1

TED Talks: O que é e como funciona a Metodologia de Apresentação do TED

9 minutos para ler
admin
Por Marketing

O que são os TED Talks? Esta ainda é uma dúvida que muita gente mantém sobre este incrível evento que movimenta mentes e corações em todo o mundo. Este artigo irá esclarecer todas estas questões.

Você possivelmente já ouviu falar ou recebeu de algum amigo um vídeo do TED. Trata-se de um dos maiores projetos de compartilhamento de conhecimento do mundo, com palestras em mais de 100 idiomas e de diversos temas.

Mas você realmente sabe o que é o TED Talks? Ou até mesmo já se perguntou se você poderia ser um dos palestrantes?

Neste artigo, nós vamos responder essas e outras dúvidas, para que você entenda o que é um TED Talk e qual o impacto destes eventos em todo o mundo.

Veja como ele mudou a maneira com que as pessoas se comunicam e como as técnicas desenvolvidas pelo chamado Modelo TED podem fazer a diferença nas apresentações de sua empresa.

O que é o TED Talks

O TED é uma organização sem fins lucrativos, cujo principal fim, de acordo com os próprios organizadores, é “disseminar ideias”.

Criado em 1984, pela Fundação Sapling, como uma conferência com foco em Tecnologia, Entretenimento e Design — e por isso a sigla TED — aconteceu pela primeira vez na cidade de Monterey, na Califórnia.

Hoje em dia, mais de 30 anos depois, o evento já superou as fronteiras da Califórnia, chegando a todos os cantos do mundo, e indo além dos temas iniciais, passando por questões relacionadas à ciência, política, economia e negócios.

Além do evento principal, que acontece anualmente e que agora é realizado na cidade de Vancouver, no Canadá, foram criados outros grandes eventos, a partir da marca principal do TED:

  • TEDSummit — que reúne líderes mais engajados da comunidade do TED no mundo para debates, palestras e atividades ao ar livre;
  • TEDGlobal — uma edição no formato tradicional do TED que roda pelo mundo;
  • TEDx — eventos independentes, mas que seguem a metodologia original do TED;
  • TEDMED — evento anual voltado para profissionais e especialistas da área da Saúde;
  • TEDWomen — evento voltado ao público feminino, tratando questões de gênero e saúde reprodutiva.

A história do TED

É difícil imaginar como uma simples conferência de tecnologia, entretenimento e design se tornou um fenômeno mundial.

E realmente o projeto não começou tão bem. Em 1984 Richard Saul Wurman e Harry Marks realizaram a primeira edição da conferência. O resultado? Os participantes amaram, mas os organizadores perderam dinheiro.

Por isso a segunda edição só aconteceu 6 anos depois, em 1990, quando o projeto realmente engatou e passou a ser realizado anualmente. Segundo os próprios fundadores, nessa época o mundo já estava pronto para o evento, o que não aconteceu na primeira edição.

Além disso, as edições passaram a receber personalidades de outras áreas, como cientistas, filósofos e famosos, e com isso, atraíram a atenção de curiosos, apesar de ainda ser um evento exclusivo para convidados.

Em 2001 o empresário Chris Anderson fez uma proposta em nome da sua organização sem fins lucrativos Sapling Foundation. Ele adquiriu o TED, tornou-se curador do evento e também o responsável por levá-lo para além das fronteiras da Califórnia.

Mas só em 2006 é que o primeiro conteúdo do evento foi publicado online, e cerca de 3 meses depois, já havia alcançado mais de 1 milhão de visualizações.

Um ano depois o site foi criado, novas edições da conferência foram lançadas e, aos poucos, ele foi se tornando esse fenômeno mundial, com vídeos que chegaram a 2 bilhões de visualizações.

A metodologia TED Talks — e porque ela revolucionou a forma de fazer apresentações

Diversos eventos ao redor de todo o mundo têm como objetivo disseminar conteúdo. Então, porque o TED ganhou tanta visibilidade? Qual o seu grande diferencial?

Antes de tudo, precisamos pensar no conceito por trás do TED: facilitar o acesso de pessoas a conteúdos de qualidade.

Ou, como os próprios organizadores gostam de definir:  “devoted to spreading ideas, usually in the form of short, powerful talks.” (“dedicados a espalhar idéias, geralmente na forma de conversas curtas e poderosas”).

Além disso, conseguir condensar tanto conhecimento em talks de até 18 minutos é um grande desafio. O que a Metodologia do TED Talks consegue cumprir com excelência. Isso independentemente do tema — que vai de ciência a religião, de finanças a questões sociais.

Essa metodologia ajuda a manter o público atento e facilita o entendimento do que é falado, o que torna as palestras ainda mais ricas.

