1

O que é Vídeo Marketing: Conheça tudo sobre essa inovadora estratégia de Marketing

16 minutos para ler
admin
Por Marketing

O Vídeo Marketing é a estratégia de Marketing de Conteúdo realizada com materiais em vídeo. Ela vêm ganhando muito espaço nas empresas recentemente, dado que o consumo de vídeo está crescendo cada vez mais.

Os vídeos mudaram a forma de consumo de conteúdo na internet, se tornando o formato favorito dos usuários. Uma prova disto, é a expectativa que o tráfego online gerado em 2019 seja composto de 80% por vídeos. 

E isso não é nenhuma surpresa. Afinal, todas as principais redes sociais já possuem recursos exclusivos para vídeos, tamanha a popularidade deste tipo de conteúdo audiovisual.

Se antes o vídeo marketing era visto como uma estratégia secundária, hoje é hoje essencial para as empresas se destacarem e crescerem. Principalmente pela necessidade em educar e mostrar ao público seus produtos e serviços.

Neste artigo, você irá conhecer tudo sobre o vídeo marketing. Saiba o que é e como aplicar esta inovadora estratégia de marketing em sua empresa. Confira!

O que é Vídeo Marketing?

Em resumo, o conceito de Vídeo Marketing nada mais é do que fazer marketing através de vídeos. 

Através da produção e transmissão de conteúdo em vídeo, as empresas que adotam esta estratégia conseguem atrair, converter e reter clientes com uma taxa de eficiência superior à maior parte dos outros formatos de conteúdo.

Para se ter uma ideia, em pesquisa realizada nos EUA, houve a constatação de que uma boa experiência do cliente com um anúncio ou apresentação em vídeo, aumenta a probabilidade de compra em 97%.

Diante destes números, o vídeo marketing como estratégia de marketing para empresas está ganhando espaço a cada ano. Isto se deve, principalmente, pelo fato deste formato de conteúdo poder ser utilizado em diversos tipos de canais e nas várias fases do funil de vendas de uma empresa.

Entre as possibilidades de uso do vídeo em uma estratégia de marketing, podemos destacar:

9 motivos para sua empresa investir em uma estratégia de Vídeo Marketing

Para exemplificar melhor porque e como uma estratégia de vídeo marketing é tão importante para as empresas, selecionamos os principais motivos para apostar nessa estratégia.

Veja a lista, a seguir:

1. Os vídeos vão ajudar no aumento do tráfego para os canais digitais de sua empresa

Um dos principais benefícios dos vídeos é o crescimento do tráfego orgânico, que é fundamental para quem deseja ter sucesso com marketing digital. 

Uma pesquisa feita pela Wyzowl, mostrou que 76% das empresas que usam o vídeo marketing perceberam um aumento no seu tráfego orgânico, devido à adoção da estratégia.

Isso se deve à seguinte combinação: Os usuários desejam conteúdos ricos e objetivos. E o melhor formato para entregar informações de forma rápida, objetiva e visualmente são os vídeos.

Por isso, ao investir neles, sua empresa terá muito mais visibilidade e maiores chances de conseguir visitantes.

Guia apresentação de impactoPowered by Rock Convert

2. Os vídeos irão apresentar um ótimo Retorno sobre o Investimento

O ROI (Retorno sobre o Investimento) é determinado através da capacidade de uma estratégia que sua empresa adotar de trazer resultados concretos para o negócio, como geração de leads e vendas. 

E o vídeo marketing se sai muito bem neste ponto, pois se trata de um formato muito consumido e forte para o ganho de visibilidade.

O mesmo estudo do Wyzowl, já citado anteriormente, mostrou que 83% dos negócios acreditam que vídeos trazem um bom ROI. 

Outra pesquisa, desta vez feita pelo Aberdeen Group, mostrou que empresas que investiram em vídeo marketing tiveram um aumento de 54% em Brand Awareness. 

Assim, como podemos ver, o vídeo marketing irá trazer ótimos resultados e será um investimento rentável para a sua empresa.

3. Os vídeos são conteúdos de fácil consumo

Uma imagem vale mais que mil palavras. Com certeza você já ouviu essa frase e ela não poderia ser mais verdadeira. O público se identifica facilmente com o conteúdo audiovisual, pois ele é mais dinâmico e didático

Além disso, é um formato com alto poder de engajamento e persuasão, já que até mesmo assuntos complexos podem ser explicados facilmente em um vídeo.

