1

Como uma equipe satisfeita pode aumentar a produtividade e reduzir custos

3 minutos para ler
admin
Por Marketing

A qualidade dos produtos/ serviços e uma estrutura enxuta, no que diz respeito aos custos, são dois dos pontos relacionados à competitividade de uma empresa no mercado. Esses dois aspectos têm a ver com a satisfação das equipes de trabalho com relação à organização.

Portanto, é importante manter a sua equipe motivada. Um time satisfeito é bem mais disposto e possui um empenho bem maior do que um que não vê valor no trabalho que está fazendo.

Motivação x qualidade

A motivação de uma equipe com o ambiente de trabalho, a liderança e a cultura da empresa reflete no trabalho, porque existe uma preocupação maior em como as tarefas são executadas. O cliente também passa a ser o foco, ressaltando a importância de executar um trabalho de qualidade.

A relação disso com o custo é que a empresa consegue reduzir seus índices de devoluções, reclamações e assistência técnica. Por trás desse custo de reposição de peças, existem ainda os custos logísticos e da insatisfação do cliente — que, mesmo intangível, pode comprometer seriamente o futuro da companhia.

Satisfação x produtividade

Equipes motivadas conseguem trabalhar mais e melhor, obtendo melhores resultados do que um time que não enxerga a importância do seu trabalho. Dessa forma, a empresa consegue mais produtividade e mais qualidade com uma equipe menor, do que companhias que precisam contratar muitos funcionários para atender a demanda.

Nesse caso, entra a redução de custos com a mão-de-obra. Investir para que a equipe se torne mais produtiva evita os custos de contratação de novos colaboradores para suprir a necessidade do atendimento.

O que fazer para a equipe se manter satisfeita

Adotar políticas que visam a satisfação dos funcionários nem sempre é uma tarefa fácil e que proporciona resultados a curto prazo — uma vez que ela também envolve mudanças na cultura e no desenvolvimento de lideranças capacitadas. Infelizmente, muitas empresas acreditam que a motivação dos seus funcionários está baseada somente em política de salários e benefícios.

Ainda que a remuneração seja um ponto essencial, ela não tem papel principal, sendo apenas mais um quesito de satisfação dos profissionais. A mudança de cultura que promove um ambiente agradável de trabalho, com um bom clima organizacional e lideranças que atuam contribuindo para a motivação da equipe são pontos que fazem toda diferença para os profissionais.

Quando o objetivo é alcançado, as empresas percebem benefícios que vão desde a melhora do relacionamento com seus fornecedores, até o aumento da satisfação do cliente final com relação aos produtos/ serviços e atendimento. Ou seja, as vantagens podem ser percebidas nos processos, de ponta a ponta.

O que a sua empresa faz para garantir uma equipe satisfeita? Existem políticas voltadas para essa questão? Tem observado bons resultados com as ações? Compartilhe as suas opiniões e experiências pelos comentários e participe dessa conversa.