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Conheça os 4 I’s dos eventos de alto impacto

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admin
Por Marketing

“Eventos corporativos– Este é um termo que deixa muita gente nervosa. Afinal, promover um evento de alto impacto de sucesso e que fique na mente das pessoas, é algo que nem todas as empresas conseguem.

De um modo geral, todos os eventos corporativos possuem uma mesma intenção: criar uma mensagem que inspire o público a evoluir em suas carreiras e nas funções corporativas.

Mas, como garantir que este objetivo seja alcançado, mantendo a atenção e o engajamento daqueles que participam de tais eventos?

Esta, sem dúvidas, é a maior barreira que toda empresa que organize um evento corporativo deve se preocupar em superar.

Neste artigo, iremos apresentar a você 4 elementos-chave que devem fazer parte de todos os eventos de alto impacto. Conheça a regra dos 4 I’s dos eventos corporativos de sucesso.

Porque os eventos corporativos são importantes?

Em sua essência, todos os eventos corporativos têm o mesmo objetivo básico: transmitir uma mensagem que deixe os participantes inspirados a agir.

No entanto, os eventos podem ter resultados muito distintos. Alguns eventos (provavelmente a maioria dos quais você já participou) tendem a fazer com que as pessoas adormeçam em seus assentos, se contorçam de tédio ou simplesmente deixem o evento sem as novas ideias e inspirações que deveriam levar consigo.

Outros, no entanto, podem ser emocionalmente e profissionalmente fascinantes. Eles podem causar um impacto inesquecível e transformador nos participantes e na comunidade em geral

Exemplos desses eventos são os TED Talks. Os TEDs não só atraem renomados palestrantes e convidados a cada ano, mas também resultaram em uma biblioteca de conteúdo pós-evento de classe mundial que oferece aos participantes a chance de revisitar a experiência várias vezes.

Se você está planejando um próximo evento corporativo em sua empresa, pode se sentir até intimidado por alguns destes fatores. Mas, pode ter certeza de que vale a pena o esforço. Afinal:

  • Estar perto de outras pessoas torna as mensagens mais memoráveis. Estudos mostram que 33% das pessoas se lembram das informações que ouviram quando estiveram com outras pessoas.
  • As experiências em grupo são mais duradouras. 61% das pessoas dizem que ter uma experiência em grupo molda a maneira com a qual elas pensam sobre essa mesma experiência e o impacto que ela teve.

Os 4 I’s dos eventos de alto impacto

Para garantir que o próximo evento corporativo de sua empresa seja bem-sucedido, é preciso se comprometer a torná-lo uma experiência memorável e poderosa

Você consegue isso utilizando os 4 elementos-chave, que identificamos como os 4 I’s de eventos impactantes:

  • Inclusão
  • Imersão
  • Intimidade
  • Inspiração

Ao manter cada um destes aspectos em mente, ao planejar os eventos corporativos de alto impacto em sua empresa, você produzirá uma experiência que efetivamente transmitirá uma mensagem aos presentes. E que os envolverá de uma maneira que os inspirem a evoluir.

Conheça os 4 I’s de eventos corporativos de alto impacto:

1. Procure criar eventos Inclusivos

Um público em um evento corporativo quer se sentir incluído, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Na era atual de tecnologia e inteligência artificial, as pessoas realmente preferem experiências personalizadas, ao lidar com empresas e marcas. O que significa que elas querem que seu evento seja personalizado para elas, e não algo genérico ou forçado.

Quando falamos de inclusão, em eventos corporativos, não necessariamente estamos falando de aspectos físicos.

Os participantes deste tipo de evento querem que suas necessidades sejam atendidas e que tenham algo a fazer enquanto estiverem lá. Algumas estratégias para incluir ativamente os participantes são:

  • Realize enquetes, pesquisas e pequenos testes durante o evento;
  • Crie campanhas em redes sociais, por exemplo, com uma hashtag alusiva ao evento;
  • Tenha uma opção virtual, para aqueles que não conseguem ir presencialmente ao evento;
  • Incentive as pessoas a compartilharem fotos que tiraram do evento, em suas redes sociais.

Veja também: 3 recursos para aumentar engajamento e melhorar experiência do público em eventos

2. Crie um evento Imersivo para o seu público

Para que um evento corporativo consiga envolver a audiência, é preciso conduzi-las para uma história que você está contando durante o evento.

É preciso transportá-las para fora de suas rotinas diárias e criar uma realidade física ou existencial que pareça completamente nova.

Um evento pode ser imersivo de várias maneiras:

  • Você pode manipular a iluminação ou a decoração para tornar o espaço diferente;
  • É possível oferecer experiências interativas, que podem servir como uma demarcação simbólica ou física de que o espaço do evento é separado do mundo real;
  • Se for possível, você poderá pedir aos convidados que deixem seus dispositivos tecnológicos de lado, para que eles se concentrem no que está acontecendo no evento e deixem de lado o mundo externo.

A imersão ajuda a criar um evento de alto impacto, porque oferece uma experiência completamente diferente da rotina diária de um participante.

Este aspecto também ajuda a remover distrações, o que reduz a chance de a atenção dos participantes ser reduzida, durante o evento.

Veja também: Como utilizar o storytelling para construir a programação de eventos

3. Crie um senso de Intimidade (mesmo em eventos corporativos)

Há uma boa chance de que parte das apresentações que irão compor o evento sejam baseadas em dados e números.

No entanto, é difícil fazer com que um evento corporativo seja de alto impacto, quando as apresentações dele concentram-se apenas na “frieza dos números”.

Por isso, permita que as pessoas se conectem umas com as outras, facilitando momentos de conexão humana nos eventos corporativos de sua empresa. Isso ajudará os participantes a sentirem um vínculo pessoal com sua marca e a fidelizá-la.

Para promover a intimidade em seu evento, planeje atividades direcionadas simplesmente para a socialização, ou aquelas que exigem interação entre pequenos grupos de participantes.

Veja também: 8 dicas para Eventos Corporativos – Conheça o que dizem os especialistas sobre a organização de eventos corporativos de sucesso

4. Não se esqueça do fator Inspiração dos eventos de alto impacto

Se você quer que o evento corporativo de sua empresa permaneça na memória das pessoas, será precisa apelar para as emoções delas e não apenas estimular suas mentes.

Estudos recentes mostraram que as emoções têm um impacto significativo na atenção, codificação e recuperação de informações. Por isso, concentre-se em criar um evento inspirador, não apenas informativo.

Não é preciso fazer um discurso que altere o mundo (como as apresentações de Steve Jobs ou de Martin Luther King) para criar um momento inspirador em seu evento

Existem algumas maneiras mais simples para criar emoções e causar um impacto duradouro naqueles que participam de um eventos corporativo.

Tais como:

  • Organize concursos e desafios para animar e estimular a audiência do evento;
  • Leve grandes palestrantes especializados em entregar mensagens emocionantes;
  • Inclua depoimentos em vídeo de clientes, que podem oferecer histórias de sucesso.

Conclusão

No final do dia, se você quiser que o evento de sua empresa tenha sucesso, é preciso criar uma impressão positiva sobre as pessoas que estão lá.

E, seguindo o modelo dos 4 I’s, é possível garantir que será criada uma experiência duradoura quando as pessoas o deixarem.

Por isso, se a ideia é produzir eventos corporativos que sejam agradáveis, personalizados, memoráveis e humanos, procure garantir que as pessoas continuem pensando nas mensagens passadas, mesmo após saírem do espaço do evento.

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