1

Prospecção de clientes por vídeos: 3 razões para adotar essa estratégia

8 minutos para ler
admin
Por Marketing

A prospecção de clientes é uma atividade diretamente relacionada à captura da atenção dos usuários. E, cá entre nós, que tarefa difícil!

Atualmente, as pessoas são cada vez mais bombardeadas por propagandas e anúncios. Eles estão no Facebook, no Instagram, no Youtube, no e-mail… E olha que nem entramos nas mídias tradicionais. É muito conteúdo MESMO!

Então, como fazer para captar a atenção do usuário nesse mar de informações? Talvez a palavra do momento seja relevância. 

Ou seja, você deve levar até o seu potencial cliente conteúdos realmente úteis para ele e, preferencialmente, em um formato que seja capaz de reter seu interesse.

Uma boa opção para despertar essa curiosidade sobre sua empresa tem sido os vídeos. Neste artigo, vamos mostrar porque o vídeo é uma das ferramentas mais poderosas para prospecção. Acompanhe!

Por que apostar na estratégia de prospecção de clientes por vídeos

Esse é o formato que mais domina a internet no momento. De acordo com previsões da Cisco, até 2020, os vídeos serão responsáveis por 82% do tráfego online.

Mesmo com esses dados, acredita que muitas empresas ainda deixam de investir nesse tipo de formato? 

Por outro lado, quem já percebeu o impacto dos vídeos na prospecção de clientes sairá na frente pela atenção do consumidor. Vamos saber o que está por trás disso?

1. Os números provam o poder do vídeo

Pense nas alternativas atuais e na eficácia delas. Apostamos que até você exclua uma boa quantidade de e-mails marketing diariamente sem sequer abri-los, certo?

Nós fazemos isso porque já imaginamos o que nos aguarda: mais do mesmo. Informações genéricas sobre alguma companhia. Cansativo, não? Para o seu cliente também!

Agora imagine uma nova abordagem para a prospecção de clientes. E-mails não somente com um vídeo, mas com um vídeo personalizado! Puxe na memória… isso já aconteceu com você? Um vídeo com o seu nome e direcionado às suas necessidades?

Se sim, você provavelmente contou para alguém, não? Se não, arriscamos dizer que este seria o assunto de uma boa conversa sua. É por isso que o uso de vídeos na prospecção de clientes insere a sua marca na boca do povo. 

Os números provam o nosso exemplo. O Punch! gerou as seguintes métricas após adotar a prospecção via vídeo:

  • taxa de abertura: 79%;
  • taxa de cliques: 47%;
  • taxa de resposta: 11%.

Para que você tenha uma ideia, o Practical Ecommerce defende que uma taxa de abertura entre 20 e 30% já é boa, imagine 79%! Para a taxa de cliques, eles defendem que 20% é bom. E 47% então?

2. Vídeo engaja mais que os outros formatos. Isso é sensacional para a prospecção de clientes!

Vídeo engaja mais que os outros formatos. Será mesmo? Vamos refletir: quantos vídeos você assiste por dia na internet? Considere todo o universo das redes sociais e de seus sites favoritos, ok?

É muita coisa! 

O que acontece é que os vídeos engajam mais, especialmente para quem não consegue focar por muito tempo em determinado conteúdo. Eles mantêm o interesse do espectador e são mais fáceis de serem consumidos.

Eles ainda contam com outro ponto a seu favor. Diferentemente de um texto longo, os vídeos não permitem só aquela “olhadinha”. Às vezes é mais fácil ver tudo, ainda que de modo acelerado.

Isso tudo tem fundamento. A HubSpot realizou uma pesquisa e concluiu que vídeos são a forma de conteúdo mais consumida pelos potenciais clientes.

Eles são um recurso da prospecção de clientes que permite um melhor alcance e conexão. Ou seja, são um contato bem mais profundo do que um e-mail ou anúncio genérico nas redes sociais.

Outra pesquisa interessante foi a realizada pela Forbes Insights. Eles descobriram que 60% dos entrevistados assistiriam ao vídeo de um site antes mesmo de ler qualquer texto.

Imagine esses números se o vídeo viesse no corpo do e-mail!

3. Ao contrário do senso comum, é fácil produzir vídeos

Sabemos que, em geral, tecnologias são associadas a recursos complicados e caros. No entanto, quem nunca gravou um vídeo e postou por aí?

Atualmente, essa forma de comunicação é extremamente acessível e rápida. É possível interagir com uma pessoa “cara a cara”, sem sequer ter que sair de casa. Convenhamos: são vários recursos disponíveis e está mais do que na hora de adotá-los na sua estratégia de prospecção de clientes.

Veja os notebooks, por exemplo: a maioria já vem com webcams. Os celulares têm até câmera exclusiva para selfie. Com um destes equipamentos você pode gravar um vídeo em menos de um minuto!

