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Identidade Visual: O que é e qual a importância para a sua empresa

12 minutos para ler
admin
Por Marketing

A identidade visual consiste em um conjunto de símbolos que são construídos de modo a representar uma empresa, um produto ou um serviço. Isto, através das cores, formas e fontes, que são reunidos para traduzir todo o conceito por trás de um negócio.

Se você quer que a sua empresa se destaque no mercado, diante da concorrência, deve saber que a identidade visual é um dos principais canais para o sucesso de qualquer negócio.

Sem uma identidade visual bem definida, é impossível para qualquer empresa se destacar no ramo em que atua. Afinal, uma boa identidade visual faz com que sua empresa apareça e seja lembrada pelos clientes.

Na construção da sua marca, é necessário ter em mente que a identidade visual deve ser impactante e bem diferenciada das demais. Só assim, a sua empresa vai se solidificar e crescer no meio de tantos concorrentes.

É claro que, com tantas opções no mercado, fica muito difícil saber o que pode dar certo para a sua empresa, ou não. É difícil saber o que mais ganhará destaque e o que mais chamará a atenção dos consumidores.

Pensando nessas dificuldades, resolvemos sanar dúvidas sobre o assunto.

Neste artigo, daremos dicas para a construção da identidade visual de sua empresa.

Conheça o conceito e a importância dos aspectos visuais de sua marca, e saiba como avaliar quando é a hora de promover uma mudança de identidade visual em seu negócio.

O que é Identidade Visual

A identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que buscam refletir um marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa como um todo.

Ela abrange itens visuais, tais como:

São os elementos que mostram como é a sua marca e o que ela quer mostrar.

Existem, no mercado, muitas empresas que são lembradas através das suas cores, ou apenas por uma fonte, que representa o seu nome. É muito comum vermos, por exemplo, uma determinada fonte e já associarmos ela à uma marca.

Normalmente, essa identidade visual estará em itens que fazem os outros lembrar da sua empresa, sem estarem fisicamente nela. E esse é um meio poderoso de ser lembrado pelos clientes!

Conheça a diferença entre identidade visual, marca e branding

Apesar da importância da construção de identidade visual para uma empresa, em muitos negócios, a diferença entre identidade visual, marca e branding ainda não é bem estabelecida e conhecida.

Se tratam de conceitos que não são as mesmas coisas e por isso é importante conhecer cada um deles e qual a diferença.

A identidade visual é todo o conjunto de fatores que e envolve o visual da empresa, como o próprio nome já diz. É o fator: como quero ser lembrado?

A marca é o logotipo. Muitas empresas usam o logotipo com desenhos, ilustrações, ou apenas com o nome da empresa.

Seja como for, ele será utilizado em todos os aspectos da identidade visual. Na fachada da empresa, no uniforme dos funcionários, nos blocos de pedidos, nas sacolas, caixas, ele será usado em tudo.

Já o branding envolve todo o processo de criação da empresa. Ele envolve mais do que aspectos visuais ou gráficos, abordando, por exemplo, que tipo de serviços a empresa vai prestar, que clientes quer atingir, como atingir esses clientes, entre outros aspectos.

A importância e os benefícios de uma Identidade Visual

A identidade visual é uma das coisas mais importantes em uma empresa, pois é a porta de entrada para a sua marca. Ela é a primeira coisa que os clientes vão ver ao entrar em contato com a sua empresa.  

Sabe aquela frase, “A primeira impressão é a que fica?”, ela pode muito bem ser utilizada para definir como é importante elaborar um excelente plano visual para a sua empresa.

Se as pessoas não gostarem do que estão vendo, dificilmente irão fazer negócio com a sua empresa.

Para deixar claro essa importância da identidade visual, veja alguns exemplos clássicos que deram certo:

  • Quem não conhece a famosa marca da Apple? A empresa usa apenas uma maçã para ser identificada como uma das marcas mais famosas do mundo;
  • A Ferrari utiliza a cor vermelha e um cavalo para ser lembrada, o que lembra potência e desempenho;
  • E o que dizer do M do MCDonald´s e das cores vermelho e amarelo? O M em arcos é uma marca reconhecida mundialmente.

