1

13 ferramentas gratuitas para criar apresentações de slides

10 minutos para ler
admin
Por Marketing

Quando pensamos em ferramentas para criar apresentações de slides, o senso comum sempre irá apontar para o Powerpoint. Porém, existem diversas ferramentas alternativas, tais como o Prezi, Canva e Google Slides, que permitem criar grandes apresentações.

Seja na sala de aula, ou mesmo no lançamento de um novo produto, uma apresentação de slides é o companheiro mais comum para o orador ou apresentador.

Os slides oferecem aquele “algo a mais” para qualquer apresentação. Quando estamos na etapa de criar apresentações de slides, estamos conversando diretamente ao Design, que é um dos três pilares da Metodologia CDP (Conteúdo, Design e Performance).

Eles trabalham diretamente os aspectos visuais que envolvem o conteúdo e afetam a percepção visual dos espectadores. E isso não é por acaso, afinal, 67% das pessoas são persuadidas por apresentações verbais acompanhadas de recursos visuais.

Se você está se preparando a sua próxima apresentação, mas quer ir além do Powerpoint na hora de criar uma apresentação de slides, neste artigo, iremos dar 13 alternativas de ferramentas gratuitas para isso. Confira!

13 ferramentas alternativas ao Powerpoint para criar apresentações de slides

1. Google Slides

Parte da família de produtos do G Suite (Google Sheets, Gmail, Google Docs, etc.), o Google Slides é a ferramenta do Google para a criação de apresentações de slides, com enfoque na colaboração de vários usuários.

Por isso, o Google Slides é a ferramenta ideal quando há a necessidade de que vários colegas de trabalho trabalhem em uma apresentaçao e ao mesmo tempo, por exemplo.

No Google Slides, é possível escolher layouts para diversos tipos de apresentação ou mesmo utilizar layouts e templates vindos de fontes externas.

A partir desta ferramenta para criar apresentações de slides, será possível baixar a apresentação, em formato .ppt, ou mesmo exibi-la a partir de algum navegador de internet.

2. Zoho Show

O Zoho Show teve, recentemente, seu layout renovado. A partir daí, se tornou uma das ferramentas para criar apresentações de slides mais limpas e fácil de ser utilizada.

É possível criar apresentações a partir dos layouts e templates padronizados da plataforma, ou mesmo utilizar templates que você exportar para a ferramenta.

Para a apresentação, você poderá conectar-se com o site, a partir de qualquer navegador de internet. Existe ainda a opção de, durante a apresentação, transmiti-la para qualquer lugar do mundo, a partir de um link de streaming ao vivo.

3. Slides

Sim, esta ferramenta se chama Slides (um nome bem intuitivo e direto, não é mesmo?) e esta é mais uma opção para criar apresentações de slides que vêm fazendo muito sucesso.

O Slides foi desenvolvido para permitir a criação de apresentações profissionais com a colaboração de várias pessoas de uma mesma equipe.

Além disso, também é possível compartilhar logos, designs e infográficos, que poderão ser utilizados pela equipe na apresentação de slides atual e nas que forem criadas no futuro.

Para apresentações mais avançadas, é possível ainda fazer a edição dos templates a partir do código CSS delas. O que oferece um nível de personalização incrível para as apresentações que você pode criar.

4. Prezi

Para quem está cansado daquelas apresentações de slides comuns, o Prezi é uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente.

Com a opção de criar gráficos detalhados (e muito além do formato de pizza e barras tradicional), o Prezi facilita a vida daqueles que precisam inserir dados, números e estatísticas em suas apresentações.

Por isso, se a sua apresentação precisa contar histórias a partir de números, o chamado Data Storytelling, o Prezi é uma ferramenta que definitivamente pode ser tratada como uma boa opção.

Falamos muito sobre o Prezi em um artigo exclusivo sobre a ferramenta.

5. Microsoft Sway

A Microsoft, inventora do Powerpoint, não iria ficar para trás, quando o assunto são as novas ferramentas para criar apresentações de slides.

O Microsoft Sway é uma ferramenta que você pode usar, quando precisa ir além das funções do Powerpoint para criar apresentações de slides com foco no conteúdo.

Especialmente quando é necessário construir um storyline em cima do conteúdo pensado e preparado para a complementar a apresentação.

6. Canva

Uma das ferramentas gratuitas de design mais populares atualmente, o Canva permite a criação de apresentações de slides com gráficos incríveis. O que é uma grande ajuda, principalmente para quem não tem muito domínio de outros programas de criação gráfica, com o Photoshop.

Além de criar apresentações de slides, outros recursos da plataforma permitem a criação de capas de ebook, infográficos, cartões de visita, banners para redes sociais, convites personalizados e mais uma infinidade de peças gráficas.

Você também pode utilizar imagens e templates gratuitos ou pagos do próprio Canva, para personalizar e enriquecer todos os slides de sua apresentação.

Guia apresentação de impactoPowered by Rock Convert

7. Adobe Spark

Uma apresentação de slides não precisa, necessariamente, seguir o modelo de apresentação tradicional, com um slide passando a cada vez.

E este é o grande ponto que coloca o Adobe Spark nesta lista. Através desta ferramenta, é possível criar apresentações de slides em formato de vídeo. Tudo isso, incluindo gráficos, textos e imagens, como em qualquer outra ferramenta.

