A importância de uma apresentação profissional

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admin
Por Marketing

Sabe por que você precisa de uma apresentação profissional?

Imagine a seguinte situação hipotética: você está numa entrevista de emprego e precisa convencer o entrevistador de que você a melhor escolha para a vaga.

Você possui a experiência necessária, é graduado na área exigida pela função e possui todas as habilidades requeridas para assumir aquele posto.

Porém, quando o entrevistador pede para que você se apresente – ou, basicamente, que o convença a contratá-lo – você se enrola, esquece de citar  algumas experiências relevantes, gagueja e… Ops! O entrevistador acaba recrutando um outro candidato.

A situação é fictícia, mas acontece diariamente nos mais diversos cenários. Inclusive nos negócios! Engana-se quem acredita que, se um produto ou serviço possui qualidade, ele se venderá sozinho.

Você conhece as peculiaridades do que sua empresa comercializa, mas os seus clientes não. Para convencê-los, antes mesmo de apresentar o produto ou serviço, é preciso fazer com que eles estejam aptos a recebê-lo.

Apresentação profissional

Não basta você dizer que seu produto ou serviço é o melhor do mundo. Isto todas as empresas já fazem! Para convencer o cliente a ouvir o que você tem a argumentar e, então, realizar uma venda, é preciso demonstrar que a sua empresa possui a solução ideal para resolver um problema dele!

Para abrir caminhos, demonstrar profissionalismo é fundamental.

Como este cliente ainda não o conhece, será preciso passar toda esta credibilidade no pouco tempo de contato que vocês terão, seja por e-mail, telefone ou mesmo na apresentação da sua empresa enviada para avaliação.

Afinal, se não houver competência para demonstrar quem é e o que a sua empresa faz, além dos motivos em optar pelos produtos ou serviços adquiridos por ela, este cliente pode associar que sua empresa também não terá know-how no que lhe foi ofertado.

Venda uma ideia, não produtos ou serviços

Para vender uma ideia, por mais simplória que ela seja, é preciso persuadir a audiência – e isso dependerá da maneira como você a apresenta.

Não se trata apenas da escolha das palavras que serão utilizadas, mas da forma como elas são apresentadas.

Para isso, é fundamental desenvolver materiais que alinhem a identidade visual da sua marca, informações concisas, porém de qualidade, os valores e objetivos da empresa, sempre focando no público que deseja atrair.

Tudo isso com um aspecto bastante profissional! Para alcançar esse objetivo, é necessário envolver mais de uma pessoa na elaboração da apresentação ou até mesmo buscar ajuda profissional terceirizada. Você faz isto com todas as suas ações de comunicação e marketing. Para a apresentação de sua empresa não pode ser diferente

Planejar é preciso!

O planejamento é ferramenta fundamental para o sucesso e suas apresentações. Para passar profissionalismo através do material, avalie, antes de tudo, qual o objetivo pretendido.

Uma palestra em nome da empresa tem um público diferente de uma apresentação comercial, e a atenção a estas minúcias será determinante para atingir suas pretensões.

Por isso, esteja atento ao seu mercado, público, concorrentes e tenha um objetivo bem definido para conduzir o desenvolvimento deste material. Apenas assim será possível atingir as expectativas de sua audiência e construir autoridade.

E você, como desenvolve suas apresentações hoje?