1

Os 15 melhores palestrantes do Brasil

12 minutos para ler
admin
Por Marketing

Conheça a lista com os 15 melhores palestrantes do Brasil. Saiba os fatores que enriquecem as apresentações destes nomes incríveis.

Todo mundo que frequentou alguma boa palestra um dia, se lembra daquela frase ou história contada por uma grande palestrante e que acendeu uma poderosa chama em si.

Por isso, uma boa palestra pode ser um verdadeiro ponto de virada na vida de quem a assiste.

Não por acaso, a indústria das palestras movimenta, por ano, cerca de US$ 12 bilhões no mundo e R$ 100 milhões no Brasil.

Neste artigo, relacionamos os 15 melhores palestrantes do Brasil. Conheça as características e aspectos destes palestrantes famosos, que percorrem todo o Brasil e o mundo com suas apresentações de impacto. Confira!

Como montamos esta lista?

Montar listas com os melhores de qualquer coisa não é uma tarefa simples. 

Sempre se envolvem preferências pessoais, como de alinhamento de ideias ou mesmo gosto por determinada forma de se comunicar. 

Por exemplo, para criar a lista com as melhores ferramentas gratuitas para criar apresentações de slides, ouvimos os especialistas em design da Smartalk, que ofereceram suas impressões técnicas sobre o tema.

Para montar esta lista, procuramos listar aqueles que melhor associam três fatores que consideramos cruciais para a boa comunicação:

  • Conteúdo;
  • Design, e;
  • Performance.

Estes três fatores, em conjunto, formam a Metodologia CDP, que é a filosofia que seguimos para orientar, treinar e a avaliar as apresentações e palestras de nossos clientes.

A partir da Metodologia, é possível construir apresentações ricas, que envolvem e cativam o público, a partir da junção de um Conteúdo com profundidade, qualidades do apresentador (Performance) e um Design que chama a atenção e ajuda a contar a história.

Quer saber mais sobre a Metodologia CDP? Então leia o nosso artigo completo, explicando como ela funciona na construção de apresentações de impacto.

Os 15 melhores palestrantes do Brasil

1. Mário Sérgio Cortella

Há mais de dez anos, o filósofo Mário Sérgio Cortella, é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil.

Sua agenda costuma estar sempre cheia por ao menos seis meses, palestrando até mesmo aos sábados. São cerca de 20 apresentações por mês, além de participações em televisão e rádio.

Com mais de dez livros publicados, Cortella tem ganhado destaque ao abordar assuntos polêmicos e filosóficos, que estão presentes no dia a dia de todos com muito didatismo e facilidade.

Vídeos com falas dele viralizam cada vez mais, tornando Cortella um sucesso ainda maior e fazendo com que as entradas para suas palestras se esgotem rapidamente.



Em suas apresentações, Cortella faz o público refletir sobre temas como ética profissional e relações interpessoais. Com assuntos que variam de motivação e felicidade, a comportamento e, principalmente, educação.

Com sua fala calma e recheada de pausas, Cortella faz o uso constante do storytelling e parábolas históricas para convidar o leitor a refletir com ele.

Veja um dos trechos mais populares de uma palestra de Mário Sérgio Cortella:

2. Leila Navarro

Leila Navarro é conhecida como o “Viagra empresarial”, já que suas palestras são recheadas de energia e costumam estimular as pessoas a buscarem resultados melhores no trabalho.

Há mais de 15 anos no mercado, já fez palestras em vários países da Europa e América Latina.

Abordando temas como liderança, gestão de pessoas, empreendedorismo e inovação, já foi assistida por mais de um milhão de pessoas.

Com performances bem teatrais, Leila diz que gosta de usar suas palestras para preparar pessoas e as organizações para um mercado altamente competitivo.

É um bom exemplo de comunicação assertiva e como utilizar este aspecto para envolver e engajar o público.

Veja o trecho de uma das palestras de Leila Navarro:

3. Clóvis de Barros Filho

O jornalista, advogado e professor Clóvis de Barros Filho iniciou sua carreira de palestrantes em 2004 e, desde então, se consolidou como um dos principais nomes da área no Brasil.

