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Como a tecnologia revolucionou o mercado de eventos nos últimos anos

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Por Guest Post

O mercado de eventos está cada vez mais tecnológico. Com divulgação e venda de ingressos online, nada mais justo do que levar tantas inovações também para dentro dos ambientes.

Trata-se de um dos setores econômicos com maior crescimento nos últimos anos, o que justifica os investimentos das empresas em satisfazer as necessidades de consumidores cada vez mais exigentes.

Segundo a Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), o setor de eventos cresce, em média, 14% ao ano.

Por isso, facilitar a produção de eventos e torná-los mais interativos e atraentes tornou-se um dos principais desafios dos organizadores nos últimos anos.

Felizmente, o mercado tem respondido à altura e são os frequentadores e convidados os maiores beneficiados. Confira, ao longo do artigo, as principais mudanças e seus resultados!

Maior engajamento e adesão a eventos

Com o advento da tecnologia e a popularização dos smartphones, tudo está a um clique de distância — e com o setor de eventos não poderia ser diferente.

A mudança que começou com a venda de ingressos se tornou ainda mais abrangente e pode melhorar significativamente toda a experiência do usuário.

Segundo Eduardo Rodrigues, da Applaud, “o engajamento dos participantes é um dos elementos principais para garantir o sucesso do evento e, para que isso aconteça, a comunicação entre o organizador e os participantes também é imprescindível. Dessa forma, cada vez mais os organizadores estão utilizando as funcionalidades dos aplicativos de eventos para estreitar o contato com o público participante”.

Manter os participantes engajados do início ao fim é crucial para o sucesso do evento. Desse modo, a participação em enquetes e pesquisas, adoção a aplicativos, participação em mídias sociais e divulgação boca a boca, além de aumentarem a adesão ao evento, são métricas valiosas para a mensuração do engajamento. 

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De um modo geral, um participante engajado é um participante satisfeito. Assim, a última coisa que um organizador quer é que o usuário passe pela experiência do evento sem nenhuma interação. 

Para isso, vale a pena investir esforços para atrair, encantar e entreter o público antes, durante e depois do evento. Aplicativos com as informações do evento, notificações push, games, enquetes ao vivo e pesquisas interativas são uma excelente alternativa para isso. 

Digitalização e interatividade

A tecnologia não pode acontecer das portas para fora. O mercado de eventos particulares ou corporativos pede interatividade e, com isso, não faltam recursos para torná-los cada vez mais impactantes. 

Em alta mesmo em períodos de forte crise, o setor de eventos não para de crescer, movimentando toda a economia.

Um único evento é capaz de gerar inúmeros empregos em fornecimento de equipamentos, som, iluminação, montagem, prestação de serviços, entre outros. Em meio a tantos acontecimentos, investir em estratégias de diferenciação é fundamental. 

Os eventos de hoje não são mais focados na empresa ou no produto, mas no público. E cada detalhe é feito especialmente para agradá-los. Mas, afinal, como criar uma atmosfera que encante a audiência? A resposta é: depende. 

Cada público é diferente, logo, possui expectativas diferentes. Entender isso é a única maneira de satisfazê-los, criando uma experiência completa e memorável. Assim, o primeiro passo para traçar a estratégia adequada para a comunicação de um evento é saber exatamente quem é o público-alvo. 

E por que isso é importante? Porque a única maneira de se comunicar com o público de maneira eficiente é falando a sua língua. Neste sentido, saber qual mensagem deve ser passada e qual o melhor meio para isso é fundamental para o sucesso do evento.

Smartalk: Comunicação estratégica

Tendo em vista a dificuldade de muitas organizações em estabelecer uma comunicação eficiente com seu público, algumas empresas surgiram com a proposta de descomplicar, ajudando pequenas, médias e grandes empresas a atingirem seus objetivos. 

A Smartalk é uma empresa especializada em comunicação estratégica para empresas, feita por pessoas e para pessoas.

Na prática isso significa uma comunicação menos engessada e mais focada em experiência, transmitindo a mensagem correta da forma correta e, consequentemente, com muito mais impacto.

Todo e qualquer evento tem um objetivo. Seja um congresso internacional, uma cerimônia de posse, uma confraternização ou uma celebração de resultados, o objetivo deve ser lembrado em cada detalhe do evento e é aqui que muitas empresas erram. 

Um exemplo: imagine que uma renomada empresa organiza um evento para parabenizar os excelentes resultados da unidade no período, fazendo-a atingir todas as metas. Durante a ocasião, no entanto, seus organizadores pouco falam dos resultados e passam a fazer novas cobranças. 

Quais as chances de que os funcionários saiam motivados de um evento como este? Poucas, não é mesmo? Acontece que essa é uma situação muito comum e acontece não por maldade, mas porque muitas organizações não sabem transmitir as mensagens corretamente. 

A Smartalk trabalha com diversas soluções em vídeo, apresentações e treinamentos para empresas que sofrem com:

  • comunicação pouco objetiva;
  • abordagens cansativas e extensas;
  • falta de engajamento com os ouvintes;
  • apresentações pouco impactantes;
  • falta de domínio de ferramentas;
  • desperdício de recursos e tempo em apresentação;
  • discurso carente de assertividade;
  • entre outros.

Se os benefícios no ambiente interno — como em apresentações para clientes e parceiros — já são bons, em eventos os ganhos são ainda maiores.

O segredo está na Metodologia CDP, que consiste em desenvolver o conteúdo e o design e treinar os clientes para que eles façam apresentações inesquecíveis. Para isso, a Smartalk ajuda a desenvolver cada etapa da comunicação antes, durante e depois do evento. 

O que esperar para o futuro em eventos? 

A tecnologia revolucionou o mercado de eventos e não há como voltar atrás. Com o setor e o público cada vez mais exigentes, trata-se de uma maneira eficiente de atrair patrocinadores e engajar o público, criando um impacto positivo e duradouro. 

E não há limites para a inovação. Chatbots, aplicativos para eventos, inteligência artificial, realidade virtual, interatividade e outras tecnologias elevarão eventos a patamares até então inimagináveis, mas que começaram a ser vistos e apreciados desde já. 

Focar na experiência do visitante é a chave para o sucesso dos eventos. Como fazer isso, no entanto, fica a cargo do organizador. Com o auxílio da tecnologia e da comunicação assertiva, essa tarefa fica muito mais fácil.