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Posicionamento de mercado: O que é e como construir em seu negócio

10 minutos para ler
admin
Por Marketing

A estratégia de posicionamento de mercado é o conjunto de táticas que a empresa adota, para conquistar a primeira posição na mente do consumidor. Trata-se de uma estratégia essencial para aumentar a procura pelo produto, as vendas e seu valor atribuído.

Destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo é um desafio diário. Para isso, sobretudo, é preciso entender a importância do posicionamento de mercado, mas também de como construir isso. 

Esse, aliás, não é um processo que possa ser feito sem estratégia e as ferramentas certas. Afinal, o público percebe quando o seu posicionamento não é verdadeiro.

Por isso, é fundamental em primeiro lugar que o posicionamento da empresa esteja alinhado com os valores dela. 

Assim, será mais fácil de passar essa mensagem aos consumidores e fidelizar aqueles que se identifiquem. Além disso, você aumenta o seu potencial de abranger cada vez mais pessoas e até mesmo tornar-se uma referência entre os concorrentes. 

Sem dúvida, um bom posicionamento é peça chave para uma empresa aparecer no mercado. 

Por isso, nesse artigo você entenderá melhor como construir uma estratégia de posicionamento de mercado e quais as vantagens para o seu negócio. Confira!

O que é posicionamento de mercado

Para entender o conceito de posicionamento de mercado é possível recorrer ao especialista em marketing Philip Kotler. Ele é um dos profissionais de marketing mais reconhecidos no mundo e define o conceito da seguinte forma:

“A ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo.”

Portanto, pode-se entender isso como o conjunto de estratégias que visa dimensionar a imagem da empresa, para que ela esteja mais em evidência. 

Vale considerar que essa estratégia precisa estar bem alinhada entre todos da empresa. Isso pode partir de uma segmentação na empresa ou não. O importante é que o posicionamento definido esteja presente em todas as etapas do produto ou serviço final.

O posicionamento é a ferramenta que faz com que o público lembre mais da sua empresa, seja pelo serviço ou produto que ela oferece. É dessa forma que a sua empresa pode ocupar cada vez mais espaço no mercado.

Leia também: Posicionamento de marca – O que é e como construir uma estratégia para sua empresa

Qual a importância do posicionamento de mercado para uma empresa?

Mas, afinal, por que construir um posicionamento de mercado? Entenda que, na verdade, esse posicionamento, conforme dito acima, são estratégias que resultam em ações e resultados. Tudo isso é pensado com base nos fundamentos do marketing.

Apesar de o objetivo final ser resultados lucrativos para a sua empresa, isso envolve muito mais ganhos ao negócio. Isso porque esse posicionamento é pensado através da construção de autoridade e referência de mercado.

Essas estratégias precisam ter como embasamento alguns critérios para serem colocadas em prática. Confira os mais importantes:

  • Importância;
  • Lucratividade;
  • Acessibilidade;
  • Superioridade;
  • Exclusividade;
  • Destaque.

Além disso, vale considerar que a relevância em questão abordada aqui é em consideração ao seu público-alvo. 

É por isso que você deve sempre pensar nele antes de determinar qualquer estratégia: quanto mais bem definido ele for, melhor.

Sendo assim, “construir autoridade e referência” significa ser lembrado. Em outras palavras, significa estar na cabeça do público e até mesmo dos concorrentes em muitos casos.

Portanto, quando citarem o mercado em que sua empresa atua, o nome dela sempre estará associado a ele. Isso, é claro, colabora para a própria identidade da empresa. No fim das contas, uma coisa levará à outra.

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Como construir o mapa de posicionamento de mercado

Conforme já salientado, é preciso ter a noção básica de que um posicionamento de mercado é criado de forma organizada e estratégica. 

Para isso, portanto, utiliza-se uma ferramenta estratégica denominada de mapa de posicionamento.

Esse mapa permite que você possa analisar com clareza o seu negócio. Isso significa identificar os pontos positivos e negativos dele, mas, sobretudo, aquilo que possui mais potencial para se destacar. 

Veja, a seguir, como construir o mapa de posicionamento de mercado para alavancar os seus negócios perante os seus concorrentes:

1. Segmente a sua audiência

Segmentar o mercado em que atua é a melhor forma de conseguir um bom posicionamento. Isso porque ao identificar potenciais consumidores com expectativas e necessidades iguais, você conseguirá atendê-los melhor. 

E isso ainda ajudará a definir quais produtos ou serviços você oferece melhor que os seus concorrentes.

Além disso, a segmentação também possibilita entender quais são as carências do mercado, sendo possível, assim, criar novos produtos ou serviços para atender essas demandas. 

Ainda, permite estudar a concorrência e conhecer o contexto econômico da região em que está inserido.

Algumas ferramentas de gestão, como a análise SWOT, por exemplo, podem ajudá-lo nesse processo.

2. Defina o core business do negócio

O core business pode ser definido como o ponto forte de uma empresa, ou seja, aquilo o que a torna competitiva no mercado e a mantém na frente dos seus concorrentes. 

Ele pode estar relacionado aos produtos ou serviços mais vendidos pela empresa, por exemplo, assim como às estratégias que ela utiliza para se destacar.

Ao definir qual é o “carro-chefe” da empresa, é possível explorar os potenciais que este produto ou serviço possui para atrair o público.

3. Conheça o comportamento dos seus consumidores

Após entender o mercado e aquilo que a sua empresa tem de melhor, crie o mapa com os vetores determinados. Lembre-se de que é preciso conhecer o comportamento dos consumidores, por isso é importante captar o máximo de informações e feedbacks.

