1

Rotatividade nas empresas: Como treinamentos e a melhoria da comunicação interna ajudam a reduzir as taxas de turnover

8 minutos para ler
admin
Por Marketing

A rotatividade nas empresas, ou a rotatividade de funcionários, conhecida também como turnover, nada mais é do que a troca de funcionários, ou a frequência com que os colaboradores entram e saem da empresa.

Atualmente, a rotatividade dos funcionários em nas empresas, está se tornando um dos principais indicadores-chave de desempenho dos mais diversos negócios. 

Isso porque, a mudança constante de colaboradores, acaba gerando atrasos na produção e maiores custos para a empresa. Além de reduzir a retenção de aprendizado e conhecimento em um negócio.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, no Brasil, o índice de turnover médio das empresas é de impressionantes 82%!

Os problemas da alta rotatividade de funcionários podem nascer no processos de recrutamento, na cultura empresarial, lacunas no plano de carreira, entre muitos outros fatores.

Se a sua empresa se encontra com esse problema, este artigo será um grande auxiliar para reverter o cenário.

Conheça ideias para reduzir as taxas de rotatividade na sua empresa, por meio de processos de melhoria na comunicação interna e com a realização de treinamentos internos. Confira!

O problema da rotatividade nas empresas

A rotatividade nas empresas afeta diretamente a saúde organizacional de qualquer negócio. O interessante é analisar com cuidado os motivos que fazem com que um colaborador peça afastamento ou demissão de uma empresa.

Os fatores podem variar, tais como: clima organizacional, problemas com a gerência, salários baixos, entre outros. 

É claro que os gestores devem saber que as demissões são normais e acontecem. Mas o problema, é quando essa rotatividade se torna constante.

Quando isso acontece, normalmente a produtividade diminui. Será necessária uma constante troca de estratégias de planejamentos das equipes. Pois, aqueles que estavam familiarizados com os planejamentos, já não estão mais presentes. 

Um novo treinamento e toda uma nova preparação de equipe serão necessários.

E isso tudo vai atrasar o processo de produção e ainda gerar muitos custos adicionais.  

Nesse momento, é a hora exata que a empresa precisa parar e analisar o assunto, para fazer uma avaliação dos motivos reais dessa rotatividade ter aumentado consideravelmente.

Mas, para realmente resolver o assunto, um gestor deve saber exatamente as causas dessa rotatividade, para começar a implantar soluções eficazes.

Powered by Rock Convert

As principais causas da rotatividade nas empresas

Como já mencionamos, para que um gestor consiga solucionar o problema do aumento da rotatividade de seus funcionários, ele precisa saber as causas por trás desse aumento.

As causas do aumento nos índices de rotatividade nas empresas são divididas em três categorias principais:

  • Causas controláveis;
  • Causas semi-incontroláveis, e;
  • Causas incontroláveis.

As causas controláveis são aquelas que a empresa tem total culpa, ou controle na permanência ou não de um funcionário.

Por exemplo: baixa valorização do colaborador, baixos salários, condições de trabalho ruins, um treinamento deficitário, a falta de oportunidades internas, problemas de relacionamentos entre patrão e funcionários, incompetência por parte dos gestores, entre outros fatores relacionados ao ambiente de trabalho em si.

Leia também: A importância da cultura empresarial no seu negócio

Já as causas semi-incontroláveis, está diretamente relacionada com o perfil e com a postura do próprio funcionário.

Por exemplo: temperamento difícil, maus hábitos, baixo rendimento, insatisfações pessoais e também profissionais, entre outros.

As causas incontroláveis de rotatividade nas empresas são aquelas que realmente fogem do controle de todos. Por exemplo, doenças ou fatalidades, dentro do quadro dos funcionários.

Também estão entre as causas incontroláveis da rotatividade nas empresas, as causas externas. 

Tais como novas ofertas de trabalho, oscilações do mercado de trabalho, o cenário socioeconômico, entre outras externalidades que podem contribuir para o aumento do turnover.

Como reduzir o turnover em sua empresa?

Como vimos, vários motivos levam ao aumento da rotatividade nas empresas. Alguns fatores que estão ao nosso alcance e outros não. 