Com estilo calmo e de fala pausada, mas com certa dose de ironia e acidez em suas apresentações, Barros Filho demonstra segurança e amplo domínio de temas como Filosofia, Direito e Sociedade, quesitos fundamentais para o sucesso em uma palestra.

O motivo para que Clóvis de Barros Filho esteja nesta lista se deve ao fato de que, em suas palestras, ele sempre faz perguntas provocativas ao público, que os leva a pensar e refletir sobre sua própria.

Um dos pontos principais para uma apresentação de impacto: focar no público como protagonista da jornada.

Veja, a seguir, a palestra de Clóvis de Barros Filho no TEDxSaoPaulo, em 2016:

4. Lars Grael

Atleta mundialmente reconhecido, medalhista olímpico em 19888 e 1996 e com diversos programas sociais que gerencia, Lars Grael é um dos palestrantes mais famosos do Brasil.

Ao ministrar palestras, Grael enfatiza a dedicação ao esporte em sua vida e como isso moldou seu caráter. 

É um dos mais bem avaliados palestrantes em todo o país, falando sempre sobre superação, inovação, trabalho em equipe, deficiência física, entre outros assuntos de grande interesse.

Confira trechos de uma das palestras ministradas por Lars Grael:

5. Pedro Janot

O executivo Pedro Janot é um dos melhores palestrantes brasileiros.

Entre os grandes marcos de sua trajetória, Janot trouxe a franquia de jóias Zara ao Brasil, expandiu a estrutura e as operações da Richards e topou o desafio de lançar a Azul no mercado nacional.

Situações difíceis nunca impediram Janot de enxergar o lado positivo. Nem mesmo quando em 2011, ele sofreu um acidente que o deixou tetraplégico.

Ao invés de ter nesse episódio o fim de sua carreira, Janot encontrou um recomeço como empreendedor. 

Guia apresentação de impactoPowered by Rock Convert

Após o acidente, ele se manteve no Conselho da Azul, escreveu o livro “Maestro de Voo” e também fundou a Contravento, uma consultoria para o varejo de moda.

O uso do storytelling e de aspectos de comunicação como a Jornada do Herói, fazem de suas palestras verdadeiros momentos de reflexão e motivação.

Veja o trecho de uma das palestras de Pedro Janot:

6. Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel foi capitão do Bope, o Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro. Ele escreveu suas experiências em dois livros, que deram origem aos filmes Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2 (2010).

Aos 44 anos, trouxe todo o aprendizado militar para o mundo das palestras.

O tema delas sempre gira em torno da superação de desafios, foco no resultado e trabalho em equipe.

Usando histórias da época em que subia os temidos morros cariocas para caçar traficantes, ele ilustra situações que todos vivem e mostra como se pode vencer esses desafios.

Preste atenção na performance dele. Falando sempre em tom militar, como se estivesse se dirigindo à tropa, é capaz de prender a atenção dos espectadores com muita facilidade.

Veja o trecho de uma das palestras de Rodrigo Pimentel:

7. Amyr Klink

Palestrante veterano, Amyr Klink já deu mais de 2000 palestras tanto no Brasil quando fora.

Ele cruzou o Oceano Atlântico a remo e ficou 13 meses sozinho em um veleiro na Antártica. 

Assunto não falta nas palestras de Amyr e elas sempre são únicas, pois ele faz adequações do que apresenta, de acordo com o público que o ouvirá.

O que deixa sua mensagem sempre adequada ao objetivo pretendido.

Confira o trecho de uma das palestras de Amyr Klink:

8. Bernardinho

Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho, se tornou um dos grandes palestrantes da atualidade.

Ele foi jogador de vôlei e técnico das seleções masculina e feminina. Como técnico da Seleção Brasileira Masculina, ele ganhou a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 2004 e 2016.

Muito requisitado para palestras, Bernardinho costuma encher os locais onde se apresenta, usando suas experiências pessoais no esporte para falar sobre liderança, superação, motivação e trabalho em equipe.

Fatores que fizeram com que um dos maiores nomes do esporte brasileiro torna-se um dos maiores palestrantes brasileiros.

Veja, a seguir, uma palestra de Bernardinho, na qual ele fala sobre Motivação:

9. Max Gehringer

O ex-executivo Max Gehringer, estrela dos programas de televisão e de rádio, também é um dos principais palestrantes brasileiros.

