1

6 tipos de vídeos para utilizar nas estratégias de sua empresa

11 minutos para ler
admin
Por Marketing

Existem muitos tipos de vídeos que podem ser usados nas estratégias de vídeo marketing das empresas, variando conforme a necessidade e o momento no qual eles serão utilizados.

A produção e utilização de vídeos nas estratégias de marketing digital das empresas está se tornando cada vez mais popular.

O que não vêm por acaso. Afinal, a previsão atual é de que, até o ano de 2020, cerca de 80% de todo o tráfego mundial da internet deverá ser direcionado aos vídeos.

Por conta desta mudança de consumo de conteúdo, as empresas cada vez mais apostam nos vídeos como forma de atrair, engajar e interagir com seus potenciais clientes.

Neste artigo, você vai conhecer 6 tipos de vídeos que a sua empresa pode utilizar em uma estratégia de vídeo marketing. 

Saiba mais sobre o conceito de cada um destes tipos e qual é o melhor canal que eles podem ser utilizados. Confira!

6 tipos de vídeos para estratégias de comunicação empresarial

O uso dos vídeos nas estratégias de comunicação empresarial e corporativa é bem explicado pelos aspectos do neuromarketing.

Segundo estudos dessa área, 90% dos dados que processos em nossa comunicação cotidiana depende dos dados visuais que recebemos.

E é nesse meio que os vídeos entram e fazem sucesso. Afinal, independentemente do tipo de vídeo escolhido, com eles, sua empresa poderá passar mensagens ricas e complexas, ativando aspectos visuais e auditivos da comunicação humana.

Por isso, conhecer mais tipos de vídeos é importante. Pois assim, você poderá variar a forma com a qual se comunica com o seu público e com os seus clientes.



1. Vídeo Institucional

O que é um vídeo institucional?

Os vídeos institucionais, como o próprio nome já sugere, são peças em vídeo, utilizadas para apresentar informações sobre determinada empresa, instituição ou marca.

Estes são tipos de vídeos que abordam uma empresa de maneira mais estrutural, demonstrando aspectos como pessoas, infraestrutura, logística de operação e produção, entre outros aspectos.

Além disso, os vídeos institucionais também podem ser utilizados para ajudar a demarcar o posicionamento de uma empresa no mercado, demonstrando a missão e os valores dela, os objetos e a sua história. 

Seja para o público interno, mas também para o público externo.

Quando e onde utilizar um vídeo institucional?

Em resumo, os objetivos de um vídeo institucional variam de acordo com a estratégia de comunicação de uma empresa.

Alguns materiais podem ser usados para contar a história de uma marca ou de uma empresa. Já outros podem ser destinados à transmissão de uma mensagem, esclarecimento de conceitos ou apresentação de mudanças e novidades.

Existem,ainda, aqueles que possuem um perfil mais comercial, que dão suporte à equipe de vendas de uma empresa, ao apresentar diferenciais competitivos, cases e portfólios.

Exemplo de vídeo institucional

No exemplo a seguir, a FGV – Fundação Getúlio Vargas – apresenta dados e informações, que mostram a história da instituição e como ela ajudou os seus alunos a evoluírem profissionalmente:

2. Vídeo em Motion Graphics

O que é um vídeo em motion graphics?

O termo Motion Graphics significa, em uma tradução aproximada ao português, “gráficos em movimento”

Trata-se de um dos tipos de vídeo no qual estão presentes elementos como o design gráfico, o design de animação e a própria criatividade do animador. 

Essa forma de criação de vídeos é muito utilizada na TV e no cinema. Porém, também é comum encontrarmos o Motion Graphics em comerciais, vinhetas e até mesmo em vídeos empresariais. 

Quando e onde utilizar um vídeo em motion graphics?

Entre as vantagens deste tipo de vídeo, podemos destacar:

  • O Motion Graphics é mais fácil de produzir: Este tipo de técnica exige bem menos investimentos do que outros tipos de material, como vídeos gravados em ambientes externos ou estúdios;
  • Os vídeos com a técnica são mais divertidos: Eles chamam mais atenção das pessoas, do que os outros formatos de vídeos;
  • Os vídeos são mais leves e mais fáceis de serem entendidos: Devido à própria natureza da animação, permitem abordar e explorar os mais variados temas.
  • Eles despertam maior interesse do público: Os vídeos em Motion Graphics são mais compartilhados e conseguem atingir um maior número de público. O que aumenta os seu contato, com os seus clientes.

Exemplo de vídeo em motion graphics

Conheça alguns exemplos de vídeos em Motion Graphics que a Smartalk produziu para seus clientes e como eles foram aplicados na realidade da empresa.

3. Vídeo de Apresentação Profissional

O que é um vídeo de apresentação profissional?

O vídeo de apresentação profissional é um conteúdo criado para apresentar os produtos, serviços ou mesmo idéias de uma empresa.

Diferentemente de outros tipos de vídeos, em um vídeo de apresentação profissional, o enfoque é fazer com que o público conheça a empresa, a sua história, seus valores, entre outros aspectos.

Hoje em dia, muitas empresas estão substituindo as tradicionais apresentações de slides por uma apresentação mais dinâmica e atraente para o público, em formato de vídeo de apresentação profissional.

Quando e onde utilizar um vídeo de apresentação profissional?

Os vídeos de apresentação profissional estão sendo utilizados como material auxiliar para apresentadores, fortalecendo a oratória e a performance deles no palco.

Isso porque um vídeo de apresentação profissional é um poderoso aliado para o Conteúdo e Performance, por serem extremamente didáticos. 

