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Escuta ativa: O que é e porque é importante para as empresas

6 minutos para ler
admin
Por Marketing

A escuta ativa é uma das ferramentas mais importantes da comunicação humana. Consiste em prestar atenção ao que a outra pessoa diz, demonstrando interesse real no que está sendo dito pelo interlocutor.

Nesse sentido, a escuta ativa pode até parecer simples. No entanto, o hábito de ouvir o outro e, além disso, compreender o que ele está dizendo, não é tão fácil.

A boa comunicação é muito importante, pois é através dela que conseguimos atingir os nossos objetivos, sejam eles pessoais e/ou profissionais.

E escutar faz parte da boa comunicação. Ela têm um papel fundamental para compreender o que a outra pessoa diz e, por isso, ouvir é tão importante quanto falar.

Existe um tipo de escuta que é ainda mais importante no âmbito profissional. É a escuta ativa.

Neste artigo, você vai entender o que é a escuta ativa e como desenvolver esta habilidade, para aperfeiçoar e melhorar as suas relações pessoais e profissionais.

O que é a Escuta Ativa

A escuta ativa é o ato de escutar e absorver atentamente a mensagem que a outra pessoa está transmitindo. Isso, não apenas com os ouvidos, mas também com todos os nossos sentidos.

Explorar a escuta ativa levanta duas qualidades para a nossa comunicação: a generosidade e a compassividade.

Não entendeu? Explicamos! Quando começamos uma conversa, é natural nos interessarmos pelo assunto e escutarmos a pessoa atentamente.

Esses atos mostram a generosidade, pois o ser humano foi criado com a necessidade de ser ouvido. E ganhar essa atenção por alguns minutos é muito importante para quem fala.

A escuta ativa também é compassiva no sentido de que ali, diante de nós, existe alguém que quer dar a sua opinião, ou a sua visão, sobre determinado assunto.

Por isso, no momento em que escutarmos essa pessoa, precisamos mostrar por ela certa compaixão.

E a forma de fazer isso é adiar o julgamento sobre o que está sendo dito, aceitando opiniões eventualmente contrária a sua, ouvindo a história que está sendo contada, acima de tudo.

Leia também: Comunicação Empresarial – O que é e qual a sua importância para as corporações

Os benefícios da Escuta Ativa

Colocar em prática a escuta ativa proporciona muitos benefícios para a comunicação entre pessoas, seja na área profissional, ou mesmo no campo pessoal.

Conheça, a seguir, alguns desses benefícios e verifique se existe esse tipo de conduta na sua empresa:

  • Eleva a segurança de todos no trabalho;
  • Promove confiança entre a equipe;
  • Ganha-se mais tempo útil;
  • A equipe aprende a trabalhar como parceiros e não inimigos;
  • As informações para se fazer um bom trabalho ficam mais fáceis de serem obtidas;
  • A empatia cresce entre todos;
  • O relacionamento interpessoal fica mais evidente;
  • Diminui os conflitos internos;
  • A comunicação holística é desenvolvida entre todos.

Às vezes, não vamos concordar com tudo o que está sendo dito por alguém. Mas, ao praticar a escuta ativa, o interlocutor irá conseguir se expressar e o ouvinte mostrará respeito.

Isso levará a uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho. As pessoas não ficarão discutindo pontos de vistas diferentes, sabendo que não vão chegar a lugar nenhum.

Dessa maneira, quem fala se sentirá valorizado e respeitado. Esse sentimento o tornará mais disposto à futuras mudanças. E essa qualidade é muito importante no trabalho, já que todos saem ganhando.

Mas como praticar a escuta ativa? É o que iremos discutir a seguir.

Dicas para praticar a Escuta Ativa

Preparamos algumas dicas importantes para você desenvolver a escuta ativa no seu ambiente profissional. Confira elas, a seguir:

  • Primeiro evite distrações e interrupções durante uma conversa ou apresentação. Você está ali para ouvir alguém. Por isso, não deixe celulares, tablets, conversas de terceiros ou telefonemas atrapalharem este momento;
  • Faça contato visual com o seu interlocutor. Deixe o ambiente descontraído, mesmo nas piores situações. E o mais importante: mostre que você está interessado no que ele tem a dizer. Assim, ele vai se expressar de maneira eficaz e passará á você toda a mensagem necessária.
  • É importante ter foco. Nesse ponto, você precisa ficar atento a linguagem corporal e verbal que passará ao seu interlocutor. Tente compreender tudo o que ele está lhe dizendo e procure manter uma postura corporal que seja condizente com este interesse.
  • Não tente tirar conclusões da apresentação sem antes ouvir todas as informações. Quando alguém estiver lhe passando alguma informação, não se precipite. Primeiro, verifique se você está a par de todos os detalhes do acontecimento, e só a partir daí tire suas conclusões.
  • Uma boa ferramenta para tirar mais informações de alguém é o uso de perguntas. Para certificar que aquela mensagem foi entendida de forma correta, faça perguntas, até ter certeza de que entendeu tudo.
  • Seja positivo. A linguagem corporal pode ser utilizada aqui, porém sempre positivamente. Use gestos, uma boa postura, um tom de voz amigável e expressões que vão mostrar ao interlocutor que você está ali para ouvi-lo e não em outro lugar, distraído.
  • Procure saber quais são as necessidades da pessoa que está falando. Coloque-se no lugar do seu interlocutor, analisando quais são as suas motivações e expectativas para que ele esteja apresentando algo a você.
  • Dê ao seu interlocutor feedbacks. Faça-o entender que você assimilou tudo o que foi dito. Também faça perguntas, críticas e até mesmo dê elogios.

Leia também: Comunicação assertiva – O que é e como ela funciona

Conclusão

Como pudemos ver, a escuta ativa é importante nas apresentações, nos diálogos e até mesmo em conversas do nosso dia a dia. Seja no campo pessoal ou no ambiente profissional.

Através da maneira de como ouvimos o próximo, podemos demonstrar compaixão e generosidade. Duas qualidades que recorrentemente fazem falta nos relacionamentos profissionais e pessoais.

Não deixe de aplicar a escuta ativa no seu ambiente de trabalho, pois, além de melhorar o ambiente à sua volta, o trabalho de toda a equipe também irá melhorar.

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