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E-mail marketing: Dicas para divulgar eventos com a ferramenta

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Por Guest Post

Muitas empresas buscam produzir eventos para aumentar a visibilidade da sua marca e também para vender mais.

Entretanto, surgem várias dúvidas antes da organização e a principal delas é: como divulgar o evento?

A divulgação do evento é um desafio tanto para pequenas, médias e para as grandes empresas. Porém, grande parte dessas companhias usam a mesma estratégia para eventos, e uma das principais é o e-mail marketing.

Quando uma empresa usa o e-mail como forma de divulgação de um evento as chances de ter mais convidados é muito maior.

E para ajudar as empresas a divulgarem seus eventos, separamos as melhores dicas para começar a fazer e-mail marketing para divulgação e os seus benefícios.

O que é E-mail marketing?

Para começar vale entender que e-mail marketing é uma estratégia de marketing que utiliza o e-mail para promoção, nutrição e comunicação.

Na estratégia de e-mail marketing é comum utilizar ferramentas para automatizar o disparo de uma grande quantidade de E-mails.

Com essa combinação a empresa pode enviar mensagens diretas para os seus leads, depois nutri-los, segmentá-los e mensurar os resultados.

A mensagem de e-mail é direta e segmentada para os seus contatos comerciais, ou seja, existem maiores chances do público captar a mensagem e ficar interessado pelo evento.

5 formas de enviar e-mail marketing

De acordo com pesquisa da Convince & Convert, 69% dos usuários marcam um E-mail Marketing como spam de acordo com o assunto.

Para evitar esse problema o usuário é preciso seguir essas etapas:

1. E-mail de informação

Esses e-mails tem como principal objetivo enviar informações de alta relevância para o público-alvo. Geralmente são e-mails curtos que destaca o conteúdo principal no assunto, como notícias e promoções de algum produto ou serviço.

2. E-mail para nutrição

Se a empresa tem um blog informativo ou site específico para o evento deve utilizar esse tipo de e-mail para estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa.

O intuito da estratégia é fazer com que o leitor visite sua página e consuma os seus conteúdos. Por isso, geralmente, são enviados pequenos textos com links que redirecionam a outra página.

3. E-mails educacionais

O e-mail educacional tem o foco de tirar dúvidas e resolver os problemas dos clientes. Esse tipo de mensagem agrega muito para os leitores, pois contribuem com informações de alta relevância, conteúdos exclusivos que vão impactar os seus contatos comerciais.

4. E-mails de venda ou transação

Esses e-mails são os mais conhecidos, pois se tratam de ofertas, promoção de produtos e anúncio de transações. Por essa razão, essa estratégia precisa de maiores cuidados.

Eles são muito usados por lojas virtuais como uma resposta automática a alguma ação de compra realizada.

As empresas também costumam utilizá-lo para acompanhar seus contatos e clientes depois de realizarem alguma ação no site.

5. Envio de Newsletter

Se um contato comercial deixou seu e-mail em outras campanhas de marketing em algum site, a empresa pode começar a enviar uma newsletter para eles.

Esse é um tipo de e-mail informativo que tem periodicidade de envio, sem um conteúdo específico publicado, e seu principal objetivo é estar mais próximo com seus clientes em potencial.

Benefícios do E-mail marketing

Uma das primeiras vantagens do e-mail marketing para eventos é a possibilidade de aumentar a empatia, o engajamento, agregando mais valor para seus futuros participantes e os potenciais inscritos.

Por meio dessa estratégia pode-se comunicar toda a ideia do evento usando a melhor linguagem para atrair seus contatos comerciais.

Essa pode ser a melhor forma de fazer os participantes se sentirem confortáveis em se inscrever e identificar as propostas do evento.

Outra vantagem é conseguir, por meio disso, criar uma grande expectativa desse evento, do primeiro e-mail até o último.

Ou seja, antes de ocorrer o evento pode-se aproximar a empresa dos participantes, fazendo com que a atmosfera do seja positiva.

Com essa estratégia, a empresa cria vínculos com clientes fidelizados e seus futuros participantes, podendo render frutos posteriores a data do evento.

Leia também: 8 dicas para Eventos Corporativos: Conheça o que dizem os especialistas sobre a organização de eventos corporativos de sucesso

Dicas de abordagem para envio de e-mail marketing

Para eventos é necessário atenção na hora de enviar a mensagem direta para os seus contatos comerciais..

A forma de enviar a mensagem pode ser decisiva para o engajamento dos leads para o evento.

E para enviar essas mensagens é preciso:

Criar um tipo específico de envio

Toda empresa que implementa a estratégia de envio de conteúdo por e-mail precisa pensar no tipo de mensagem para cada tipo de contato, de acordo com o funil de vendas.

Por meio dele você passa a nutrir o futuro participante com conteúdo específico e vai aprofundando ao longo do tempo.

Para clientes que estão no topo do funil os conteúdos devem ser mais genéricos, para o meio do funil, envie conteúdos mais didáticos, explicativos, até chegar a divulgação de soluções para clientes no fundo de funil.

Pensar em títulos cativantes

Além de fazer uma promoção de produtos e serviços, é preciso chamar bastante a atenção dos eleitores.

Para isso, é necessário criar títulos bastante atrativos que criam empatia dos leads logo de cara.

Isso já faz o e-mail ser atraente, podendo aumentar o número de pessoas que acessam o conteúdo.

Afinal, de nada adianta escrever um conteúdo incrível com ótimas ofertas se ele não for aberto!

Apresentar pessoalidade no e-mail

Faça uma boa escolha dos pronomes para tratamento e o tipo de mensagem a ser enviada para o destinatário.

Os resultados disso são positivos, pois isso dá uma cara pessoal na comunicação com os leads, aumentando a proximidade e o relacionamento entre ambos.

Criar uma urgência na mensagem

Outra estratégia de e-mail marketing para eventos que funciona é despertar um senso de urgência do seu contato comercial.

Isso pode ser feito ao utilizar frases como, “Essa é a última oportunidade para se inscrever!” ou “Última chance de se inscrever no evento X”.

A intenção aqui é fazer o leitor sentir que estaria desperdiçando uma grande oportunidade caso não leia ou descarte o e-mail.

Mas tome cuidado para não usar isso em excesso, pois isso prejudicará o e-mail chegar ao destinatário. Por isso, utilize essa técnica em datas próximas ao evento.

Leia também: 8 motivos para a sua empresa participar de Eventos Corporativos

Divulgue eventos usando o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma eficiente para promover eventos e tornar o seu público mais engajado.

Essa estratégia é barata e muito mais assertiva. Porém, é necessário seguir as dicas acima para conseguir aumentar o engajamento e o número de pessoas para o evento.

Leia também: Conheça os 4 I’s dos eventos de alto impacto

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

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