Outro ponto a ser observado é a relação entre o cliente e a marca que os vídeos proporcionam. 

Os recursos audiovisuais tornam o conteúdo mais humano e a mensagem de sua empresa é transmitida de forma mais cativante e envolvente, ajudando a emocionar e engajar o espectador.

4. O vídeo é o formato de conteúdo favorito dos dias atuais

O grande poder dos vídeos está em sintetizar várias informações em poucos minutos. E a forma de consumir este conteúdo está cada vez mais variada e democrática. 

Você atingirá um público muito maior, em um espaço de tempo menor em comparação a outras estratégias.

O próprio Google sabe disso e valoriza empresas que utilizam vídeos em seu site e páginas. Afinal, os vídeos entregam uma experiência completa para o usuário, unindo visão, audição e interação, em um só local.

Leia também: Como incluir vídeos na estratégia de endomarketing da sua empresa

5. Os vídeos ajudam a aproximar consumidores e marcas

Atualmente, 7 em cada 10 brasileiros já compram de forma regular pela internet, de acordo com a PwC. Contudo, ainda existe uma certa resistência do consumidor brasileiro, para realizar esse tipo de compra.

Isso se deve, principalmente, pela falta de contato físico com os produtos. Neste ponto, os vídeos são conteúdos ideais para o preenchimento desta lacuna, de forma eficaz e assertiva.

O consumidor não poderá necessariamente tocar o produto, mas poderá ver, de forma detalhada como ele funciona. Assim como poderá descobrir mais sobre a sua empresa, tendo mais informações sobre os produtos e serviços prestados por ela.

Os vídeos podem ajudar em tudo, desde o conhecimento até a construção de reputação. Assim, o cliente se relaciona melhor com sua empresa.

6. Os vídeos possuem destaque em todas as redes sociais

Os vídeos são bastante consumidos também nas mídias sociais, local no qual as pessoas compartilham conteúdos o tempo todo. Por isso, é indiscutível que aplicar o vídeo marketing nas redes sociais irá trazer sucesso para sua empresa.

Com a mensagem transmitida de forma mais prática e direta, os vídeos atraem muito mais visitantes. E, mesmo que cada rede social tenha a sua particularidade, todas elas têm consumidores vorazes por conteúdos em vídeos.

Ou seja, adapte a estratégia para cada rede, pois com certeza terá fantásticos resultados e atrairá cada vez mais visitantes para sua redes sociais.

7. Os vídeos são ótimos formatos para email marketing

Os e-mails que sua empresa envia precisam ser atraentes, de forma a fazer com que o público queira descobrir mais. E, para este objetivo, os vídeos são formatos ótimos!

No entanto, muitas empresas pensam que vídeos não se encaixam dentro do e-mail marketing. Porém, saiba que é possível criar uma campanha de e-mail com vídeos de forma eficiente.

Uma pesquisa do eMarketer descobriu que as empresas que adicionaram vídeos em seus e-mails perceberam a grande diferença que eles fizeram. 55% percebeu um aumento na taxa de clientes, enquanto 41% relatou aumento nos compartilhamentos e reencaminhamentos dos e-mails com vídeos. 

Como podemos ver, unir o vídeo marketing e e-mail marketing poderá fazer diferença nas campanhas da sua empresa.

8. É uma estratégia cada vez mais acessível

Por muitos anos, acreditava-se que, para produzir vídeos, era necessário um conjunto completo de equipamentos robustos e caros. Mas, os formatos de vídeo e equipamentos estão cada vez mais acessíveis, atendendo às necessidades de todos os tipos de empresa. 

Por exemplo, muitos começam sua estratégia de vídeo marketing com a câmera do celular, evoluindo ao longo do tempo.

Outro exemplo são as empresas que investem em vídeos animados, por exemplo, com a técnica de Motion Graphics, que são mais simples e acessíveis financeiramente. O que permite às empresas iniciarem suas estratégias de vídeo marketing em pouco tempo e mesmo com poucos recursos.

9. Para o pós-venda, os vídeos significam retenção e fidelização

Clientes fidelizados serão seus melhores vendedores. Pense em si mesmo enquanto consumidor: você sempre procura por lojas ou empresas conhecidas, ou se não são tão conhecidas, busca por depoimentos e experiências de pessoas já adquiriram com eles. 

