Como explicar seu negócio de forma clara a novos clientes?

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admin
Por Marketing

Você sabe explicar seu negocio de forma clara na hora de conquistar novos clientes? Nem todo negócio é fácil de ser explicado, é comum que algumas pessoas não entendam com facilidade o que e como sua empresa atua. 

Como consequência, a imagem que você transmite pode não dizer o que é preciso para vender. Pode ocorrer, até mesmo, de ela ficar, de certa forma, distorcida. Outro possível problema é que, mesmo com um produto ou serviço superior ao de seus concorrentes, seus diferenciais não sejam mostrados como deveriam.

Existem alguns aspectos que devem ser observados para evitar que a falta de entendimento do público em relação a seu negócio se transforme em prejuízo financeiro.

Os principais deles, que explicaremos em detalhes nos tópicos abaixo, são:

  • Alinhar sua equipe para que ela saiba vender suas ideias
  • Criar apresentações profissionais de seu negócio
  • Padronizar suas apresentações

Explicar seu negocio à equipe

Antes de falar sobre como explicar seu negocio a novos clientes, é preciso falar do seu público interno.

Independente do seu serviço, produto ou negócio, é fundamental alinhar o discurso de quem trabalha com você. Em empresas de menor porte ou que estão apenas começando, é mais fácil alinha cultura e discursos. Mas, à medida de que cresce, é preciso documentar tudo e realizar treinamentos constantes.

Uma marca que deseja passar aos clientes a paixão e tudo o que está por traz do produto ou serviço vendido, deve treinar meticulosamente suas equipes.

A Reserva, por exemplo, realiza convenções da marca antes do lançamento de suas coleções. A ideia desses eventos é transmitir paixão sobre a marca e seus produtos para cada um dos mais de mil funcionários espalhados por todo o Brasil.

Ao encantar seu time, a empresa conta com vendedores que vendem muito mais do que camisetas ou bermudas. Cada funcionário transmite confiança. Eles acreditam no conceito a ser vendido e, com isso, alcançam resultados positivos.

Convidamos você a fazer três questionamentos dentro de sua empresa:

  • Seus clientes têm dificuldades para entender o que sua empresa faz?
  • Todos seus vendedores apresentam seus serviços (ou produtos) da mesma forma?
  • Seus funcionários, mesmo os que não fazem parte do time de vendas, são capazes de explicar seu negocio?

Se você respondeu sim a uma, duas ou a todas as questões abaixo, pode estar perdendo vendas por problemas de comunicação entre seus funcionários e clientes. E, um dos problemas, pode estar na forma de se apresentar. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Apresentar-se de forma profissional

Uma apresentação profissional pode converter em um negócio milionário. Apresentar-se de forma profissional transmite segurança e credibilidade à marca.

Explicar seu negocio de forma clara, concisa e focando nas soluções que você tem a oferecer muito mais do que em produtos é essencial. Está aí a importância de um roteiro bem escrito.

Um design feito profissionalmente também faz diferença. Segundo Amy Balliett, do Killer Infographics, a ciência atesta que um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um em texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual.

Temos mais três questionamentos sobre sua empresa:

  • A forma como vocês se apresentam é tão profissional quanto o serviço que sua empresa presta?
  • Você acredita que o material que vocês têm hoje os diferencia dos concorrentes?
  • Sua apresentação passa credibilidade?

Pense consigo mesmo nessas questões e vamos em frente com outro aspecto fundamental: a padronização.

Padronizar o discurso

É importante que o que seus funcionários dizem reflita o que seu negócio é. Se você deseja passar um conceito e não apenas vender um produto, precisa manter alinhado os discursos.

Imagine que o responsável pelo atendimento de um de seus clientes mais importantes muda. Na hora de entrar em contato com esse cliente, o novo atendimento apresenta-se com um discurso cheio de contradições em relação ao antigo. Como você acredita que seu cliente irá se sentir?

Esse tipo de situação gera desconfiança e pode causar prejuízos. Mais vale contar com uma equipe eficiente e que apresenta resultados positivos com frequência do que ter um vendedor acima da média que atinge sozinho grande parte das metas do time.

Algumas perguntas:

  • Vocês possuem um padrão de apresentações internas ou cada setor/gestor cria apresentações com base no seu gosto?
  • Quando alguém te pede algum material, o que vocês enviam?
  • Como vocês comunicam mudanças de portfólio e novos produtos para seus vendedores e clientes?

Bom, apresentamos aqui alguns aspectos essenciais para trabalhar uma comunicação uniforme e assertiva na sua empresa. Lembrando que esse trabalho deve ser feito de dentro para fora. Eduque e engaje seu time para, posteriormente, educar seus clientes em relação às soluções que você oferece.

Esperamos que esse post possa lhe ajudar sendo o caminho das pedras!