Qual a importância da participação em feiras e eventos para a minha empresa?

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admin
Por Marketing

Todo empreendedor sabe que, para manter a sua empresa crescendo, é importante expor a sua marca, buscar novos contatos e possibilidades de negócio, além de ficar de olho na concorrência. Existem momentos em que é possível fazer tudo isso de uma vez só, como em feiras e em eventos empresariais.

Quer saber mais sobre as vantagens que a sua empresa irá encontrar nessas oportunidades? Confira no nosso artigo de hoje!

Fortalecer a sua marca

Em geral, feiras são eventos disputadíssimos e com um grande público rotativo. Ou seja, são excelentes oportunidades para fazer com que mais pessoas, que ainda não conhecem a sua empresa, fazê-lo.

Com um estande apropriado, bem produzido e esteticamente agradável, com atrações como amostras, jogos interativos e até apresentações musicais, você irá atrair o olhar das pessoas para a sua empresa. Assim que elas entrarem no seu espaço, passarão a ter um contato maior com os produtos e os serviços que você oferece, como os oferece e a que preço você os oferece.

Também vale lembrar que feiras são compostas por várias empresas, o que pode causar um efeito interessante no olhar do público. Quando a sua corporação está lado a lado com outras concorrentes, às vezes até de porte maior, você mostra a elas que está à sua altura no mercado, o que fortalece o prestígio da sua marca.

Aumentar a sua rede de contatos

Antes de tudo, feiras e eventos são momentos dedicados ao encontro. Nesses locais, você tem a oportunidade de conhecer novos clientes, como falamos no tópico anterior.

Também tem a oportunidade de ter acesso direto a fornecedores e possíveis parceiros em negócios e em investimentos. Por isso, é importante aproveitá-la para ir de encontro aos seus colegas expositores, procurar aqueles que possam ter uma maior interação com você e fazer contato.

Ficar de olho na concorrência

Para se manter competitivo, é preciso estar sempre atento ao mercado à sua volta e, em especial, ao que está fazendo a concorrência. Em feiras e em eventos, você poderá fazer isso em um único local e em poucos dias, de maneira direta.

Vá às estandes de cada um dos seus concorrentes, seja gentil e observe como eles apresentam o seu produto, quais serviços eles prestam de forma diferenciada e como atendem os seus próprios clientes. Você poderá aprender coisas novas e ainda descobrir oportunidades de negócios onde os seus concorrentes tem mais fragilidades.

Testar novos produtos e serviços

Uma das melhores oportunidades de fazer um teste de um produto novo que a sua empresa está lançando ou pretende lançar é em um feira ou em uma exposição. Lembre-se que você terá, nesses espaços, um público grande, rotativo e ansioso por novidades!

Esse tipo de público é ideal para avaliar se a sua novidade está de encontro aos anseios, às necessidades e ao poder financeiro dos seus consumidores. Por isso, mostre aos seus potenciais clientes o produto que a sua empresa pretende oferecer, a partir de amostras grátis, por exemplo.

Escute o que cada pessoa que testar o seu produto tem a dizer. Dessa forma, você consegue avaliar de maneira rápida, massiva e segura quais os pontos fortes e fracos da sua nova mercadoria e planejar melhorias para aumentar a aceitação dela diante do público.