Por isso, mais do que atrair novos clientes, é importante trabalhar na retenção e fidelização destes clientes. E os vídeos irão ajudar e muito nisto!

Ao planejar vídeos focados no pós-venda, é possível trabalhar com vídeos personalizados, assegurando qualidade e atendimento focado em pessoas que já confiaram na sua empresa uma vez. 

É sua chance de fortalecer o branding da empresa e os valores internos que a marca possui.

Como aplicar vídeos em todas as etapas do funil de vendas

Antes de você pensar qual é o melhor tipo de vídeo para o seu negócio, é preciso identificar em qual estágio da jornada de compras o seu consumidor está.

Esse percurso nada mais é do que a soma de quatro estágios onde o público pode estar antes de chegar ao momento de compra. Este é o famoso Funil de Vendas e nele, quanto mais profundo for o estágio, mais próximo da compra estará o cliente.

A estratégia de Vídeo Marketing tem como finalidade atrair a persona para o funil, fazendo com que ele cumpra toda a jornada, até chegar à compra do seu produto/serviço.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses estágios e como os vídeos se encaixam nele, a seguir:

Estágio 1: Descoberta

Nessa etapa, assume-se que o seu possível cliente ainda não sabe que tem um problema que pode ser facilmente resolvido pelo seu negócio, tão pouco conhece a sua marca.

Nesse momento, a sua estratégia é oferecer ao público um conteúdo que revele a existência de um problema, aproximando um pouco mais esse usuário do universo da sua marca.

Veja abaixo ótimas opções de vídeos para esse estágio:

  • Webinars e transmissões ao vivo;
  • Vídeos explicativos;
  • Vídeos virais;
  • Vídeo de perguntas e respostas.

Estágio 2: Reconhecimento

Se a persona deu um passo à frente, provavelmente está procurando se informar mais sobre esse problema. É nesse momento que a geração de leads e assinaturas para a sua marca aumenta.

Nessa etapa, apresente um material relevante e informativo, que não só consiga capacitar os espectadores, mar gerar mais autoridade para o seu negócio.

Excelentes opções de vídeos que podem ser aproveitadas nesse estágio são:

  • Webinars e transmissões ao vivo;
  • Entrevistas com especialistas;
  • Vlog;
  • Vídeos explicativos.

Estágio 3: Consideração

O público já sabe que está diante de um problema e inicia a busca de uma solução. É o momento de você mostrar do que a sua marca é capaz!

Apresente às pessoas desse estágio algumas forma de resolver esse conflito. Alguns tipos de vídeos podem ser usados no estágio de Consideração:

  • Tutoriais;
  • Vídeos de produtos;
  • Resenhas e depoimentos;
  • Entrevistas.

Estágio 4: Decisão de compra

A persona que chegou neste patamar já está convicta de que precisa de um produto/serviço que resolva o seu problema. Agora, ela pesquisa as melhores opções no mercado.

Antes de tomar a decisão de compra, o público ouvirá depoimentos de clientes, analisará o melhor custo-benefício das opções e pode fazer testes com algumas marcas, procurando selecionar a opção ideal.

Não deixe a sua persona ficar indecisa: certifique que o seu produto ou serviço é a melhor opção para investir e dê motivos suficientes para que o público escolha a sua marca.

Não tenha medo de apresentar valores, pois nesse estágio, tudo que o público deseja é comprar com mais segurança.

Os tipos de vídeos certeiros para essa etapa são:

  • Vídeos institucionais ou corporativos;
  • Vídeos comerciais,
  • Apresentação do produto e suas funcionalidades;
  • Resenhas e testemunhos.

Quer saber como os vídeos podem ajudar o processo de vendas da sua empresa?

Baixe agora mesmo o guia sobre o Uso de Vídeos no Processo de Vendas e aprenda utilizá-los para obter melhores resultados em seu negócio.

Basta clicar no banner a seguir.

Como utilizar vídeos no processo de vendasPowered by Rock Convert

5 passos para criar uma estratégia de Vídeo Marketing para o seu negócio

Agora que você já sabe que tipo de estratégia de Vídeo Marketing se relacionam com as etapas da jornada de compras, chegou a hora de apresentarmos um guia com as melhores dicas para elaborar conteúdos incríveis para a sua marca.