Mas, diante de tantos desafios a enfrentar, o que fazer para reduzir o turnover em sua empresa?

Para reduzir significativamente o turnover em sua empresa, é muito importante investir em duas áreas específicas: em como melhorar a comunicação interna e também promover treinamentos corporativos.

Essas estratégias vão fazer a equipe se expressar melhor, que se aproxime mais um ao outro e, com isso, a solução dos problemas internos encontrará caminhos mais fáceis de serem resolvidos.

Veja como investir em cada uma dessas soluções, que podem ser o caminho para a redução da rotatividade nas empresas.

Invista em melhorias na comunicação interna

Um aspecto importante, que pode estar causando o aumento da rotatividade dos funcionários de sua empresa, é a má comunicação interna, ou até mesmo a falta dela.

Mas porque a comunicação interna é importante?

Ela é importante pois envolve muitos aspectos dentro da empresa. Aspectos esses diretamente relacionados à toda produção.

Por exemplo, a comunicação interna envolve um e-mail enviado pelo chefe aos funcionários, um feedback, um treinamento, uma dúvida nos processos de produção. 

Enfim, tudo isso envolve a comunicação interna. E se ela não estiver funcionando, isso gera estresse entre a equipe.

Leia também: Ruídos na comunicação – Veja como evitá-los na sua empresa

Por isso, para diminuir a rotatividade nas empresas, é preciso investimento em melhorias na comunicação interna. 

Você pode promover isso em 5 passos:

5. Mantenha os funcionários bem informados: Deixe eles saberem o que está acontecendo na empresa. Para isso, elabore um calendário de comunicação simples, com eventos importante, datas e processos. Tudo bem claro e visível.

4. Utilize as lideranças como canal de comunicação: Faça treinamentos sobre comunicação interna com os líderes, coordenadores, gerentes e supervisores. Normalmente, pessoas bem informadas, vão trabalhar mais unidas, e eles darão o exemplo para os demais.

3. Ouça os seus funcionários e incentive o diálogo: Coloque na sua empresa mecanismo de comunicação, para que os seus colaboradores sejam ouvidos. Peça a opinião deles, deixe que eles interajam nas discussões da empresa. 

2. Dê valor as pessoas, através da comunicação interna: Torne público para todos, quem foram os responsáveis pelas últimas conquistas da empresa. Quem se destacou no atendimento? Quem trouxe uma nova ideia? Isso vai deixar os seus funcionários felizes e com autoestima elevada. 

1. Torne todo o processo, as políticas e os benefícios claros para todos os colaboradores, através da comunicação interna: Deixe claro a todos qual a política, quais os processos e os benefícios já implantados na empresa. Isso vai deixar os funcionários satisfeitos.

A comunicação interna, é sem sombra de dúvidas, fundamental para a melhoria no turnover. 

Por isso, não deixe de investir na comunicação empresarial interna, como estratégia para retenção de talentos.

Promova treinamentos corporativos

A rotatividade nas empresas pode diminuir se as empresas investirem em treinamentos corporativos. Isso porque eles ensinam, capacitam e engajam os funcionários dispersos.

Normalmente a falta de motivação, está diretamente ligada ao seu rendimento. E com o passar do tempo, os funcionários precisam de uma motivação a mais.

Sem essa motivação eles podem querer mudar de empresa, em busca dessa motivação. 

Você quer saber mais sobre os treinamentos corporativos e como eles podem ajudar a reduzir as taxas de turnover em sua empresa?

Já destrinchamos tudo sobre esse tema em um artigo completo. Para conferir e aprender mais, basta clicar AQUI.

Conclusão

Como vimos, para diminuir a rotatividade nas empresas, é fundamental primeiramente saber a causa do problema. Sabendo a causa é possível encontrar uma solução.

Por isso, não deixe a sua empresa sofrer e passar por dificuldades, como gastos desnecessários, falta de pessoal, entre outros.

Invista na comunicação interna e também em treinamentos corporativos. Essa pode ser a solução para o seu problema de turnover. 

O que vai fazer toda a diferença na sua empresa, na melhoria dos processo e, em consequência, nos resultados gerados todos os meses.

Como gerenciar crises internas na sua empresaPowered by Rock Convert