8 dicas para Eventos Corporativos: Conheça o que dizem os especialistas sobre a organização de eventos corporativos de sucesso

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admin
Por Marketing

Reunimos 5 especialistas em diversas áreas e fizemos uma pergunta: “O que caracteriza um evento corporativo de sucesso?”. A partir das respostas deles, listamos 8 dicas para eventos corporativos.

Eventos corporativos são momentos realmente poderosos e transformadores para a carreira de qualquer profissional.

Para se ter uma ideia do poder dos eventos corporativos, segundo a Bizzabo, 84% dos líderes das empresas acreditam que os eventos são componentes fundamentais para o seu próprio sucesso profissional. Bem como o de sua empresa.

Além disso, em 2018, segundo a AdStage, os eventos corporativos foram utilizados por 68% das empresas B2B dos EUA, para a geração de leads qualificados.

Mas, o que caracteriza um evento corporativo de sucesso?

Esta foi a pergunta que fizemos a 5 especialistas em diversas áreas. Eles são:

A partir das respostas destes especialistas, conseguimos reunir 8 dicas para eventos corporativos. Veja o que a sua empresa pode fazer e seguir, para que os próximos eventos sejam realmente envolventes e agradáveis ao público.

8 dicas para eventos corporativos

Todo evento corporativo pode ser um verdadeiro divisor de águas para os profissionais que participam deles.

E para as empresas que organizam tais atividades, nada melhor que o objetivo do evento corporativo, de envolver e engajar os seus colaboradores, seja alcançado.

Por isso, estas 9 dicas poderão fazer a real diferença para o sucesso do seu evento ou de sua empresa.

V que eles frequentaram e/ou organizaram:

1. Os eventos corporativos de sucesso contam com conteúdo de qualidade

“Conteúdo realmente alinhado com o perfil e o nível de conhecimento do público. Gosto de sair com a sensação de que realmente aprendi coisas importantes para o meu desenvolvimento pessoal e de que não perdi tempo”

Todos os especialistas com os quais conversamos tocaram nesse aspecto em particular. E isso não é por acaso.

Afinal, o conteúdo de qualidade é um dos principais pontos que faz com que as pessoas se sintam atraídas para participar de eventos corporativos.

Porém, quando pensamos em conteúdo, não estamos falando apenas do tema principal. Ou de todos os temas correlatos que podem ser abordados. Mas sim, do que está sendo dito.

As pessoas, em eventos, buscam conteúdo de alta qualidade, mas que ao mesmo tempo seja prático e fuja da simples apresentação de conceitos. Cases, situações reais, com contexto e baseados em dados!

2. Convide palestrantes relevantes e de qualidade

“Primeiramente, o evento precisar ter bons palestrantes”

Para que o evento corporativo que você estiver organizando tenha sucesso, é preciso que os palestrantes sejam referências profissionais nas áreas das quais irão palestrar.

Image, por exemplo, dois eventos corporativos, cujo o tema seja Marketing Digital. Em um, o palestrante convidado é um excelente profissional da área. Já no outro, o palestrante convidado é um especialista do Google.

Certamente, o segundo evento, com o especialista do Google, chamará mais a atenção dos profissionais desta área.

Por isso, pense em um lineup que conte com profissionais que são referência no que fazem e que ajudem a promover o seu evento, ao participarem dele.

3. A performance é um aspecto fundamental para bons eventos corporativos

“Se for conteúdo conceitual, aí precisa ser passado de uma maneira bem marcante e que realmente estimule inspiração e imaginação.”

Porém, apenas convidar palestrantes que sejam referências em sua área profissional não é suficiente para a realização de eventos corporativos de sucesso.

Também é fundamental que esses profissionais convidados sejam bons palestrantes, em relação a conteúdo, materiais utilizados — como slides, por exemplo — e também na performance da apresentação.

Não adianta ter um conteúdo incrível, se as pessoas não conseguirem assimilar e extrair o máximo possível do que está sendo dito. Afinal, o que elas vão se lembrar é da experiência que tiveram ao longo do evento.

Na hora de escolher, conheça a performance dos seus potenciais palestrantes, veja outras apresentações deles. Peça uma prévia do conteúdo e construa uma narrativa em todo o evento que faça sentido.

