Como uma boa apresentação institucional pode aumentar suas vendas

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admin
Por Marketing

Convencer um cliente a adquirir um produto ou um serviço de sua marca, passa por estratégias muito subjetivas nas diversas fases do processo de vendas. São muitas as respostas a serem encontradas a respeito de como abordar as pessoas: quem é o público- alvo e o que fazer para que a negociação não seja interrompida por falta de interesse do potencial comprador. Mas saiba que existem algumas dicas para que o vendedor domine com mãos fortes todo o caminho até o encantamento do cliente.

Quer saber sobre uma das etapas mais poderosas do convencimento, a apresentação institucional? Acompanhe!

Selecione os seus argumentos

Seja da forma que for, caso você apareça com uma longa lista diante dos seus prospects, apresentando motivos para que ele compre de você, é bem provável que eles se percam no meio do caminho. As possibilidades dos potenciais compradores se esquecerem do objetivo principal, que é a mercadoria, é muito grande nesse caso. Portanto, apresente apenas as razões principais, de forma sucinta e, dessa forma, parecerá muito mais persuasivo do que apresentando um turbilhão de informações.

Desafie os seus clientes

Aborde pontos em que seus produtos ou serviços se destacam, de forma a provar o porquê deles funcionarem melhor do que outros similares. Coloque essa dúvida na cabeça do seu potencial cliente, de forma que ele se sinta impulsionado a querer saber se realmente o que está sendo apresentado é algo que trará a solução que deseja.

Lance mão de perguntas que os façam se sentir desafiados, como “Quanto tempo você gasta em atividade x” e “você estaria disposto a tentar fazer o seu tempo render mais ao adquirir nossa mercadoria?” Pode parecer um exemplo simples, mas se bem formulado, funciona muito bem.

Cause impacto

Argumentar e desafiar o potencial comprador são estratégias fundamentais para que o processo de vendas se encaminhe bem, mas nas fases iniciais o cliente precisa ter o seu emocional impactado de alguma forma. Só assim vocês conseguirão chegar aos próximos estágios.

Dessa forma, antes das argumentações e de fazer o consumidor se sentir tentado a adquirir um produto ou um serviço de seu negócio, uma abordagem impactante, mas sem ser agressiva, é bastante necessária! Utilize artifícios que chamem a atenção das pessoas nos primeiros instantes, mesmo que não tenha a ver com a mercadoria oferecida.

Use o mínimo possível de textos em uma palestra

Os focos das palestras são as falas dos vendedores, é claro. É muito difícil que as pessoas ali presentes conciliem a atitude de ouvir e ler.

Caso precise utilizar textos em suas apresentações, que eles sejam curtos e carreguem “poder” em seu conteúdo. Neste caso, a aposta são as imagens. Mas para que elas cumpram o seu devido papel, elas precisam ter relevância para que a audiência relacione o que está sendo mostrado com a mercadoria, convencendo o cliente.

Utilize um apoio físico para metáforas

Não estamos falando de uma bengala ou muleta, mas é quase isso. Um objeto nas suas apresentações pode demonstrar o produto ou o serviço ao cliente de forma subjetiva.

Por exemplo, você está falando sobre estratégias erradas? Um celular sem bateria é uma forma de demonstrar a um vendedor ou a uma equipe que possui todas as ferramentas necessárias ao trabalho, mas não soube utilizá-las.

Varie as suas formas de apresentação

Não se limite a utilizar apenas panfletos, PowerPoint ou qualquer mídia de forma única. Saiba que, a cada vez que o as formas de apresentação de um produto ou de um serviço aumentam, a atenção para a marca cresce consideravelmente. Dessa forma, utilizar ferramentas variadas, seja em sua apresentação ou em toda a campanha, fará com que a estratégia seja mais convincente.

Peça ajuda a um profissional

Apresentações e campanhas seguem muitas tendências, já que a nossa sociedade é dinâmica. Dessa maneira, um profissional será de grande auxílio para transmitir a sua mensagem em um visual atrativo, discursos segmentados à plateia e formas eficazes de abordagem, de acordo com o público-alvo.

Apesar das dicas que oferecemos, saiba que o principal na hora de apresentar um produto ou um serviço é o “jogo de cintura”. Seguir religiosamente um roteiro para realizar a apresentação institucional, no caso de algum fato novo que quebre o protocolo, o que é comum no mundo das vendas, pode colocar todo o trabalho a perder.

Ainda possui dúvidas a respeito de como as apresentações podem fazer toda a diferença na hora das vendas?