Para colocar o vídeo produzido no corpo de um e-mail é um pulo! Basta ter o acesso à internet e, se quiser editar algo, são vários os aplicativos disponíveis — muitos gratuitos.

Só não pense que os outros canais de comunicação devam ser esquecidos, ok? Pelo contrário, pense nos vídeos como um plus para sua prospecção de clientes. 

Ainda não ficou convencido? Veja alguns outros dados:

  • adicionar um vídeo ao e-mail pode aumentar as taxas de clique de 200-300%;
  • vídeos têm triplicado as taxas de resposta e aumentado os números de reuniões marcadas em 500%;
  • 65% dos executivos costumam visitar o site após assistirem a um vídeo da empresa;
  • 59% dos tomadores de decisão dentro de uma empresa pontuam os vídeos como a melhor forma de absorver conteúdo;
  • 28% dos negócios já estão adotando o recurso visual dentro de seu ciclo de vendas;
  • 90% dos consumidores afirmam que vídeos ajudam na hora de tomar a decisão de compra;
  • 75% dos leads que receberam uma mensagem mais personalizada fecharam negócio;
  • vídeos personalizados retêm até 35% mais leads do que os não personalizados.

São números tentadores, convenhamos! Quer saber então  como adotar os vídeos na prospecção de clientes na prática? Continue acompanhando!

O vídeo em todas as etapas do funil de marketing

A HubSpot também acredita que vídeos são uma nova estratégia para prospecção de clientes. A gigante do marketing ensina como utilizá-los em cada etapa e nós compilamos as principais informações. Veja!

Vídeos para prospecção clientes

No fim das contas, seu objetivo ao entrar em contato com o lead é ser notado. No mundo dos e-mails, queremos ser destaque na imensidão das caixas de entrada.

Nesse momento, alguns aspectos são importantes. É interessante usar a palavra “vídeo” no campo do assunto do e-mail, por exemplo. Dessa forma, você já começa capturando a atenção do lead.

Depois, seu papel é estabelecer credibilidade para que o potencial cliente se envolva de fato. Crie conteúdo de qualidade e tente fazer isso da maneira mais pessoal possível.

Vídeos para vendas

Nessa etapa, os leads já estão se aproximando do fundo do funil. Em geral, os vídeos mais interessantes aqui são as pequenas demonstrações e os vídeos de acompanhamento. Uma boa opção também são pílulas mostrando depoimentos dos atuais clientes.

Até para aquele potencial comprador que deu uma sumidinha, pense em vídeos para encerrar a relação de vocês. Quem sabe isso não o chama de volta para fechar um negócio? Em resumo, os vídeos pensados para a venda devem mostrar confiança, mas sem muita insistência.

Vídeos para construção de relacionamentos

Agora digamos que você já conhece seus leads. Será mesmo que você precisa continuar se apresentando nos vídeos e mostrando seu lugar no mercado? Não!

Porém, é importante reforçar que você ainda existe. Mostre que é uma opção do mercado e invista na construção de uma relação com os prospects.

Os vídeos neste momento são essencialmente para dar aquele “oi, lembra de mim?” e podem contar até mesmo com conteúdo já disponível online. Entretanto, é de suma importância que este conteúdo seja relevante e que os representantes da empresa estejam de prontidão para dar atenção aos interessados.

Novamente, essa atenção deve se basear em uma conversa e não em uma apresentação. Afinal, seus leads já te conhecem, certo?

Achou interessante? Não deixe de conferir outras dicas de como usar vídeos no processo de vendas. Eles podem ser uma poderosa ferramenta para prospecção de clientes!

Como utilizar vídeos no processo de vendasPowered by Rock Convert

Vamos relembrar os motivos pelos quais podemos afirmar isso? Confira:

  • vídeos engajam mais do que qualquer outro formato;
  • seus concorrentes provavelmente ainda não estão fazendo isso. É sua chance de sair na frente;
  • produzir vídeos é simples e rápido;
  • adicionar um vídeo ao e-mail pode aumentar as taxas de clique de 200-300%;
  • 59% dos tomadores de decisão dentro de uma empresa pontuam os vídeos como melhor forma de absorver conteúdo.

Acreditamos que este é o futuro da prospecção de clientes — e ele já está acontecendo! Siga acompanhando as tendências do mercado e saiba mais sobre o uso de vídeos no marketing de conteúdo!

Powered by Rock Convert
Vai sair de mãos vazias?

Conheça o poder dos vídeos e como usá-los corretamente no processo de vendas

Venda mais usando os vídeos durante o processo.  Baixe o nosso ebook gratuito e comece agora mesmo
BAIXAR EBOOK AGORA
close-link