1

Prezi: O que é, como funciona e dicas para criar grandes apresentações

8 minutos para ler
admin
Por Marketing

O Prezi é um dos softwares para criação de apresentações mais populares em todo o mundo. A partir do conceito de mapas mentais, ele permite a criação de apresentações de impacto, visualmente ricas.

Para atingir seus objetivos, uma apresentação precisa causar impacto na audiência. Quem nunca teve de lidar, seja na faculdade ou no ambiente de trabalho, com slides enfadonhos e pouco atraentes, dos quais você pouco se lembra?

Para evitar esse tipo de problema, é possível contar com a ajuda de alguns recursos interessantes, como o Prezi.

Neste artigo, vamos conhecer o que é o Prezi. Saiba tudo sobre este software inovador, que já vem fazendo sucesso entre os oradores e profissionais bem sucedidos, a partir de sua estrutura única de apresentações. Confira!

O que é o Prezi

O Prezi é uma ferramenta inovadora para a construção de apresentações de slides, ao qual permite que o usuário aproveite as vantagens da computação em nuvem e do zoom.

As apresentações criadas no Prezi permitem elaborar amostras sequenciais e não lineares de quadros com textos, fotos, tabelas, gráficos e o que mais precisar, na hora de sua exposição oral. 

A técnica empregada pelo software para reduzir e expandir a visão de textos e imagens é semelhante àquela trazida pelo Google Maps, para assim, atrair e prender a atenção de quem assiste a apresentação.

Como é um software de apresentação organizado em HTML5, o Prezi permite que sejam criadas apresentação em uma estrutura única, prática e de fácil interação.

Assim, podendo desenvolver diversos tipos de apresentação, como se fossem autênticas paletas de desenho, que se desenrolam ao mesmo tempo em que a apresentação é feita.

Guia apresentação de impactoPowered by Rock Convert

Como funciona o Prezi

Com o Prezi, o usuário tem a possibilidade de montar sua apresentação exatamente como se ela fosse uma lousa, para desenhar e escrever sobre uma superfície de livre criação.

Dessa maneira, novas informações podem ser acrescentadas à apresentação, de uma forma não linear, pelo orador, ainda que seja necessário seguir uma linha de raciocínio e de pensamento, para que a exibição não se perca e não fique ininteligível.

Esse tipo de apresentação de slides tem grande impacto e apelo visual.

A ferramenta possibilita ampla utilização da criatividade do palestrante para ser bem sucedido em cativar, impressionar e prender a atenção da audiência.

O Prezi não é difícil de aprender, já que não oferece tantos comandos. Mas é preciso entender como colocar as ideias no plano de trabalho do utilitário, planejando com antecipação como o conteúdo dos quadros vão se relacionar. 

Existe uma versão gratuita da plataforma, que roda a partir do navegador de sua preferência, depois que o usuário faz seu cadastro no portal do Prezi.

Existem também versões pagas, e são essas que permitem editar localmente o trabalho, fora da conexão à Internet (off-line), além de ampliar o armazenamento em nuvem.

Quais são os diferenciais de uma apresentação no Prezi?

Em comparação com outras ferramentas de apresentação de slides, o Prezi oferece algumas vantagens:

  • O Prezi permite liberdade criativa e a possibilidade de adicionar elementos às apresentações, em um formato não linear;
  • As transições entre os quadros são quase cinematográficas, com diferentes modalidades de zoom e rotações;
  • O usuário ainda poderá reutilizar apresentações públicas, que estejam compartilhadas por outros usuários do sistema e armazenadas em nuvem;
  • Deste modo, qualquer pessoa poderá apresentar sua sequência de slides, conectando o respectivo arquivo através da Internet;
  • Ainda será possível baixar o documento para uma pasta pessoal, a fim de acessá-lo sem a necessidade de estar interligado à rede.

Você pode conhecer diversos exemplos de apresentações criadas com o Prezi, ao acessar a galeria exclusiva de exemplos do software, podendo, inclusive, utilizar algumas destas apresentações como templates para as suas próprias.

Para acessar essa página, basta clicar AQUI.