Para fazer esta pequena “mágica”, o Spark se vale de uma lógica simples: Cada slide atua como se funciona uma cena de um vídeo e, para passar ao próximo slide, é como se passasse para a próxima cena do vídeo.

8. Swipe

Em muitas apresentações, existe a necessidade de inserir coisas nos slides que vão além de fotos, gráficos e textos. Por exemplo, de vez em quando, uma relatório em PDF, um vídeo do Youtube ou um GIF ajudam a complementar o conteúdo.

Com o Swipe, você pode fazer uso destas opções, na hora de criar apresentações de slides. Isso, de maneira rápida e simples.

Através da ferramenta, você também poderá inserir questionários, para facilitar a sua interação direta com o público. Compartilhe a apresentação com seu público, para que possam responder a perguntas para assimilar o conteúdo durante a apresentação, por exemplo.

9. Evernote Presentation Mode

Ainda há outra ferramenta ainda mais simples de para criar apresentações de slides, a partir de suas anotações: O modo de apresentação no Evernote (Evernote Presentation Mode).

Basta escrever suas anotações no Evernote, completando com listas, arquivos e textos, e adicionando imagens e PDFs, para criar grandes apresentações.

Quando for a hora de apresentar, selecione a nota ou notas que deseja apresentar, clique no ícone da tela de projeção e o Evernote fará automaticamente um sumário para as seções da sua apresentação.

Ele transformará suas anotações em slides em tela cheia que, embora não sejam tão simples quanto os slides das demais ferramentas, geralmente são fáceis de ler em qualquer lugar da sala.

A ferramenta não dispõe de transições e animações, mas o Evernote inclui um apontador virtual para que você possa apontar para as coisas mais importantes.

Leia também: Identidade Visual – O que é e qual a importância para a sua empresa

10. Slidebean

Se você quiser pular o tedioso processo da formatação de slides, mas ainda quer criar apresentações detalhadas e que combinem vários itens em cada slide, o Slidebean é a ferramenta certa.

Tudo o que você precisa fazer é escrever um esboço de tipos, digitar cabeçalhos, carregar imagens e inserir detalhes para gráficos. Em seguida, selecione um tema e o Slidebean criará uma apresentação para você, completa e já formatada.

É uma maneira mais eficaz para criar apresentações de slides rapidamente e incluir dados do que na maioria dos outros aplicativos de apresentação.

11. Deckset

A maioria das ferramentas para criar apresentações de slide ajuda você a criar o design dele. Já o Deckset é construído para ajudar você a escrevê-los.

Nele, escreva suas ideias e adicione uma quebra de linha (três traços ou asteriscos) entre cada slide. Você pode incluir imagens, links, incorporações de vídeo e muito mais – com comandos de texto para organizar os itens como quiser.

Em seguida, abra esse arquivo de texto no Deckset e ele irá transformá-lo em uma apresentação automaticamente.

Você pode escolher entre os temas incorporados ou personalizar seus próprios temas personalizados. É uma das maneiras mais rápidas de transformar suas ideias em uma apresentação.

12. Apple Keynote

Você sempre quis fazer uma apresentação como as de Steve Jobs? O Apple Keynote é a ferramenta que pode permitir isso.

O aplicativo de apresentação da Apple vêm gratuitamente com todos os novos dispositivos da Apple e é muito parecido com um Powerpoint simplificado.

Você pode até usá-lo on-line no iCloud.com, para fazer apresentações no Keynote mesmo em um PC e compartilhá-las com outras pessoas.

Quando estiver pronto para apresentar, você pode usar um iPhone para controlar remotamente sua apresentação a partir do seu Mac, ou pode se apresentar on-line gratuitamente com o streaming de apresentações, o Keynote Live.

13. PowerPoint Online

Por fim, você também pode usar o Powerpoint, só que em sua versão online. As versões mais recentes do Powerpoint são mais fáceis de usar, especialmente o aplicativo gratuito Powerpoint Online.

É possível abrir qualquer arquivo do Powerpoint em seu navegador para fazer novas apresentações. A ferramenta conta com opções de formatação de texto, imagem e gráfico.

Ou seja, tem tudo o que você precisa para fazer uma apresentação em um aplicativo mais simplificado.

Ele pode ser executado em todos os lugares, com aplicativos iOS e Android, além do tradicional Microsoft Office para Mac e Windows.

Conclusão

Como você viu, existem muitas opções de ferramentas para criar apresentações de slides, que vão muito além do comum e tradicional Powerpoint.

Opções para todos os gostos e necessidades, desde aquelas mais simples e rápidas, que apenas convertem o seu texto em slides. Até aquelas mais complexas, que facilitam a inclusão de um design impressionante.

Porém, o mais importante é não se esquecer disso: O slide é um suporte e complemento da sua apresentação. Ele não pode ser um protagonista maior que você e o seu conteúdo.

E é exatamente isso que orientamos a partir da Metodologia CDP, que alia os pilares de Conteúdo, Design e Performance, para a construção de apresentações de impacto.

Quer mudar o patamar de suas apresentações de slides? Acesse agora mesma a nossa página de Templates. Lá, você irá encontrar modelos e templates para apresentações de slides que irão levar o seu conteúdo a outro nível!