1

Como fazer um roteiro de vídeo animado: dicas e passo a passo

12 minutos para ler
admin
Por Marketing

A produção de vídeos animados para fins empresariais está cada vez mais popular. Porém, um fator que fornece um grande diferencial de qualidade para este tipo de conteúdo é o roteiro de vídeo animado.

Hoje em dia, os vídeos animados estão se tornando cada vez mais importantes e já estão sendo até mesmo utilizados nas estratégias de vídeo marketing das empresas.

O poder dos vídeos para a estratégia de marketing digital das empresas já está claro. Por exemplo, em uma pesquisa realizada nos EUA, 90% dos consumidores disseram estar mais propensos a comprar um produto, após ver um vídeo sobre ele.

Neste sentido, os vídeos animados ganham cada vez mais espaço, dada a facilidade para serem produzidos e aos diversos formatos, que atendem aos diversos tipos de empresas.

Neste artigo, você irá aprender a planejar, construir e redigir o roteiro de vídeos animados. Saiba o que é essencial para um vídeo animado que envolva o público e atraia mais clientes para o seu negócio. Vamos lá!

O que é um roteiro de vídeo?

Mas afinal, o que é um roteiro de vídeo animado? Um roteiro é o planejamento, feito em um documento escrito, onde são colocados todos os dados da futura produção em vídeo, seja ela de filmes, novelas ou produções de vídeos para as estratégias de vídeo marketing das empresas.

Tendemos a associar o roteiro de vídeo para produções que envolvam pessoas, sets de filmagem ou mesmo que sejam conteúdo mais longos.

Porém, mesmo para vídeos animados, ainda que sejam curtos, o roteiro é um planejamento fundamental para a qualidade do conteúdo.

Entre os dados que irão fazer parte do roteiro estão:

  • Descrição de todas as cenas;
  • Descrição do figurino;
  • Falas dos atores;
  • Mudança de iluminação, e;
  • Transição de animações

Enfim, no roteiro de vídeo estarão todas as orientações necessárias para que cada parte da produção saia da maneira correta e organizada.

Porque os vídeos animados precisam de roteiro?

Se o seu desejo é produzir um vídeo animado para divulgar os produtos ou serviços de sua empresa, podemos aplicar esse mesmo conceito de organização, para a produção do roteiro de vídeo animado.

Mesmo os vídeos animados precisam de um roteiro, pois um bom planejamento das cenas, transições e trilha sonora, por exemplo, é necessário, para que o material tenha qualidade. E o roteiro ajudará nessa questão.

Por isso, ainda que não estejam envolvidos atores, sets de filmagem e outros elementos da produção de conteúdo em vídeo, no caso das animações, o roteiro irá guiar a narração e o desenvolvimento das cenas.

Assim, tudo se encaixará da melhor maneira, com organização, sequência lógica e planejamento, para transmitir a melhor mensagem sobre a sua empresa, e os produtos e serviços que ela irá oferecer aos clientes.

Pitch perfeito de vendasPowered by Rock Convert

Como fazer um roteiro de vídeo animado em 4 passos

Agora que você conhece a importância do roteiro, mesmo para vídeos animados, não pode seguir para a produção de uma animação, sem pensar sobre o roteiro dele antes.

Lembre-se sempre que o objetivo principal do seu vídeo é mostrar para as pessoas a sua marca e quais os benefícios dos produtos ou serviços que ela comercializa.

Por isso, a seguir, aprenda como fazer um roteiro de vídeo animado e, com ele, garantir a qualidade da sua produção, para que ele envie a mensagem correta ao seu público-alvo.

Confira os 4 passos para fazer um roteiro de vídeo animado :

1. Defina o objetivo de seu vídeo animado

O primeiro passo a tomar para fazer um roteiro de vídeo animado de qualidade, é definir qual é o objetivo do seu vídeo.

Faça e responda às seguintes perguntas:

  • Qual o público-alvo que quero atingir?
  • Qual o grande problema que o meu produto irá resolver?
  • Qual o objetivo principal deste vídeo?
  • O que pretendo mostrar com esse vídeo?
  • Qual imagem da minha empresa quero apresentar?
  • Qual o aprendizado e sentimentos quero despertar com este vídeo?
  • Quais o Call to Actions iremos inserir?

