1

Medo de falar em público: O que é e como superar

9 minutos para ler
admin
Por Marketing

O medo de falar em público é uma fobia social que afeta milhões de brasileiros. A Glossofobia, o termo técnico para o medo de falar em público, prejudica o desempenho social e profissional. Por isso, saber superá-lo é muito importante!

O medo é um fator que paralisa muitas pessoas, seja o medo de dirigir, medo de avião, medo de insetos, entre outros. Muitos deixam de fazer tarefas simples do dia a dia, por causa do medo.

Um destes principais medos é o de falar em público. Esse é um medo real e que afeta muito profissionais ao redor do mundo. Ele tem até nome: Glossofobia.

Para se ter uma ideia do impacto do medo de falar em público, em uma pesquisa de 2015, realizada com 3 mil pessoas no Reino Unido, 41% afirmam ter este medo.

O medo de falar em público ganha até mesmo do medo de ter de lidar com problemas financeiros, que é de 22%, e do medo da morte, que é de 19%.  

Porém, superar este medo e se tornar um grande orador é algo possível para qualquer pessoa!

Neste artigo, você vai conhecer o que é o medo de falar em público. Saiba como identificar se você sofre desta fobia e conheça técnicas psicologicamente aceitas para controlá-lo e superá-lo. Confira!

O que é o medo de falar em público?

Em muitas situações, é normal sentirmos medo. Principalmente se sabemos que vamos passar por uma situação de pressão, seja no trabalho ou na nossa vida social.

Porém, para muitas pessoas, o medo de falar em público vai além de uma situação casual e passageira, e passa a se tornar um sério problema. O simples fato de imaginar que algo possa dar errado, durante uma apresentação em público, já é motivo de pânico.

Nessa situação, o medo passa a se transformar em Glossofobia, uma situação mais séria, quando a pessoa não consegue mais se comunicar normalmente, mesmo em pequenos grupos.

Os principais sintomas da Glossofobia são:

  • Ansiedade incontrolável antes de falar em público;
  • A pessoa sente-se fisicamente desconfortável e passa a sentir náuseas e pânico;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Dilatação das pupilas;
  • Aumento da transpiração, entre outras manifestações físicas.

Porque temos medo de falar em público? Conheça os 4 fatores causadores deste medo

O medo de falar em público é um assunto importante em todo o mundo e que mobiliza muitos pesquisadores sobre o tema.

Nas pesquisas e estudos sobre o medo de falar em público, quatro possíveis causas desse transtorno foram identificadas como padrões. Eles são:

1. Psicológicos

Quando somos ameaçados por qualquer coisa ou qualquer situação que seja, nosso corpo responde a isso agitando nosso sistema nervoso, é como uma preparação para o que está por vir.

Para muitas pessoas, o público é encarado como essa ameaça e isso mexe muito com o psicológico, deixando-as desconfortáveis na hora de fazer um discurso ou apresentação em público.

O resultado é que essas pessoas fogem de situações parecidas, não mais querendo estar diante de uma platéia.

2. Pensamentos negativos

Os pensamentos negativos afetam alguns oradores, pois eles esperam muito de si mesmo e acreditam que para falar bem em público é necessário ter talento especial, maestria, habilidades essas que eles acreditam não possuir.

Quem tem pensamentos negativos antes de uma apresentação, encara o seu público como inimigos prontos para criticarem, apontarem os seus defeitos. Sendo que, na verdade, são apenas pessoas comuns esperando para receber informações sobre determinados temas.

3. Situações específicas

Existem vários tipos de pessoas e cada uma tem um psicológico diferente. Enquanto umas são mais ansiosas, outras são mais calmas e assim por diante.

Mas existem algumas situações que contribuem para o aumento do medo de falar em público. Essas situações são:

  • Não possuir prática: Quando não é comum você fazer palestras e discursos em público, é normal você sentir mais medo.
  • Observação: Quando você precisa passar por avaliação em público, quando os seus ouvintes estão ali justamente para te julgar, é muito provável que a sua ansiedade aumente e muito.
  • Diferença de nível: Outra situação que pode prejudicar na hora de falar em público, é se o seu discurso for para uma audiência que possua um grau maior que o seu. Por exemplo, se for para colegas de trabalho com nível de chefia maior.