Ebook IDENTIDADE VISUAL: COMO ISSO INFLUENCIA EM SUAS APRESENTAÇÕES?Powered by Rock Convert

6 dicas para criar apresentações no Prezi

1. Importe as imagens de fundo

Antes de saber como criar uma apresentação no Prezi, é preciso entender como importar as imagens que serão usadas.

  • Em primeiro lugar, encontre o botão “Editar tema atual”;
  • Em seguida, clique em “Personalizar”;
  • Aberto o menu, selecione a opção “Advanced”;
  • Agora, clique em “Edit”.
  • Quando você fizer isso, aparecerá uma janela com a opção “Upload”. Por meio desse recurso, você poderá fazer o upload de até três imagens de fundo diferentes, assim como alterá-las e reorganizá-las.

2. Configure o zoom e a colocação das imagens na sua apresentação

Uma vez que você tenha feito o upload das imagens no Prezi, deverá lidar com o zoom e a colocação desses arquivos:

  • O primeiro fundo esconde o segundo. Então você terá que usar o zoom para ver o que está embaixo;
  • O segundo background aparece quando você aumenta o zoom em cerca de um terço dentro do seu Prezi;
  • E o terceiro quando você der ainda mais zoom.

Esse recurso é capaz de criar apresentações no Prezi espetaculares, capazes até mesmo inspirar a sua audiência!

3. Evite o “efeito fantasma”

Ao fazer apresentações no Prezi, evite colocar conteúdo onde os fundos se encontram. Isso pode gerar um “efeito fantasma” entre as transições, fazendo com que seus slides fiquem confusos.

Para evitar isso, continue aplicando zoom in ou zoom out até que pareça uma imagem uniforme.



4. Use imagens de alta resolução

O resultado dos seus slides no Prezi será ainda melhor caso você use imagens para apresentações de pelo menos 3.000 pixels de largura. 

Eis uma informação fundamental, pois, em suas apresentações, as imagens serão bastante “expandidas” — o que pode deixar figuras pequenas pixeladas, resultando em slides com aparente falta de capricho.

5. Aposte em fundos simples

Outra dica valiosa é evitar usar fundos com excessos de informações. A finalidade das imagens em segundo plano é criar o efeito 3D, não tirar o foco das informações principais.

Caso precise utilizar um background com muitas cores ou detalhes, certifique-se ao menos se é uma ilustração de fácil interpretação.

6. Não ocupe as bordas

Tome o cuidado de não colocar informações muito próximas das margens de suas imagens de fundo. 

Especialmente quando a ideia for criar uma apresentação 3D. E quando se fala em impressões de profundidade, a audiência não deve perceber que existe uma borda naquele espaço.

Por que a Smartalk utiliza o Powerpoint ao invés do Prezi?

Apesar de todas as vantagens do Prezi, aqui na Smartalk, ainda priorizamos o PowerPoint para criar apresentações de slides, em relação ao Prezi.

Marcelo Rodarte, Designer de Apresentações da Smartalk explica o porquê:

“Apesar de seu aspecto visualmente mais rico, as apresentações criadas no Prezi apresentam uma série de limitações técnicas.

Em primeiro lugar, a esmagadora maioria dos computadores que irão rodar as apresentações terão dificuldades, em termos de compatibilidade, com as apresentações do Prezi.

Isso também interfere no aspecto de edições de última hora das apresentações. Pelo formato de mapa mental do Prezi, qualquer alteração urgente é bem mais difícil de ser feita, já que toda a estrutura da apresentação será alterada.

No PowerPoint, por outro lado, caso seja necessária uma alteração em algum ponto específico da apresentação, um slide apenas poderá ser alterado, sem comprometer todo os restante da apresentação.

Por conta desses aspectos, de autonomia de edição, liberdade com relação ao formato de salvamento e compatibilidade com a maior parte dos dispositivos, a nossa preferência, em quase todos os casos, é pelo PowerPoint.”


Quer mudar o patamar de suas apresentações de slides? Acesse agora mesma a nossa página de Templates. Lá, você irá encontrar modelos e templates para apresentações de slides que irão levar o seu conteúdo a outro nível!

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link