Veja outros benefícios que sua empresa irá ter, ao investir na construção de uma grande identidade visual:

  • As pessoas ficam envolvidas com a sua empresa, quando gostam do visual que ela têm;
  • Elas se identificam com a sua marca;
  • As pessoas passam a confiar nos seus produtos;
  • Elas passam a acreditar que pertencem àquele lugar, ou à sua marca.

Não resta dúvidas que o público vai ficar tão familiarizadas com o seu negócio, que não vão pensar em outro lugar na hora de adquirir o que desejam.

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O poder da identidade visual

Toda empresa, seja ela pequena, média ou grande, deve se preocupar com a sua imagem e com a sua identidade perante o público.

O conceito visual que é agregado à marca é de vital importância e deve englobar os conceitos básicos que mostram como aquele negócio se coloca no mercado. Ele traz valor, personalidade e, pode sim, trazer novos clientes.

A identidade visual é a maneira com a qual o mundo enxerga a sua empresa. Por isso, veja algumas dicas para a criação da identidade visual de sua empresa:

Cuidado na criação

Como é de extrema importância, a identidade visual de sua empresa precisa ser estudada e muito bem trabalhada.

Para desenvolvê-la da maneira correta, você precisa contar com um amplo estudo, unindo profissionais especializados competentes e, sobretudo, mentes pensantes e atuantes da empresa para passar a sua imagem.

Como dissemos, além do logotipo, a identidade inclui materiais de divulgação, como cartões de visita, websites e até a fachada física da empresa. Ela é a assinatura do negócio e não pode ser malfeita!

Posicionamento da marca

A identidade visual mostra, claramente, com quem a empresa quer conversar.

Uma corporação de tom mais sério, como um escritório de advocacia ou um comércio de produtos sofisticados, com certeza não usará uma gama de cores quentes ou letras divertidas. Ela partirá para tons mais comedidos, estilos mais rebuscados e uma linguagem mais formal.

Por sua vez, um empreendimento voltado para crianças vai apostar em um logotipo divertido, em websites interativos e em fontes bem chamativas.

Observar os elementos básicos do público que se quer atingir é o grande segredo para uma identidade visual de sucesso.

Conheça as cores corretas para o seu público

Atualmente, somos bombardeados por diversos exemplos de sucesso em termos de identidade visual.

Por exemplo, invariavelmente, empresas de fast food têm vermelho em seus logos e em seus restaurantes. Isso porque, além de chamativa, essa cor instiga o apetite.

O branco, por exemplo, passa paz e tranquilidade. Não é à toa que hospitais e consultórios médicos investem pesado em tons claros e amenos.

Vale citar também o azul, que cria a sensação de confiança e de segurança, sendo usado por diversas redes sociais onde você coloca as suas informações pessoais.

Leia também: Saiba como usar a psicologia das cores em seu negócio

Quando é hora de mudar a identidade visual de sua empresa?

O mundo muda todos os dias e as pessoas também. Por isso, é fundamental analisarmos se a nossa empresa está acompanhando essas mudanças, para avaliar como elas irão refletir na identidade visual.

Será que a identidade visual do negócio ainda está atingindo o público alvo? Será que ainda está conseguindo atender as expectativas dos clientes, como fazia antes?

A partir destas perguntas, é possível analisar alguns aspectos que podem levar a uma mudança de visual na sua empresa.

Para realizar esta análise, verifique se sua empresa precisa de mudanças:

  • Minha marca está atual? Verifique se o seu visual atual atende as tecnologias e modernidades do mundo atual. Lembre-se que os seus concorrentes estão mudando e novos estão surgindo. Por isso, fique atento!
  • Meu público alvo é o mesmo? Às vezes, o público vai mudando com o passar dos anos, sem percebermos. Por isso, analise se é necessário a empresa mudar, conforme a evolução do público.
  • A empresa passou por mudanças internas? Por exemplo, se a sua empresa se afiliou com outra, ou passou por uma mudança de direcionamento no produto, é necessário fazer uma alteração no visual da marca, para que ela reflita a nova realidade de seu negócio.

Nesses casos acima, é muito importante mudar a cara da identidade visual do seu negócio, para ele não perder público e presença de mercado. Afinal, para ela se destacar precisa ficar atual e moderno.