Para se ter uma ideia, um conteúdo audiovisual de 2 minutos equivale a 1,8 milhões de palavras.

Exemplo de vídeo de apresentação profissional

Veja abaixo, um exemplo de vídeo animado de apresentação profissional, que a Smartalk desenvolveu para a Açaí Fresh:

Powered by Rock Convert

4. Vídeo Animado

O que é um vídeo animado?

Os vídeos animados são aqueles criados a partir de desenhos e imagens gráficas, que se juntam para contar histórias em vídeo. 

Eles são muito populares por conta da facilidade de serem consumidos pelos clientes e produzidos pelas empresas. Hoje em dia, esse é um dos tipos de vídeos que mais está sendo utilizado pelas empresas, em suas estratégias de vídeo marketing.

Por isso, se a sua empresa quer apostar no vídeo marketing, mas quer começar com os pés no chão e ainda criando materiais diferenciados, os vídeos animados são o melhor caminho.

Quando e onde utilizar um vídeo animado?

Os vídeos animados apresentam diversos benefícios para as empresas. Este modelo de vídeo pode ser usado para diversas finalidades.

Por exemplo, é possível criar um vídeo personalizado, com a marca da empresa, que pode ser utilizado nas mídias sociais ou mesmo no site da empresa.

Ou seja, ao investir em vídeos animados, a sua empresa terá um retorno mais rápido, sem ter de realizar um investimento alto, logo de cara.

Exemplo de vídeo animado

O vídeo animado é um dos melhores tipos de vídeos para comunicação corporativa. Um exemplo é o vídeo de apresentação da All Coin Wallet:

5. Vídeo de Produto

O que é um vídeo de produto?

Um vídeo de produto é um dos tipos de vídeos que pode ser encontrado em diversos formatos. 

Porém, há um ponto em comum, já que todos eles têm somente um objetivo: mostrar funcionalidades, opções de uso e como o produto funciona realmente na prática.

É uma ótima solução, tanto para as empresas, quanto para os seus consumidores. Afinal, a sua empresa irá acabar com diversas objeções dos clientes, ao apostar em vídeos de produto.

Quando e onde utilizar um vídeo de produto?

O grande poder do vídeo de produto, além de demonstrar tudo sobre o produto, é o de despertar o desejo e a curiosidade no consumidor. Por isso, é uma ótima alternativa para quem procura aumentar as vendas.

Outros motivos para você apostar em vídeos de produtos são:

  • Vídeos de produtos fazem bastante sucesso nas redes sociais
  • Dão maior suporte à equipe de vendas, já que os vídeos ajudam a superar diversos obstáculos e objeções;
  • Este formato ajuda a criar uma ótima impressão sobre a marca em si, trazendo a sensação de proximidade e familiaridade aos consumidores.

Exemplo de vídeo de produto

Neste trecho do vídeo de produto que produzimos para a Krug Bier, a empresa apresentou sua linha de cervejas e toda a filosofia por trás da ideia desta nova linha:

6. Vídeo de Vendas

O que é um vídeo de vendas?

Os vídeos de vendas são excelentes ferramentas utilizadas para atrair os seus clientes e aumentar as suas vendas.

Eles são perfeitos para a criação da sua propaganda, pois misturam um bom discurso de vendas, com imagens reais. O que é ótimo para encantar, envolver e converter os seus clientes.

Por meio desses vídeos, a sua empresa consegue mostrar pormenores dos produtos, o que através de fotos ou de um conteúdo em texto não ficaria tão bom.

Quando e onde utilizar um vídeo de vendas?

Listamos alguns benefícios do uso deste tipo de vídeo, para negócios que querem aumentar suas vendas:

  • O vídeo de vendas é um conteúdo permanente e que poderá ser utilizados nos múltiplos canais de vendas da empresa (físicos ou virtuais);
  • Os vídeos de vendas são capazes de gerar 66% a mais de leads qualificados, do que qualquer outro formato;
  • 43% dos consumidores utilizam vídeos como a primeira fonte de informação para produtos ou serviços aos quais tenham interesse;
  • Empresas que utilizam vídeos de vendas experimentam cerca de 55% de aumento no reconhecimento de marca.
Como fazer o lançamento de um produtoPowered by Rock Convert

Como escolher o tipo de vídeo mais adequado para a sua empresa?

Para escolher o melhor dos tipos de vídeos para a estratégia de vídeo marketing da sua empresa, o processo sempre irá começar de um ponto em comum: o objetivo do vídeo.

É preciso conhecer o perfil do público que você quer alcançar, para assim, definir a melhor linguagem e o tipo de vídeo mais adequado a ser produzido.

Outro ponto a ser considerado são os custos, em comparação ao orçamento que a sua empresa têm à disposição.

Neste aspecto, os vídeos animados e em motion graphics saem na frente. Já que são mais fáceis de serem produzidos e tendem a demandar investimentos menores. 

O que é uma grande vantagem para empresas que estão começando a sua estratégia de vídeo marketing.


Quer continuar aprendendo? Baixe agora mesmo o Ebook: Como Usar Vídeos no Processo de Vendas. 

Com ele, você vai poder compreender o poder dos vídeos e saber como usá-los de maneira eficiente em um processo de vendas, para obter melhores resultados de negócio.

Para baixar, basta clicar no banner a seguir:

Como utilizar vídeos no processo de vendasPowered by Rock Convert

Vai sair de mãos vazias?

Conheça o poder dos vídeos e como usá-los corretamente no processo de vendas

Venda mais usando os vídeos durante o processo.  Baixe o nosso ebook gratuito e comece agora mesmo
BAIXAR EBOOK AGORA
close-link