Essas perguntas vai te ajudar no início do seu roteiro de vídeo animado. Dado que será mais fácil definir o que construir, sabendo aonde se quer chegar com o conteúdo produzido.

2. Lembre-se do limite de palavras

Com os objetivos definidos, é hora de começar a escrever de fato o roteiro do seu vídeo animado.

Nesse passo, é importante estar atento à quantidade de palavras que será utilizada. A duração ideal de um vídeo animado é de 90 segundos.

Por isso, no roteiro de vídeo animado, procure limitar o número de palavras, utilizando palavras-chave importantes e cruciais, para que o seu público saiba exatamente o que está sendo dito.

Para ter uma ideia sobre o número de palavras que poderá utilizar em seu roteiro de vídeo animado, considere a seguinte relação:

  • 45 segundos: 90 a 110 palavras;
  • 60 segundos: 120 a 170 palavras;
  • 90 segundos: 200 a 250 palavras;
  • 2 minutos: 250 a 300 palavras.

3. Adote uma metodologia para a escrita do roteiro

Até este ponto, você já deve ter notado como o resultado do seu roteiro de vídeo animado dependerá (e muito) do objetivo principal do conteúdo. Deste ponto em diante, a escrita do roteiro do vídeo animado em si ficará bem mais fluída.

Porém, aqui é importante uma observação: A escrita do roteiro de um vídeo animado é diferente de um vídeo de produto ou de um vídeo institucional, por exemplo.

Isto porque, em um vídeo animado, a criatividade terá um papel um tanto quanto mais importante. Desta forma, adotar uma metodologia para a escrita do roteiro de vídeo animado irá fazer toda a diferença.

De maneira comum, são adotados três metodologias e tipos de roteiro para vídeo animado:

  • O Método Problema X Solução: Com esta metodologia, em seu vídeo animado, você irá explicar a solução que o produto ou serviço de sua empresa oferece, para um problema de seu público-alvo. Por isso, é importante abordar o problema de seu público e demonstrar qual a sua solução, para resolver este problema.
  • O Método Histórico: Uma das técnicas para a produção de um vídeo animado é partir do uso do Storytelling. Para isso, construa uma história que apresente os benefícios de seu produtos, utilizando o ponto de vista emocional dos seus clientes.
  • O Método da Explicação Direta: Esta é uma metodologia mais direta para um roteiro de vídeo animado. Nele, a introdução já fala da mensagem principal, em seguida, são explicados os pontos chave da solução e, na conclusão, estes pontos são reforçados.

4. Esboce o desenho de seu roteiro de vídeo animado

Quando estiver escrevendo um roteiro de vídeo animado, sempre lembre-se da seguinte máxima: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Você irá criar um vídeo animado, por isso, é preciso haver tantos elementos visuais e de áudio quanto forem possíveis, para enviar uma mensagem assertiva para a sua audiência.

Desta forma, ainda na etapa do roteiro de vídeo animado, faça um esboço das cenas da animação, considerando as transições desejadas, o que irá acontecer em cada cena e como será o desenrolar da história contada no vídeo animado.

Powered by Rock Convert

5 dicas para um roteiro de vídeo animado incrível

Agora que você já sabe como fazer um roteiro de vídeo animado, que tal deixá-lo incrível? Veja nossas 5 dicas a seguir e faça um vídeo incrível.

1. Conheça a estrutura básica de um roteiro

Sejam para grandes filmes, séries, novelas, ou mesmo vídeos animados mais curtos, o roteiro destas produções segue uma estrutura geralmente comum.

Desta forma, a estrutura básica de um roteiro de vídeo animado é dividida em três “atos”:

  • O que? – O que meu produto ou minha empresa faz? O que as pessoas vão encontrar com a minha empresa?
  • Como? – Como a minha empresa resolverá o problema do meu público-alvo? Mostrar essa forma de solução vai atrair de imediato mais clientes.
  • Porque? – Diga ao seu público porque a sua empresa é fundamental na vida deles. Essa é a parte onde você mostra os recursos e benefícios dos seus produtos ou serviços.

Seguindo esta estrutura, você irá passar pelas dores do seu cliente, como o seu produto irá resolvê-las e porque a sua empresa oferece a melhor solução, e não o seu concorrente.