5 dicas para desenvolver a identidade visual de sua empresa

A identidade visual de sua empresa precisa ser forte e marcante! Assim, o seu público irá identificar com maior profundidade com a sua marca.

Mas, como criar uma identidade visual? O que você precisa saber antes de definir um conceito e uma linha gráfica? Confira o passo a passo que fizemos para te ajudar nessa missão!

1. Saiba quem é seu público

Antes de começar a pensar em uma identidade visual para a sua empresa, saiba quem vai ter acesso aos materiais que serão produzidos a partir desta linha visual.

Pesquise e descubra aspectos sobre o seu público, tais como a faixa etária, a escolaridade, a localização deles. Também pesquise os hábitos e os gostos do seu público. Saiba tudo o que você puder!

O resultado dessa pesquisa será o seu guia para definir a identidade visual. Depois, é hora de se perguntar se a audiência vai se interessar por isso? Se a resposta for positiva, você estará no caminho certo.

2. Faça um planejamento

Agora que você já sabe exatamente quem é o seu público, é hora de planejar a sua comunicação.

Defina um objetivo a curto e a longo prazo, distribua o seu planejamento de divulgação visual por um período de tempo e se planeje para oferecer tudo o que a sua audiência se interessa. Quanto mais você pensar à frente, menores serão os riscos de você perder clientes.

3. É hora do brainstorm

Agora é hora de criar! Escreva em uma folha A4, em letras garrafais, os interesses do seu público e, em outra, os objetivos do seu planejamento.

Pregue as duas folhas na parede. Elas serão o norte da criação da sua identidade visual. Comece a ter ideias e anote todas. Todas mesmo, sem filtro!

Depois, junte a sua equipe e revise cada ideia. Separe as que tiverem mais alinhadas com os papéis que você pregou na parede, ou seja, com os interesses da sua audiência e com os seus objetivos.

4. Prototipação

Agora que você já tem uma lista de ideias para o conceito da identidade visual de sua empresa, é hora de testá-las.

Idealmente, um designer ou alguém com fortes conhecimentos nesta área deve pegar cada conceito ou caminho e aplicar visualmente à sua marca.

É interessante que ele teste formas, cores e efeitos, até chegar a um resultado que seja impactante e atrativo para a sua audiência.

Finalizado esse processo, ele apresentará a identidade a você. Na hora de aprovar, tenha em mente a pergunta que você deve fazer sempre: a minha audiência vai se interessar por isso? Se a resposta for sim, o conceito tem um grande potencial para ser aprovado.

5. Apresente a sua identidade visual

Assim como é fundamental fazer com que todos da empresa conheçam os aspectos como a missão, a visão e os valores do negócio, é importante apresentar a identidade visual da sua empresa para o público interno.

Explique o conceito, justifique as formas e as cores. Você pode fazer isso escrevendo um post ou criando um vídeo conceitual da sua nova identidade, por exemplo.

Esse tipo de conteúdo vai familiarizar as pessoas de sua empresa com o novo visual e deixá-los mais próximos do conceito que foi escolhido.

Aproveite e peça o feedback deles. Pergunte o que acharam. Quanto mais eles fizerem parte desse processo, mas eles sentirão que a identidade visual também é deles.

Conclusão

A construção de uma identidade visual é um aspecto fundamental para a evolução de qualquer negócio.

É importante ter a preocupação que todos conheçam e se identifiquem com o seu negócio. Assim, ficará mais natural para que as pessoas se lembrem da sua marca.

No entanto, o processo de criação de identidade visual não pode ser “solto”, ele deve seguir um planejamento e sempre se basear em estudos e conhecimento acerca do público de sua empresa.

Além disso, a identidade visual não pode ser uma movimentação de sua empresa que não evolui com o tempo. À medida que as características de seu público e de seu mercado se transformarem, a identidade visual também deve evoluir.

Quando se tratarem de apresentações, a identidade visual de sua empresa deve ser seguida!

Sair dessa linha de identidade visual no design das apresentações de sua empresa pode dar margem a interpretações diferentes, tanto de quem comunica, quanto para quem se comunica.

Por isso, é função da identidade visual fazer com que o público reconheça sua empresa, já no primeiro olhar!

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