Veja, a seguir, os 5 passos para construir uma estratégia de Vídeo Marketing em sua empresa:

1. Mapeie seus objetivos

Pensar em criar as melhores estratégias de Vídeo Marketing depende de uma motivação muito bem definida.

Por isso, defina se a finalidade do seu conteúdo será a conversão ou engajamento, dentre outras opções.

Traçar uma meta é importante para analisar se o desempenho dos seus vídeos serão compatíveis com o que você espera.

2. Defina a sua persona

A persona é a forma como se procura representar o seu público, a partir de uma figura fictícia, determinando características como: motivações, desejos, medos, objetivos e outros pontos cruciais.

Para ter uma noção de qual será a melhor estratégia de Vídeo Marketing para o seu público, responda de forma certeira as perguntas abaixo:

  • Quais as redes preferidas do seu público?
  • Em que meio eles preferem assistir conteúdos em vídeo?
  • Quais as formatos de vídeo mais consumidos?
  • Qual a disponibilidade do seu público para assistir vídeos?
  • De que forma o seu público se beneficiará com os seu videos?

3. Estabeleça os tipos de vídeos que irá produzir

Depois de conhecer muito bem a sua persona, você conseguirá saber qual formato de vídeo vai se encaixar perfeitamente com o seu público.

Um bom caminho é pesquisar o que a sua audiência comenta nos vídeos das marcas concorrentes. Que tipo de informações podem ser encontradas e o que esse público tem requisitado de conteúdo nesses vídeos.

Para poder propor algo fora da caixa, é sempre bom pensar no que falta na concorrência e se aproveitar de vídeos que não são muito utilizados. Esteja sempre alerta!

4. Selecione os canais em que irá atuar com os vídeos

As redes sociais são uma realidade para todos os públicos possíveis. Por isso, o seu dever, ao estabelecer a melhor estratégia de Vídeo Marketing para o seu negócio, é saber determinar o melhor canal para hospedar o seu conteúdo.

Além de saber as preferências da persona, também é importante analisar em quais redes cabem os formatos de vídeos adequados.

Por exemplo, o Twitter é muito usado para chamadas ao vivo no Twitter Live. O YouTube tudo, por sua vez, é compatível com diversos tipos de conteúdos de vídeo.

Se a sua persona é do meio empresarial, o LinkedIn é uma boa dica para alocar o seu conteúdo.

Já se essa audiência curte canais alternativos, você pode optar tanto pelo Tumblr ou Vimeo. Decida o que for mais conveniente dentro das análises de público e mercado.

5. Tenha um calendário editorial

Para você acompanhar melhor o andamento da sua estratégia de vídeo marketing, faça um planejamento editorial definindo o melhor cronograma para a inserção dos vídeos, de acordo com interesse da sua marca.

Fazendo a análise do que seu público consome, como a concorrência trabalha e as vantagens do seu negócio é possível determinar a frequência e periodicidade dos seus vídeos.

Faça testes avaliando os melhores horários de publicação para obter cada vez mais impacto e engajamento da sua persona.

Conclusão

Como vimos, o vídeo é uma ferramenta indispensável se a sua marca pretende buscar novos horizontes no cenário digital. Eles, além de acessíveis ao seu público, permitem transmitir uma imagem diferenciada de sua empresa.

Por isso não deixe de definir e planejar as melhores estratégias, oferecendo um conteúdo sincero, dinâmico e interativo para os seguidores de sua marca.

Prometer mundos e fundos para os clientes já é coisa do passado. Seu público quer estar próximo de marcas que ofereçam ideias concretas e os vídeos são o espelho da realidade.

Quer continuar aprendendo sobre os vídeos e como eles podem ajudar a transformar a comunicação de sua empresa? ‘Confira a nossa trilha de artigos sobre os diversos tipos de vídeos e saiba qual escolher, para montar a estratégia de sua empresa:

Vídeo de apresentação profissional: O que é e porque criar um para sua empresa

Vídeos animados: Como criar e quais ferramentas utilizar?

Vídeo de produto: O que é e como vender mais com ele

Vídeo Institucional: O que é e como criar para a sua empresa

Vídeos de vendas: O que são e como criar para a sua empresa

Powered by Rock Convert

Vai sair de mãos vazias?

Conheça o poder dos vídeos e como usá-los corretamente no processo de vendas

Venda mais usando os vídeos durante o processo.  Baixe o nosso ebook gratuito e comece agora mesmo
BAIXAR EBOOK AGORA
close-link