Um exemplo de roteiro de vídeo animado é o do All Coin Wallet, que foi desenvolvido pela equipe da Smartalk:

2. Deixe o vídeo curto

Como já falamos antes, um vídeo animado deve ter, idealmente, 90 segundos. Este é o tempo ideal para prender a atenção do público e não deixá-lo entediado.

Já foi comprovado que 85% das pessoas assistem a um vídeo inteiro de 30 segundos, mas apenas 50% assistirão um vídeo completamente, se ele for de dois minutos ou mais.

Por isso, ao criar o roteiro de vídeo animado, não se esqueça do tempo. Procure transmitir a sua mensagem em poucas e, no máximo, em um minuto e meio. Assim, os resultados de sua estratégia serão elevados ao máximo potencial!

3. Vá direto ao ponto

Além de curto, o vídeo animado também deve ir direto ao ponto, entregando a proposta de valor de seu negócio logo no início do vídeo. Assim, você não irá entediar o seu público, antes dele ter acesso ao que sua empresa propõe.

Mas, não se preocupe, mesmo que pareça pouco tempo para explicar sobre o produto ou serviço de sua empresa, caso o público se interesse pelo conteúdo, naturalmente irá procurar saber mais sobre.

Por isso, na hora de criar o roteiro de vídeo animado, não tente explicar tudo que sua empresa faz. Vá direto ao ponto, pensando no que é importante, e deve ser incluído no vídeo, e o que não é.

4. Foque-se na sua audiência

Na hora de criar o roteiro do seu vídeo animado, lembre-se de um ponto-chave: Foque no seu público e não desvie as informações. O mais importante no seu vídeo é atingir quem realmente importa.

Mostre a solução para os problemas deles e como a sua marca vai ajudá-los, enviando uma mensagem clara e direta.

Evite, ao máximo, enviar mensagens conflitantes, que podem causar qualquer confusão em seu público. Assim, você irá assegurar que a mensagem correta será enviada ao público correto.

5. Tenha um CTA claro e definido

Algo que não pode ser deixado de fora de um roteiro de vídeo animado é o Call to Action que será enviado a quem ver o vídeo. Ou seja, qual a ação você espera que as pessoas que viram o vídeo tomem, após terminarem de ver ele.

Não envie muitos CTAs em seu vídeo, pois isso poderá causar confusão em seu público. Ao contrário, envie apenas um CTA, que seja claro e bem definido.

Assim, ao final do seu vídeo você mostrará definitivamente qual a ação deseja que o cliente tome.

Conclusão

Como vimos, um roteiro de vídeo animado é fundamental para uma boa produção, que envie a mensagem correta, ao público certo.

Este planejamento irá garantir que o investimento realizado na produção deste tipo de conteúdo alcance os melhores resultados possíveis.

Além disso, podemos acrescentar algumas dicas finais para você, na hora de escrever um roteiro de vídeo animado:

  • Encontre o tom certo: Pense sobre o seu público.Quem eles são, de onde eles vêm, sua idade e histórico. Tudo isso ajudará você a encontrar o tom certo que o vídeo deve ter.
  • Apresente os benefícios e não recursos de seu produto ou serviço: Uma ótima maneira de construir o roteiro de seu vídeo animado é falar sobre os benefícios dos produtos ou serviços, e não sobre seus recursos. A ideia é apresentar o produto ao cliente e convidá-lo a imaginar como o problema dele irá ser resolvido.

Certamente, com as dicas que foram abordadas aqui, você irá conseguir elaborar um bom roteiro de vídeo animado e produzirá um conteúdo estratégico e certeiro.

Mas, se quiser continuar o aprendizado, temos um dica final: Baixe o nosso guia gratuito sobre o uso de vídeos no processo de vendas.

Veja como os vídeos podem ser uma ferramenta eficiente para que seu negócio obtenha resultados ainda melhores. PARA BAIXAR, BASTA CLICAR NO BANNER A SEGUIR.

Como utilizar vídeos no processo de vendasPowered by Rock Convert

Vai sair de mãos vazias?

Conheça o poder dos vídeos e como usá-los corretamente no processo de vendas

Venda mais usando os vídeos durante o processo.  Baixe o nosso ebook gratuito e comece agora mesmo
BAIXAR EBOOK AGORA
close-link