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Treinamento in company: O que é e como eles ajudam na comunicação de sua empresa

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admin
Por Marketing

Comunicar a mensagem da empresa é um problema em seu ambiente de trabalho? Saiba que você não está só nisso, pois esta é a realidade de muitos negócios. Neste cenário, um treinamento in company de comunicação será a solução.

Segundo a Forbes, problemas de comunicação geram, para as empresas dos EUA, perdas na casa dos 40 bilhões de dólares, todos os anos.

Perdas estas que derivam da falta de eficácia para comunicar a mensagem da empresa, aos clientes atuais e em potencial, ou mesmo deficiências na comunicação interna, que geram retrabalhos e ruídos entre os times.

O que resulta em vendas perdidas, falta de motivação da equipe e mais alguns danos à empresa, tais como:

  • A perda de foco das equipes;
  • A falha na percepção da visão e do propósito da empresa;
  • A ausência de inovação nos processos internos;
  • A queda na moral e na credibilidade dos times.

Fatores estes que explicam porque cada vez mais empresas investem no desenvolvimento de programas de treinamentos internos para seus colaboradores, para que eles possam desenvolver mais e melhores habilidades de comunicação.

Neste artigo, vamos explicar a você o que é um treinamento in company e como a comunicação pode ser o tema desta qualificação, para a capacitação das equipes e pessoas que fazem parte delas.

O que é um treinamento in company?

O treinamento in company é uma capacitação interna que a empresa realiza, visando melhorar algumas das habilidades de seus próprios colaboradores.

Trata-se de um investimento em desenvolvimento humano e profissional que, além de melhorar a qualidade das equipes da própria empresa, também ajuda em outros aspectos, tais como:

  • Retenção de talentos, já que os profissionais irão perceber que são valorizados pela empresa;
  • Motivação das equipes, que poderão utilizar o curso in company como um momento de repensar seu próprio trabalho, avaliando onde é possível melhorá-lo;
  • Economia de custos, com a qualificação interna de determinadas habilidades, ao invés de ter de buscá-las no mercado;
  • Ganho de tempo e melhoria de resultados, com a otimização de processo e aspectos internos, tais como a comunicação, que são possíveis através dos treinamento in company.

Veja também: Como o treinamento de equipe aumenta a produtividade no trabalho

Um treinamento in company, idealmente, é realizado no próprio ambiente de trabalho da empresa e em horário de trabalho. Isto para que os profissionais o enxerguem no contexto da própria empresa e como aquele aprendizado poderá ser utilizado na evolução de seu trabalho.

Ele é acompanhado e muitas vezes ministrado diretamente pela própria empresa, mas pode contar com especialistas externos. O que é recomendado, especialmente quando se tratam de habilidades que geram gargalos importantes no processo da empresa.

Ainda é possível realizá-lo à distância, seja por material gravado ou via teleconferência. O que ajuda a reduzir custo e treinar equipes de diversas localidades, ao mesmo tempo.

Características de um bom treinamento in company

Fazer com que o treinamento in company, no entanto, seja eficiente e alcance os seus resultados, não é algo possível sem determinados cuidados.

O objetivo de um bom treinamento interno é a qualificação profissional, encaixando-a no contexto das atividades da empresa. O que é uma grande vantagem em relação às qualificações externas e que envolvem muitas empresas.

Por isso, aí vão algumas dicas e características que ajudam a entender o que é um bom treinamento in company:

  • O curso in company precisa ser encaixado dentro do contexto e do planejamento estratégico da empresa, pois, somente deste modo, será possível que ele converse diretamente com o dia a dia dos profissionais;
  • É necessário que ele também aborde as reais necessidades da empresa, utilizando exemplos e casos que se relacionam com o cotidiano da companhia;
  • O conteúdo abordado durante o treinamento precisa ser colocado em prática, afinal, trata-se de um investimento que a empresa realiza para si mesma e não pode ser deixado ocioso;
  • Também é muito importante mensurar e avaliar os resultados dos treinamentos, desde como eles foram absorvidos pelos envolvidos a até como ele ajudou a melhorar os processo da empresa.

