas após a palestra

Apesar de ser uma fase pertencente ao pós-diálogo, saiba que ela só será bem-sucedida se, ao organizar uma palestra, você tiver se preparado para executá-la.

Afinal, é importante estar preparado para responder as perguntas com clareza. Mas, sobretudo, é também estar preparado para admitir quando se trata de algo fora do seu conhecimento.

Receba todos os questionamentos de forma positiva para não afastar o público. Além disso, instigue perguntas que faça todos pensarem e estimule a troca de conhecimento.

Afinal de contas, é para isso que serve uma palestra.

11. Colha feedbacks de sua audiência

E como saber se a sua palestra foi aprovada? Colhendo feedbacks, claro! 

Uma das formas de fazer isso é através de um e-mail marketing, por exemplo. Se tiver o contato dos presentes, aposte nisso. 

Outra opção é criar um evento no Facebook ou em qualquer outra das redes sociais, anteriormente ao evento, para poder colher o feedback depois.

Seja conversando com o público após finalizar a palestra ou depois, tenha sempre esse retorno para saber o que melhorar.

12. Ofereça o envio de materiais complementares

Ao organizar uma palestra, não se esqueça de providenciar materiais complementares. 

Afinal de contas, essa é uma forma de seguir em contato com o público para que ele não o esqueça. 

Você pode enviar lista de livros, artigos de apoio e até mesmo materiais próprios. Além disso, você também pode disponibilizar o seu e-mail ou LinkedIn. 

Isso fará com que as pessoas entrem em contato consigo, criando um público cativo para suas palestras seguintes.

Discurso, presença de palco e conteúdo: os 3 pilares para realizar uma palestra bem sucedida

Uma palestra bem sucedida pode determinar o êxito de um negócio – ou o fracasso.

Ideias podem sair do papel, contratos podem ser fechados e mensagens importantes podem ser transmitidas à uma multidão em poucos minutos.

Mas se apresentar em público, seja para uma única pessoa ou para uma grande plateia, não é tarefa fácil.

Porém, existem 3 fatores fundamentais que você precisa trabalhar para conseguir dar uma palestra bem sucedida e sem estresse. São eles:

Um discurso coerente e emocionante, presença de palco e um conteúdo memorável.

1. Discurso: a difícil arte de transmitir uma mensagem

Para ser considerado efetivo, um discurso precisa prender a atenção do público e passar a mensagem que o locutor deseja.

Técnicas de oratória são bastante comentadas e facilitam esse processo: tom de voz, postura corporal e evitar gírias/vícios de linguagem são extremamente importantes na realização de uma palestra bem sucedida.

Porém, existem três pontos fundamentais que você precisa saber, para deixar seu discurso excelente.

Storytelling: a incrível arte de contar uma história

A técnica de contar uma história, ou o storytelling, está entre as mais utilizadas no mundo da comunicação.

Isso porque ela é capaz de transmitir informações, ideias e fatos através de uma narrativa lógica.

A capacidade das pessoas de aprender e lembrar de algo que foi ensinado é ampliada dentro de um contexto coeso.

E não podemos nos esquecer que boas histórias são capazes de nos inspirar, emocionar, além de despertar a curiosidade em saber qual será seu desfecho. 

Por isso, ao elaborar seu discurso, lembre-se de apoiar nessa técnica para conseguir engajar sua audiência do início ao fim e ter suas palavras lembradas por muito tempo. 

Empatia é diferente de simpatia

É comum ver pessoas simpáticas e divertidas não conseguirem dar o resultado que é esperado em suas apresentações. Mas porque isso acontece?

A simpatia é fundamental para facilitar o primeiro contato com seu público, quebrar um pouco o ritmo de um conteúdo denso e até gerar um clima mais descontraído. 

Isso é ótimo para ditar o ritmo da apresentação, além de deixar uma boa impressão para quem está assistindo.

Porém, para realmente conectar o público à você e ao conteúdo, não podemos esquecer da empatia.

A ideia principal aqui é se colocar no lugar do público. Ou seja, entender qual a sensação que ele está passando em determinado momento da apresentação e trabalhar em cima disso.

O poder dos exemplos

A capacidade de aprendizado e absorção de um ser humano se dá de forma muito mais rápida e assertiva por associações.

O que isso quer dizer? Toda vez que lhe é dado algum novo conhecimento, seu cérebro irá buscar por algo similar que ele já conhece para conseguir compreender melhor e de forma ágil o que foi passado.

Um bom exemplo é quando perdíamos aquelas aulas importantes de matemática em algum momento do ano e todo o restante da matéria se tornava difícil de aprender.

Nosso cérebro ‘’perdia’’ a chance de criar conexões. E entender algo ‘’do zero’’ é bem mais demorado. O jeito era contratar um professor particular e rever tudo do início, não era?

Por isso os exemplos são fundamentais na construção de sentido e muitas vezes podem preencher algo que não foi muito bem entendido pela platéia.

2. Estufe o peito, respire fundo…

Você sabia que 55% do impacto de uma comunicação é feita por elementos não-verbais?

Por esse dado já dá para entender o porquê da presença de palco ser a base para uma palestra de sucesso.

O seu comportamento unido à fala é fundamental para que as pessoas te entendam e percebam sua intenção.

Um conteúdo perfeito não fala por si próprio, portanto o apresentador precisa se entregar por completo em cima do palco.

Falar com propriedade e em um bom tom, acrescentará muito ao conteúdo e ao envolvimento do público com o palestrante.

Além disso, não deixe de olhar diretamente para o público, principalmente quando estiver interagindo com eles.

3. Conteúdos que transbordam para além do palco

A terceira dica fundamental para realizar uma palestra bem sucedida, é sobre conteúdo.

Mas não é apenas sobre ter um bom conteúdo, e sim como apresentar esse conteúdo da melhor forma.

Um material de qualidade precisa de uma boa mensagem a ser passada.

Não deixe de construir um conteúdo rico, mas sem deixá-lo cansativo e repetitivo. É fundamental trabalhar em cima de tópicos bem definidos, para que o público absorva melhor e saia da sua palestra sem dúvidas.

Conclusão

No momento em que você juntar um bom discurso com um formato de apresentação dinâmico, você terá a estrutura ideal para sua apresentação.

Depois de muito treinamento e confiança, é hora de subir no palco e trabalhar cada passo da apresentação, de forma a deixar seu público confortável e entretido.

Lembre-se que se seu conteúdo já estiver em ótima qualidade, basta colocar sua audiência envolvida com ele. 


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