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Motion Graphics: Conheça tudo sobre esse tipo de vídeo

7 minutos para ler
admin
Por Marketing

O videografismo ou Motion Graphics tem se tornado uma das melhores formas de produzir um vídeo explicativo, com animação, para sua empresa alcançar o sucesso. 

Isso porque esse estilo de vídeo consegue, com facilidade, explicar os conceitos e as ideias de pequenas e de grandes empresas do mercado. 

O vídeo em motion graphics causa um efeito visual positivo e, além disso, a sua produção é mais barata do que outras formas de vídeo. 

O Motion Graphics dá vida ao desenho, ou seja, ao design gráfico, através da animação. O funcionamento desta técnica é simples: os desenhos, como linhas, retângulos, textos, setas, círculos e mapas, ganham vida e movem-se na tela conforme a história vai sendo narrada.

Daí o apelido do Motion Graphics: “Design em movimento”.

Se a sua empresa também quer embarcar nesse novo tipo de vídeo, este artigo poderá ser o ponto de partida.

Nele, explicaremos tudo sobre a técnica de Motion Graphics. Saiba quais os tipos de vídeo desta técnica e conheça os principais benefícios do uso para produções audiovisuais. Confira!

O que é a técnica de Motion Graphics

O termo Motion Graphics significa, em uma tradução aproximada ao português, “gráficos em movimento”

Trata-se de uma técnica audiovisual, na qual estão presentes elementos como o design gráfico, o design de animação e a própria criatividade do animador. Com essa técnica, criam-se vídeos de animação utilizando elementos gráficos e visuais, como linhas, formas e cores. 

Essa forma de criação de vídeos é muito utilizada na TV e no cinema. Porém, também é comum encontrarmos o Motion Graphics em comerciais, vinhetas e até mesmo em vídeos empresariais. 

Isso acontece, principalmente, por se tratar de uma forma mais barata e rápida de se produzir um vídeo corporativo, para uma estratégia de vídeo marketing.

Leia também: O que é Vídeo Marketing – Conheça tudo sobre essa inovadora estratégia de Marketing

Conheça algumas das principais técnicas de produção de vídeos de Motion Graphics: 

  • Motion Graphics em 3D: Neste tipo de produção, as imagens são dispostas de tal modo que seja perceptível a ideia de profundidade e perspectiva, na busca de retratar um ambiente que seja parecido com a realidade. 
  • Motion Graphics em Flat Design: O estilo Flat Design elimina os reflexos, as sombras, os degradês, os pontos de fuga, entre outros elementos. Isso porque o lema desse estilo é eliminar tudo o que não é extremamente necessário. 
  • Motion Graphics em Whiteboard Animation: O Motion Graphics no estilo Whiteboard Animation é um tipo de animação que se inspirou nos professores em sala de aula. O conteúdo passa em um quadro branco, como se estivesse sendo desenhado e escrito por alguém nele.
  • Motion Graphics Infantil: Esta técnica é para atrair as crianças, por isso, se vale muito de cores vivas e chamativas. Neste tipo de vídeo o exagero é permitido, especialmente nas caricaturas dos personagens. Todos esses, elementos que atraem e envolvem as crianças. 
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Como surgiu a técnica

Os uso da técnica de Motion é bem antiga. Georges Mélies, no século XIX, já utilizava técnicas de stop motion em muitos dos seus filmes. Foram essas técnicas que inspiraram o aparecimento do Motion Graphics, anos a frente. 

Outro que era fã da técnica, foi o designer nova-iorquino Saul Bass, que foi considerado por muitos o precursor da técnica. Isso porque ele inovou, ao colocar os créditos finais e iniciais nos filmes. Uma prática utilizada até hoje.

Ele foi o criador dos créditos iniciais de “Psicose”, “Um Corpo que Cai” e “O Pecado Mora ao Lado”.

Não podemos deixar de citar o animador Norman McLaren. Ele foi o pioneiro em fazer animações direto na película, dando inspiração para a atual técnica do Motion Graphics. A sua obra-prima é o filme “Vizinhos”, que ganhou o Oscar de melhor curta-metragem em live action no ano de 1953.

Mas porque o Motion Graphics ficou tão famoso? 

Essa técnica antes, era utilizada apenas em banners animados. Porém, já se popularizou também no cinema e na TV. 

Mas, essa fama aconteceu pois as pessoas notaram que precisavam inovar. E, com a existência de plataformas de vídeos como o Youtube e o avanço das estratégias de vídeo marketing, essa técnica ganhou o mundo e as empresas.

Quais as vantagens de utilizar esta técnica? 

As empresas precisam acompanhar a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação. Pensando nisso, o uso nas suas empresas e em suas estratégias de vídeo marketing ganhou espaço.

Isso porque, entre as vantagens do vídeo neste formato, podemos destacar:

  • O Motion Graphics é mais fácil de produzir: Este tipo de técnica exige bem menos investimentos do que outros tipos de material, como vídeos gravados em ambientes externos ou estúdios;
  • Os vídeos com a técnica são mais divertidos: Eles chamam mais atenção das pessoas, do que os outros formatos de vídeos;
  • Os vídeos são mais leves e mais fáceis de serem entendidos: Devido à própria natureza da animação, permitem abordar e explorar os mais variados temas.
  • Eles despertam maior interesse do público: Os vídeos em Motion Graphics são mais compartilhados e conseguem atingir um maior número de público. O que aumenta os seu contato, com os seus clientes. 

Exemplos de vídeos em Motion Graphics

Conheça alguns exemplos de vídeos em Motion Graphics que a Smartalk produziu para seus clientes e como eles foram aplicados na realidade da empresa.

Quer um vídeo como esse para o seu negócio? Entre em contato conosco hoje mesmo! 

Como aplicar vídeos de Motion Graphics?

Você deve estar se perguntando: Depois do vídeo em Motion Graphics pronto, onde posso utilizá-lo, para obter o resultado esperado? 

Coloque o vídeo da sua empresa nas principais redes sociais. Uma rede que vem sendo pioneira na divulgação de vídeos é o Facebook. 

Os vídeos são bem mais vistos do que as postagens com textos no Facebook.

Isso foi comprovado por uma pesquisa realizada nos EUA, onde constatou-se que os vídeos alcançam 135% mais pessoas do que postagens simples em texto. 

Outra forma de aparecer na internet com vídeos é por meio do Instagram. O engajamento gerado por vídeo pode chegar a ser 84 vezes maior do que outros formatos, permitindo à sua empresa alcançar um número maior de pessoas. 

Outra opção que apresentará resultados valiosos para a sua empresa, é inseri-los no site.

Além de promover aumento no tempo de permanência, os vídeos ainda podem ser utilizados para educar clientes prospectados, sobre os produtos e serviços da empresa, acelerando a conversão no funil de vendas.

Saiba porque investir em vídeos online é uma grande ideia para o seu negócio:

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