1

Treinamentos de liderança: Porque são ótimos investimentos para a sua empresa?

9 minutos para ler
admin
Por Marketing

Os treinamentos de liderança são grandes investimentos para as empresas. Pois permitem o desenvolvimento humano e profissional dos corpo dos gestores, o que contribui fortemente para a melhoria do clima organizacional e para a alta performance do negócio.

As empresas devem investir em treinamentos de liderança para gestores, para que eles consigam continuar com o bom andamento do negócio. 

Trabalhar os pontos fortes e também os fracos dos gestores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Afinal, são eles que trabalham todos os dias com a responsabilidade de orientar e guiar os demais membros da equipe. E, para que eles possam ter sucesso nas suas estratégias, os treinamentos de liderança, são fundamentais.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os treinamentos de liderança. Veja os tipos de treinamento para desenvolvimento de líderes e saiba como avaliar os resultados desse investimento. Confira!

O que é um treinamento de liderança?

O treinamento de liderança, como o próprio nome já diz é um treinamento, ou um curso voltado aos gestores de empresas. 

Esse tipo treinamento tem como principal objetivo ajudar os líderes a desenvolverem competências, habilidades e planos de ações, necessários para o gestor de qualquer tipo de negócio.

Por meio de palestras, atividades práticas e aulas, os gestores obtêm autoconhecimento, visão estratégia e ainda descobrem como liderar de forma competente. 

Estas qualificações ainda permitem o desenvolvimento das competências necessária para aprender a encontrar as melhores soluções, para os mais diversos problemas que possam ocorrer dentro de uma empresa.  

Powered by Rock Convert

Normalmente, os treinamentos de liderança são aplicados para o seguinte conjunto de profissionais com cargos de chefia e liderança, tais como:

  • Executivos;
  • Vendedores; 
  • Gestores;
  • Gerentes, entre outros. 

Muitas empresas buscam por esses treinamentos de liderança, para aqueles colaboradores que precisam se adaptar a novos cargos, que envolvem maiores responsabilidades.

Esses treinamentos estão ajudando muitas empresas a conquistarem os seus objetivos organizacionais. 

Além disso, as corporações estão notando outros diversos benefícios em aplicar esses tipos de treinamentos. Veja a seguir, os principais benefícios dos treinamentos de liderança.

Os principais benefícios dos treinamentos de liderança

Como vimos, os treinamentos de liderança influenciam muito os resultados da empresa, por isso é muito importante investir nesses treinamentos.

Para se ter uma ideia, o mercado global de treinamentos de liderança movimenta, em todo o mundo, por volta de 50 bilhões de dólares! 

Ou seja, tornar-se um líder é algo que cada vez mais profissionais e empresas estão atrás.

Os benefícios dos treinamentos de lideranças para as empresas vão sendo percebidos ao longo dos dias, principalmente no engajamento de toda a equipe e no desenvolvimento de uma comunicação empresarial e corporativa eficiente.

Com bons gestores a equipe fica mais animada, mais motivada e, principalmente, fica mais envolvida com o trabalho. 

Porém os benefícios não param por aí. Podemos listar alguns dos principais benefícios trazidos para as empresas a partir dos treinamentos de liderança:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Foco no cumprimento de metas;
  • Maior motivação e engajamento de todos;
  • A retenção de talentos;
  • Uma considerável redução da taxa de turnover (rotatividade de funcionários);
  • Solução de conflitos interno;
  • O espírito de equipe aumenta;
  • Criação de um modelo de líder definido;
  • Melhoria de performance;
  • Os líderes passam a entender que são importantes para a empresa;
  • Ajuda na comunicação de metas e objetivos organizacionais.

Certamente, vale a pena investir em treinamentos de liderança. 

Mas, o mais importante é investir no treinamento certo. Por isso, no próximo tópico, você vai conhecer alguns tipos de treinamentos de liderança que podem ser aplicados em sua empresa.  

Quais os tipos de treinamentos de liderança podem ser realizados?

Como vimos até aqui, os treinamentos de liderança estão salvando muitas empresas da ruína. 

E, a cada ano que passa, as empresas estão investindo ainda mais nesses treinamentos e capacitando os seus gestores.

Atualmente, já existem no mercado vários tipos de treinamentos de liderança. A seguir, vamos apresentar três tipos de treinamentos.

1. Treinamentos para delegar tarefas

O objetivo principal desse tipo de treinamento é capacitar o líder a tomar a melhor decisão, com respeito a delegação de tarefas.

Essa delegação normalmente inclui:

  • Distribuir tarefas;
  • Atribuir responsabilidades;
  • Ter mais confiança na equipe;
  • Definir melhor os prazos;
  • E como dar mais autonomia para que a equipe desenvolva o trabalho solicitado.

Com esse treinamento, o líder ou gestor vai saber lidar melhor com situações que envolvam delegar funções. 