Para entender como a performance se encaixa em uma apresentação de impacto, conheça mais sobre a Metodologia CDP (Conteúdo, Design e Performance) clicando neste artigo AQUI.

4. Cuide da infraestrutura do evento

“Durante o evento: conforto, boa estrutura, organização, qualidade em equipamentos de som/vídeo, um bom coffee break (caso seja oferecido)”

Nesse ponto, podemos fazer uma lista de fatores que não podem faltar na estrutura de eventos corporativos:

  • Internet para atender ao número de participantes;
  • Pontos de energia para carregar computadores e notebooks;
  • Espaços disponíveis para intervalo — tanto para descanso, quanto para networking;
  • Boa estrutura de áudio e vídeo, que esteja preparada para imprevistos;
  • Equipes de apoio;
  • Material auxiliar, para ajudar a localização e organização dos participantes em relação às palestras e facilitar a locomoção pelo espaço do evento;
  • Esquema de tradução para palestrantes e participantes de outros países, seja por rádio ou de palco.

Basicamente, é preciso pensar em criar uma experiência agradável ao público que for comparecer ao evento.

5. Pense na logística do evento corporativo

“É preciso ter definições do espaço do evento, logística, locomoção, e um ponto muito importante é a ALIMENTAÇÃO. Já passei por muitos eventos que pecam demais no espaço de alimentação, e isso é algo muito delicado.”

Um ponto importante para eventos corporativos, especialmente se eles comportam pessoas vindas de outras cidades, estados ou até países, é ajustar a logística para facilitar a vida desta parcela do público.

Por isso, uma dica é que o local do evento seja próximo de acomodações e hotéis, e que suportem a quantidade de pessoas presentes.

Além disso, também é preciso considerar aspectos como estacionamento e fácil acesso por transporte público.

Avalie, também, a alimentação dos participantes. Mais que fornecer ou não um coffee break, a ideia é que o público do evento tenha opções, durante todo o dia, para saciar a fome. E que essas opções de alimentação comportem confortavelmente o número de participantes.

6. Faça com que o evento entregue o que ele promete

“Palestras realmente pertinentes ao tema do evento”

Uma das principais dicas para eventos corporativos: Não prometa coisas que você não poderá cumprir.

Essa é uma das maiores reclamações que as pessoas têm acerca de eventos corporativos: seja em conteúdo, em estrutura ou em qualquer outro aspecto da organização.

Se você disser que o seu evento tem trilhas avançadas, os participantes precisam sair exatamente com essa percepção. Já se você prometer grandes surpresas, as pessoas realmente precisam se sentir surpreendidas, ao final do evento.

É melhor ser realista e ter pessoas satisfeitas do que prejudicar a imagem do seu evento corporativo, o que será bem difícil de reverter, especialmente pensando em eventos recorrentes.

7. O preço para participar deve ser coerente com a proposta do evento

“Não me importo em pagar um pouco mais, para ter uma experiência e conhecimento que vale a pena. Por isso sempre bato na tecla de que QUALIDADE é mais importante que QUANTIDADE.”

Outras das principais dicas para eventos corporativos é: As pessoas não se importam de pagar um pouco mais para irem a um evento que atenda às suas expectativas e tenha conteúdo de qualidade.

Ou seja, se você atentar-se a cumprir com todos os pontos e cuidados que citamos neste artigo, as pessoas não irão se importar em pagar um valor que faça sentido, de acordo com o que será entregue.

8. Valorize o networking em seu evento

“O que faz com que eu tenha vontade de participar?
Sem dúvidas, os profissionais que estarão presentes.”

Um dos principais fatores que motivam profissionais a participarem de eventos corporativos é a possibilidade de realizarem network com outros profissionais.

Por isso na hora de organizar eventos corporativo, crie espaços e momentos para o networking profissional.

Neste processo, parcerias estratégicas e uma divulgação feita para o público-alvo de forma assertiva são fatores diferenciais. Tudo para a criação de um ambiente de networking rico em seu evento corporativo.

Com todas estas dicas de eventos corporativos, você conseguirá organizar o seu próximo evento de modo que ele seja memorável e muito rico, para quem participar dele.

Porém, ainda assim, é preciso tomar cuidados adicionais, para que erros comuns não ocorra e comprometam a qualidade do evento.

Por isso, a nossa recomendação final é que você conheça os principais erros que as empresas cometem ao organizar eventos.