Inclusive algumas das grandes palestras do TED tem apenas incríveis 3 minutos, como o do engenheiro do Google Matt Cutts:

Outro ponto fundamental é escolher bem os palestrantes. O TED já recebeu personalidades como o ex-presidente americano Bill Clinton, o fundador da Microsoft Bill Gates, o Papa Francisco, além de inúmeros ganhadores do prêmio Nobel, como Jody Williams e Leymah Gbowee.

Veja também: 8 dicas para Eventos Corporativos – Conheça o que dizem os especialistas sobre a organização de eventos corporativos de sucesso

Todos esses fatores — somados a uma metodologia de treinamento para que as pessoas consigam compartilhar conteúdo de tanta qualidade de maneira tão sucinta e compreensível — é que destacam o TED de qualquer outro evento e o tornam um fenômeno global.

TED no Brasil

O Brasil sedia edições do TEDx desde 2009. A primeira aconteceu em São Paulo, com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”.

Desde então, já aconteceram outras centenas de eventos em diversas cidades — não exclusivamente em capitais — e você pode conferir a agenda completa no próprio site da organização.

Alguns dos palestrantes brasileiros

Algumas personalidades já participaram tanto de edições do TED e do TEDx, e somam para o evento alguns milhões de visualizações.

Por isso nós separamos alguns dos talks mais vistos e comentados, feitos por brasileiros:

Sebastião Salgado

O fotógrafo internacionalmente conhecido Sebastião Salgado participou do TED em 2013 com o tema “O drama silencioso da Fotografia”. E só no site oficial o talk possui mais de 1 milhão de views.

Thaís Araújo

A atriz Thaís Araújo é uma das personalidades brasileiras responsáveis por um dos talks mais buscados no país, dentro do TEDx, realizado em novembro de 2017.

O tema, que gerou grande repercussão por parte da mídia, foi “Como criar crianças doces em um país ácido”, onde a atriz aborda as inseguranças de criar os seus filhos no Brasil.

Alex Atala

O chef brasileiro mundialmente conhecido Alex Atala participou do TEDx em 2012. O tema foi “A interpretação cultural do sabor”, explicando a relação da comida com diferentes sociedades e tempos.

Suzana Herculano Houzel

Suzana é uma neurocirurgiã que também compõe o grupo seleto dos brasileiros que se apresentaram no TED Global, sendo a primeira mulher do país a realizar o feito. Autora de 7 livros, Houzel falou sobre “O que o cérebro humano tem de tão especial”.

Abílio Diniz

O empresário brasileiro Abílio Diniz participou de uma edição do TEDx que aconteceu em São Paulo em junho de 2018. Com o tema “Comecei a fazer 80 anos com 29”, Abílio falou sobre qualidade de vida e longevidade.

Nathalia Arcuri

Com quase 2 milhões de visualizações, o TEDx apresentado pela empreendedora, jornalista, coach financeira e escritora Nathalia Arcuri é um dos mais assistidos dentre os palestrantes brasileiros.

Ela falou sobre “O poder do não e o dinheiro”, fazendo uma análise sobre a mente das pessoas endividadas e como ter uma vida financeira equilibrada.

Veja também: Os 9 melhores palestrantes do Brasil para se inspirar

Como palestrar no TED?

Você pode não saber, mas o TED aceita que qualquer pessoa indique um potencial palestrante: seja um amigo, conhecido, famoso ou até você mesmo.

Para isso existe o manual Speaking at TED em que os organizadores dão detalhes sobre como eles selecionam os seus speakers e qual o passo a passo para indicar alguém.

Acima de tudo eles reforçam que os convidados do TED precisam ser pessoas que vão “informar e inspirar, surpreender e encantar”.

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário de indicação de orador, respondendo perguntas como qual a sua profissão, em quais categorias se enquadra, links de outros talks, entre outras.

Conclusão

Os eventos do TED inspiram e motivam milhares de pessoas, ao redor do mundo. Seja presencialmente, indo até um dos eventos ou mesmo online, vendo um dos vídeos dos talks já realizados.

Além de todo esse impacto, a Metodologia que o TED Talks inaugurou para potencializar as apresentações é um dos principais legados destes incríveis eventos.

Nós, da Smartalk, por exemplo, nos inspiramos diretamente nos TED Talks e, tanto que a filosofia do TED foi uma das principais referência para montarmos a nossa própria filosofia de apresentação: a Metodologia CDP.

A Metodologia CDP reúne as esferas do Conteúdo, Design e Performance, para a construção de apresentações de impacto, que envolvam e encantem as pessoas.

Por isso, a nossa recomendação final é que você continue o aprendizado, lendo tudo sobre a Metodologia CDP e como ela atua para a construção de grandes apresentações.

Vai sair de mãos vazias?

Baixe o nosso Guia de Apresentação de Impacto

E veja na prática como criar apresentações impactantes que vão surpreender o seu público!
BAIXAR AGORA
close-link