Quais os benefícios de um curso in company?

Mas, porque uma empresa aposta em um treinamento interno, ao invés de um treinamento externo?

Certamente, quando o processo de qualificação e educação corporativa é feito em ambientes externos, fatores como o networking profissional e o benchmarking com outras empresa são mais aproveitados. O que é mais difícil em cursos e treinamentos internos.

Porém, os treinamentos in company apresentam diversas outras vantagens, tais como:

  • Redução de custos, dado que o treinamento pode ser feito na própria empresa, sem a necessidade de deslocamento dos profissionais para outros locais ou mesmo outras cidades;
  • O treinamento é adaptado ao contexto da empresa, podendo abordar temas e exemplo reais da realidade do negócio. O que facilita a mensuração de resultados e acompanhamento do investimento realizado;
  • É uma treinamento menos invasivo, levando que a capacitação é feita no local e no horário de trabalho;
  • Facilita a Gestão do Conhecimento interno, com a troca de conhecimento e informações entre os próprios companheiros de equipe.

Por isso, o ideal é realizar uma mescla, entre treinamentos internos e externos, conseguindo aproveitar o que há de melhor em ambos os tipos de treinamento.

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Como construir um treinamento interno de comunicação?

Como já dissemos, a comunicação é um dos principais gargalos para a operação de muitas empresas. Afinal, uma comunicação falha gera ruídos internos, necessidade de retrabalho, entre outros danos.

E isto apenas no contexto interno. Pois, quando a comunicação corporativa interna é falha, geralmente irá refletir naquilo que chega ao clientes. O que gera a perda de vendas e, consequentemente, de receitas.

Por isso, uma qualificação interna de comunicação é um dos investimentos em qualificação de pessoas mais rentáveis que uma empresa pode realizar.

Para construir um treinamento in company de comunicação, a sua empresa precisa se preocupar com os seguintes aspectos:

  • É preciso realizar um diagnóstico completo dos problemas de comunicação da empresa, para desenhar o treinamento de modo eficaz e assertivo;
  • Além disso, também é necessário pensar a comunicação da empresa de forma lógica e segmentada, criando roteiros que ajudem a transmitir a mensagem do negócio;
  • Também é importante abordar aspectos não linguísticos da comunicação, tais como o domínio emocional ao falar com outras pessoas, a necessidade de criar empatia com o outro, na comunicação, e os cuidados com a linguagem corporal;
  • Outro ponto importante é ensinar como aliar o lado visual de uma apresentação ao discurso apresentado;
  • E, por fim, treinar estas novas habilidade de comunicação.

Com estes aspecto mapeados e abordados durante o treinamento in company, o objetivo de enriquecer e desenvolver os profissionais da empresa será alcançado.

Assim, o investimento será valorizado por todos e irá se traduzir em equipes mais motivadas, preparadas e comprometidas com o propósito e os resultados de uma empresa.

Conclusão

A gestão de pessoas é um dos maiores ativos que qualquer empresa pode ter. Afinal, por mais que isto soe como um clichê (e talvez seja), todos os negócios são desenvolvidos por pessoas e para pessoas.

Alinhar o discurso interno, de modo que ele transmita com clareza de detalhes o propósito, a visão e os valores de uma empresa, é um aspecto verdadeiramente diferencial no mundo dos negócios.

Mas isso é algo que nem sempre é fácil. Afinal, a comunicação é um gargalo complicado de ser desembaraçado.

Por isso, investir em qualificações internas, através de treinamentos in company de comunicação, é algo que irá resultar em ganhos incríveis de performance nos processos de sua empresa.

Agora é hora de continuar aprendendo. Por isso, a nossa recomendação é que você conheça a Metodologia CDP, que alinha Conteúdo, Design e Performance, para a construção de uma comunicação de alto impacto nas empresas.