O mapa de posicionamento permite justamente identificar o que você possui de destaque para o público-alvo em potencial. 

A partir disso o empreendedor fica mais apto a enxergar melhor a sua empresa. Ele pode, assim, alinhar cada fator/produto com as necessidades do público-alvo em questão.

Isso significa explorar sempre os seus potenciais sem medo. E esses potenciais podem estar relacionados ao fato de possuir produtos para pronta-entrega, exclusividade de determinada marca ou durabilidade.

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4. Não se esqueça do marketing!

Agora que você já conhece as principais estratégias para garantir um bom posicionamento de mercado, é importante saber como mantê-lo. 

E nesse caso, as ações de marketing são indispensáveis para que o empreendimento continue a ser lembrado pelos clientes. Você pode criar estratégias nas redes sociais, em veículos tradicionais de comunicação como TV ou jornais, por exemplo. 

Contudo, é importante salientar que o canal e estratégias utilizados devem estar de acordo com a sua segmentação de mercado, e, consequentemente, com o público-alvo do seu negócio.

Quais são os tipos de posicionamento de mercado?

O lugar de uma empresa nesse ranking depende da relevância que a sua marca pode alcançar para um determinado público. 

É importante entender que dificilmente uma empresa fará algo para “todo mundo”. Sempre existe um grupo alvo para suas ações, um segmento. Por isso, a segmentação é o primeiro pilar para o posicionamento de mercado.

A partir da segmentação, a empresa precisa pensar em diferenciação. Quais são as características ou atributos que tornam seu produto ou sua marca relevante para seu público-alvo?

Essa é uma pergunta que obtém respostas muito variáveis. São elas que definem justamente os tipos de posicionamento de mercado. São também esses os atributos que devem ser destacados pela sua estratégia.

Veja, então, quais são os principais tipos de posicionamento de mercado:

  • Importância: o produto ou marca oferece um benefício inquestionável, uma solução indispensável para as dores da persona;
  • Lucratividade: o preço dos produtos faz deles a melhor opção para o público-alvo definido na segmentação; 
  • Acessibilidade: nem sempre o preço é mais baixo, mas as condições o tornam acessível para o público-alvo e a diferença estabelece uma boa relação custo-benefício; 
  • Superioridade: as características (qualidade, inovação, tecnologia) do produto são notavelmente melhores que as de seus concorrentes;
  • Exclusividade: nenhum outro fabricante ou fornecedor oferece um produto semelhante;
  • Destaque: existem diferenças que o público-alvo entende que agregam valor ao produto.

Atualmente, existem outros tipos de posicionamento. Um número cada vez maior de empresas usam bandeiras como sustentabilidade e responsabilidade social para projetarem uma imagem e se destacarem em seu nicho.

Porém, é importante que os valores que a empresa está comunicando realmente façam parte de sua cultura. Projetar uma imagem incompatível com sua prática tem o efeito reverso.

Como iniciar uma estratégia de posicionamento de mercado?

Conduzir uma empresa ao sucesso por meio de uma estratégia de posicionamento de mercado é um processo. Ele exige uma série de ações e leva tempo.

No entanto, todo processo precisa de um princípio. No caso da estratégia de mercado, os primeiros passos são torná-la intencional e apostar na comunicação.

É preciso que a empresa torne seu alvo de posicionamento evidente com uma declaração. Ela deve deixar claro quem é seu consumidor-alvo, o produto que será oferecido e sua categoria. Bem como a razão que seus clientes terão para comprá-lo. 

Além disso, é necessário mostrar quem é seu principal competidor e os diferenciais que sua marca tem a oferecer.

Depois disso, é importante que a estratégia de posicionamento não seja uma tarefa apenas da liderança. Todos os stakeholders — parceiros, colaboradores, fornecedores — precisam conhecer a missão, propósito e os valores que a empresa propõe e praticá-los no dia a dia.

Com certeza, a efetivação dessa estratégia precisará de muitas ações realizadas pelo departamento de marketing. Porém, para que ela tenha o resultado esperado, todos os envolvidos devem estar engajados nesse processo.

Esse engajamento depende da capacidade da empresa para apresentar e comunicar seu posicionamento e contagiar as pessoas com esse senso de propósito  — uma missão que cabe à sua liderança!

Priorize o posicionamento de mercado em seus negócios

Seja qual for o meio que você opte para se comunicar e praticar o seu posicionamento de mercado, é fundamental conhecer as estratégias certas. 

Estar atento aos critérios apresentados acima e lembrar-se da construção de autoridade e relevância, por exemplo, são passos básicos para a sua empresa se destacar.

Ficar dentre os mais lembrados pode ser difícil, mas isso também dependerá do seu contexto. 

É claro que alcançar o status de empresas bem sucedidas como Apple, Coca-Cola, entre outras, pode ser mais complicado. Entretanto, trabalhar o posicionamento de mercado dentro do seu contexto, seja ele pequeno ou grande, é sempre possível.

De certa forma, o posicionamento de mercado é como estar em contato direto com o seu público-alvo. A diferença é que você escolhe antecipadamente o que deseja que ele saiba, pois é aquilo que sua empresa tem de melhor.

Sendo assim, não ignore a importância do posicionamento de mercado. 

Afinal de contas, hoje em dia quem trabalha apenas com práticas antigas de venda e divulgação não tem mais espaço: é preciso saber como se vender!


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