Muitos gestores encontram essa dificuldade no dia a dia, por não confiarem nos seus colaboradores, ou por não confiarem que outros possam fazer bem o seu trabalho.

2. Treinamentos para gestão de pessoas

O trabalho diário de um líder ou gerente, é gerenciar equipes, grandes ou pequenas. Por esse motivo, eles precisam ter conhecimento em gestão de pessoas. 

Ou seja, eles precisam saber verificar o perfil de cada colaborador, para organizar turmas de trabalho e também para solucionar os problemas e crises internas, da melhor maneira possível.

Como gerenciar crises internas na sua empresaPowered by Rock Convert

De forma resumida, ele precisa saber lidar com os recursos humanos, as pessoas, da empresa.

3. Treinamentos de comunicação

Os gestores precisam ter uma excelente comunicação interna. Em um cenário ideal, o líder de qualquer empresa é um comunicador muito eficiente.

Afinal, de 70% a 90% da rotina de um gestor consiste na comunicação com o seu próprio time.

Quando um líder se comunica de maneira eficaz e efetiva, ele será capaz de movimentar toda a sua equipe em direção a um mesmo objetivo em comum, evitando conflitos e eventuais reduções na eficiência do negócio.

Por isso, são fundamentais os treinamentos de comunicação para liderança, pois eles desenvolvem competências comunicativas. Uma das habilidades de liderança mais importantes.

Com essas competências comunicativa, os líderes vão servir como meio de campo na empresa, principalmente quando for necessário comunicar decisões, estratégias, planos de ação, entre outras informações.


Veja como treinamentos e workshops podem ajudar na melhoria da comunicação de sua empresa. Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso material completo e saiba como desenvolver essas habilidades em sua equipe.

Como garantir o sucesso do treinamento de liderança em sua empresa?

Com tantos treinamentos de liderança no mercado, como fazer para garantir o sucesso do investimento do treinamento de liderança na sua empresa? 

Essa é uma pergunta interessante e pode ser respondida em 5 tópicos importantes:

1. Verifique o que precisa ser melhorado

Para que um treinamento de liderança tenha sucesso, o primeiro ponto é verificar o que na liderança atual precisa ser melhorado. 

Para isso, faça uma avaliação individual de cada gestor.

Com essa avaliação em mãos, você vai conseguir direcionar o treinamento, para os pontos que precisam ser desenvolvidos e melhorados.

2. Dê feedbacks aos envolvidos

Os líderes em treinamento precisam de um feedback de sua atuação na empresa, justamente para analisarem o que podem e precisam melhorar.

Caso o líder em treinamento esteja progredindo, um feedback positivo vai aumentar a sua motivação e fará com ele continue melhorando.

3. Desenvolva planos de carreira

Agora que você já analisou os pontos a melhorar, e já conversou individualmente com cada um dos gestores, chegou a hora de desenvolver planos de carreiras individuais.

Essa é uma forma de estabelecer metas futuras e estratégias, para potencializar o crescimento profissional de cada um, a partir das habilidades que forem adquiridas.

4. Elabore treinamento técnicos e comportamentais

Os treinamentos de liderança podem ser voltados para esses dois campos: técnico e comportamental.

Isso vai ajudar o líder a dominar ferramentas importantes, que serão fundamentais no dia a dia do trabalho e na rotina da equipe. 

Ele também poderá passar a adotar um comportamento próprio para líderes, o que tenderá a ser refletido para todos aqueles que forem comandados e geridos por ele.

5. Promova a troca de experiências

Para fazer o treinamento ser um sucesso, é muito importante promover a troca de experiências entre os profissionais.

Realize aulas e treinamentos em grupo, permitindo a troca de ideia entre os participantes.

Outra ideia possível é a realização de um workshop interno, no qual os líderes treinados poderão compartilhar seus conhecimentos adquiridos com os futuros líderes e gestores da empresa.

Isso fará com que os treinamentos de lideranças se tornem ricas experiências para todos da empresa, não se restringindo aos gestores treinados.

Conclusão

Podemos verificar que os treinamentos de liderança são fundamentais para o bom andamento interno das empresas. O que ajuda a provar o porque as empresas devem investir nos treinamentos de liderança.

Por isso, analise com atenção a liderança da sua empresa. Verifique os pontos a serem melhorados.

A partir desta análise, será possível elaborar bons treinamentos, orientando-os para que eles atinjam os objetivos desejados.

Esses treinamentos, vão ajudar na evolução dos seus gestores e isso será um enorme diferencial para o aumento da produtividade e para o crescimento da sua empresa. 


Quer saber como promover treinamentos de liderança em sua empresa? Leia o nosso artigo completo sobre Treinamentos Corporativos. Saiba todo o necessário para criar, executar e mensurar o retorno, de um treinamento em sua empresa. 

Para ler, basta clicar no link a seguir: Treinamentos Corporativos – O que são e quais os benefícios para a sua empresa