Como prender atenção da geração Z em suas apresentações

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admin
Por Marketing

Eles já atingiram a maioridade, estão entrando no mercado de trabalho e nas universidades e, de acordo com uma pesquisa realizada pelo banco Goldman Sachs, já têm mais influência em tomadas de decisões do que os Millennials. Você sabe como prender atenção da geração Z?

Nos Estados Unidos, essa faixa etária já representa em torno de 20% da população. São 70 milhões de pessoas. Além disso, eles controlam o equivalente a US$ 44 bilhões em poder de compra na terra do Tio Sam.

E esse cenário não se altera muito quando se fala de Brasil.

Como sempre dizemos, para lidar com seu público, é preciso conhecê-lo. Pensando nisso, neste post, vamos falar um pouco sobre o perfil da geração Z e como prender a atenção das pessoas nascidas a partir de 1998.

Qual o perfil dessa geração?

Esses jovens foram criados pelos pais em um período de estresse econômico, fardos crescentes de dívida estudantil, tensões socioeconômicas e guerras internacionais. Têm uma visão menos idealista e mais pragmática do mundo.

São os primeiros “nativos-digitais” e estão mais antenados a questões de diversidade, por ser a primeira geração que não é majoritariamente branca. – Wordle, Banco Goldman Sachs Global Investiment Research

Mudaram os hábitos, como consequência, altera também o modo de se fazer negócio. Além de tudo que está ligado a ele. Esse tipo de tendência muda todo o padrão de consumo e, para que seu negócio não sofra, é preciso se adaptar.

A geração Z é mais conservadora que a anterior, em aspectos financeiros. De acordo com uma pesquisa da TD Ameritrade, 46% das pessoas desas faixa etária têm medo de acumular dívidas.

Pesquisa da Goldman Sachs mostra crescimento da geração Z

Como prender atenção da geração Z

No auge estão novas tecnologias, realidade virtual, aplicativos e realidade virtual, que podem ser bem explorados em apresentações. Além de aspectos mais sociais, como a já citada diversidade e a economia solidária.

Tome nota de alguns aspectos que vão fazer você prender atenção da geração Z de vez:

  • No dia a dia de seu negócio, lembre-se que, ao invés de aumentar as estatísticas de portas fechadas que perderam para empresas online, hoje, tudo se vende pela internet.
  • Ao se apresentar para um público predominantemente formado pela geração Z, esteja tão conectado quanto ele. Não tenha smartphones e tablets como concorrentes, mas como aliados. Envie conteúdo, recomende links e convide a audiência a participar também com seu dispositivos.
  • Para prender atenção da geração Z, aposte em apresentações mais visuais. A melhor forma de se destacar no barulho é a comunicação visual. Segundo Amy Balliett, do Killer Infographics, a ciência atesta que um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um em texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual.
  • Seja original. A geração Z tem acesso muito fácil a informações, por isso, tende a ignorar muito do que lhe é apresentado. Por isso, é ainda mais essencial dedicar-se a um roteiro criativo, original e bem executado ao elaborar uma apresentação que conquiste essa geração.
  • Tenha ciência de que essa geração está mais disposta a compartilhar e menos interessada em ter posses. É a geração do “aluga-se” e não do “compra-se”. A economia compartilhada já está presente em diversos aspectos da vida. Lembre-se desse novo hábito de consumo ao criar seu conteúdo.
  • A geração Z está mais disposta a assistir uma apresentação que envolva entretenimento do que uma que lhes pareça entediante.  Sinta-se à vontade para deixar parte de sua formalidade de lado, mesmo se o assunto for mais sério. Invista em pausas e momentos de descontração.
  • Por último, mas não menos importante: valorize honestidade e diversidade, pois eles valorizam.

E, você, já tem lidado com a geração Z nos seus negócios? Quais têm sidos seus desafios? E quais suas estratégias para lidar com eles. Conte para nós!

Agora, se você precisa de fazer uma apresentação matadora para conquistar essa nova e importante fatia de mercado, converse com um de nossos especialistas.