4. Falta de habilidades para falar em público

Esse é outro fator causador do medo em uma palestra: a falta de habilidade. Para muitas pessoas é muito fácil falar em público, porque já estão acostumadas com isso, ou porque já possuem características em sua personalidade que facilitam a comunicação.

Já para os mais tímidos ou aqueles com menos vivência neste tipo de situação, por exemplo, falar em público fica mais difícil. Ainda mais para quem não está acostumado em fazer palestras.

Como identificar medo de falar em público

Muita gente não sabe que tem medo de falar em público até que suba ao palco em si. Por isso, saber identificar este medo, mesmo na hora de começar a preparar a apresentação em público, é muito importante.

Você é daqueles que esquece do seu principal objetivo ao fazer uma palestra, e foca apenas em você mesmo? Essa é uma indicação de que você tem medo de falar em público.

Outro fator que indica medo na hora de falar com o seu público é sempre pensar no que vai dar errado. Se você só pensa no que pode acontecer de ruim, como uma falha no microfone, um tombo na frente de todos, e está sempre se preparando para as desgraças, esse é um sinal claro de que algo está errado.

Pior do que ter medo de que algo dê errado, é não admitir falhas na hora da sua apresentação. Você quer ter controle de tudo, e isso só aumenta a tensão e o nervosismo.

5 técnicas para perder o medo de falar em público

Quer aprender como perder o seu medo de falar em público? Listamos 5 técnicas para você conseguir isso:

1. Acalme o seu corpo

Controle a sua respiração, diminua a frequência dos seus batimentos cardíacos e tente diminuir a sua tensão muscular antes da apresentação em público.

Esse relaxamento do corpo é importante, pois o organismo produz tensão em situações de medo.

Faça isso durante a preparação do seu discurso e um pouco antes de subir no palco. Você vai entrar calmo e tranquilo e diminuir a sensação do medo de falar em público.

Leia também: 17 técnicas de oratória para apresentações de impacto

2. Reavalie as suas sensações sobre falar em público

Deixe de pensar de modo negativo sobre a experiência de falar ao público e torne isso uma excelente oportunidade de crescimento.

Além disso, reavalie o seu ponto de vista sobre a apresentação. Não pense em como as pessoas vão encarar você e sim em como você encara cada um deles.

Se você pensar que são seus amigos, ficará mais fácil convencer a si mesmo de como pode ser bom falar em público.

3. Mude sua perspectiva

Pense que você está ali para oferecer aos ouvintes algo que os ajudar, uma história que irá transformar a vida deles.

Eles não estão ali para avaliar o seu desempenho. Você está no comando, ajude as pessoas a enxergarem os benefícios de ouvirem o que você têm a dizer.

Isso vai fazer você ir com confiança para a palestra. Pense nisso: eles precisam de mim, pois vou oferecer algo incrível a eles!

4. A preparação é fundamental

A preparação é fundamental para o sucesso. Quanto maior for a sua preparação, menos medo de falar em público você terá.

Mesmo que algo dê errado, se você estiver bem preparado, vai conseguir se sair muito bem, pois terá as informações necessárias para contornar a situação. Seu medo será bem menor se estiver realmente preparado.

5. Encontre mais possibilidades de falar

A experiência pode acabar com o seu medo de falar em público. Quanto mais você falar, melhor será. Por isso, busque oportunidades para dar uma aula, uma palestra ou para fazer um discurso.

A cada discurso você melhora as suas habilidades, avalia o que deu errado da última vez e tem a chance de melhorar. Isso é muito importante para se tornar um bom orador.

Conclusão

Perder o medo de falar em público é algo que irá ser um verdadeiro passo transformador na sua trajetória pessoal e profissional.

Aqueles que adquirem a habilidade de falar bem em frente a outras pessoas, se destacam em diversos meios de suas vidas e criam um caminho verdadeiramente sólido para se tornarem nomes conhecidos.

Através de uma grande palestra ou apresentação, é possível ao orador transformar a vida de sua audiência, criando uma experiência de impacto.

Por isso, se você, ao se preparar para falar em público, tiver o sentimento de que irá criar uma experiência incrível para o seu público em primeiro plano, terá muito mais confiança naquilo que está fazendo. E o medo de falar em público irá ser deixado para trás!

Quer continuar aprendendo sobre técnicas para se tornar um grande orador? A nossa recomendação final é que você conheça, agora, 11 dicas e técnicas para falar bem público.