Max usa todo a experiência adquirida na TV e no rádio para falar de maneira clara, simples e objetiva sobre mercado de trabalho, política corporativa e gestão de negócios.

Veja, a seguir, um trecho de uma das palestras do ex-presidente de empresas como Pepsi e Pulmann:

10. Karina Oliani

Karina Oliani é médica, instrutora de mergulho, piloto de helicóptero e no ano de 2013, atingiu o topo do Monte Everest. 

Com todo esse histórico, ela é uma referência quando se trata de esportes de aventura, utilizando suas experiências para fazer analogias com as vidas dos funcionários de uma empresa. 

Porque construir narrativas para seu eventoPowered by Rock Convert

Ela sempre fala sobre coragem, ousadia, motivação, pioneirismo e comprometimento, incentivando sua plateia a encarar qualquer desafio com garra e com determinação.

Confira trechos das palestras de Karina Oliani:

11. Gustavo Caetano

Gustavo Caetano foi eleito o possuidor de uma das 50 mentes mais inovadoras do país. 

Ele é o fundador da Samba Tech, startup que criou ainda no ano de 2009. Caetano ainda foi eleito um das 15 figuras mais influentes do Brasil, pela publicação GQ Magazine.

Por seu perfil tão inovador, ele foi apontado como o “Mark Zuckerberg brasileiro” pelo website americano Business Insider. 

Em suas apresentações, ele deixa claro que toda empresa pode inovar com o uso das mesmas técnicas que empresas embrionárias como startups o fazem.

Confira trechos de uma das palestras de Gustavo Caetano:

12. Ranimiro Lotufo Neto

Depois de sofrer um acidente em 1995, o modelo internacional Ranimiro Neto foi obrigado a interromper sua carreira. 

Em decorrência deste acidente, ele perdeu a perna esquerda. Mas a necessidade de aventura fez com que ele superasse qualquer dificuldade. 

Com falas ligadas à superação de limites, resiliência e motivação, ele cativa qualquer plateia. E continua praticando esportes radicais, além de fazer escalada, trekking e praticar parapente.

Confira trechos de uma das palestras de Ranimiro Lotufo Neto:

13. Fernando Henrique Cardoso

O ex-presidente da República e imortal da Academia Brasileira de Letras, Fernando Henrique Cardoso, é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil.

Em suas palestras, FHC aborda assuntos relacionados ao perfil econômico, social e político do país.

Ele também faz sucesso com palestras que abordam políticas de combate às drogas.

Como fala quatro idiomas e é uma pessoa reconhecida internacionalmente, o ex-presidente participa de palestras em todo o mundo.

Veja o trecho de uma das palestras do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso:

14. Ricardo Amorim

É possível falar de um tema repleto de dados e aspectos técnicos, como é a Economia, de forma desenvolta e interessante?

Ricardo Amorim, considerado pela Forbes como o Economista mais influente do Brasil, prova que sim.

Em suas palestras o economista, que também é empresário, colunista e apresentador de TV, aborda os aspectos da economia brasileira de forma leve e didática. 

Mesmo que, para isso, tenha que fazer uso de dados e estatísticas não tão acessíveis para a maioria do público.

Fatores que ajudam a compreender o porquê ele é o único brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speaker’s Corner.

Veja o trecho de uma das palestras de Ricardo Amorim:

15. Ricardo Trajano

Em 1973, um acidente aéreo deixou 123 mortos após um avião da Varig pegar fogo e fazer um pouso forçado em Paris. 

Apenas um passageiro sobreviveu, seu nome é Ricardo Trajano.

E a Smartalk teve o prazer de poder ajudar o Ricardo a contar sua história nas palestras de todo o Brasil.

Confira o case de Ricardo Trajano e saiba como a Smartalk ajudou a transformar a forma com a qual ele transmite a sua história:


A sua empresa vai organizar algum evento corporativo?

Seja um pequeno evento, reunindo apenas algumas equipes de sua empresa, ou a conferência global de sua marca, o planejamento será o diferencial para que seja oferecida uma grande experiência aos participantes. 

Com este guia, você poderá guiar o processo de planejamento de um evento corporativo.

Para baixá-lo, basta clicar AQUI ou no banner abaixo:

Powered by Rock Convert

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link