1

Como incluir vídeos na estratégia de endomarketing da sua empresa

10 minutos para ler
admin
Por Marketing

Adotar uma estratégia de endomarketing é essencial para manter o ambiente da empresa saudável, engajar os colaboradores, além de manter um alinhamento dos valores e ideais que a empresa segue.

E uma das tendências que chegou para auxiliar na comunicação empresarial interna é a possibilidade de incluir vídeos na estratégia de endomarketing das empresas. Mas, como os vídeos podem ajudar a criar um ambiente de trabalho melhor?

Neste conteúdo, vamos explicar como sua empresa pode se aproveitar dos vídeos para melhorar a comunicação interna e promover um relacionamento melhor entre os funcionários.

Afinal, cuidar dos seus colaboradores é tão importante quanto cuidar dos clientes. Então, veja como suas ações de endomarketing podem se transformar com o uso de vídeos. Vamos lá?

Porque é importante incluir vídeos na estratégia de endomarketing?

Imagine trabalhar em uma empresa que não motiva os funcionários e não promove um ambiente mais saudável para todos? Essa empresa com certeza possui uma má fama no mercado e alta rotatividade.

Por isto é tão importante investir em endomarketing: a imagem da sua empresa será transformada entre os colaboradores, que irão ver o esforço da empresa em manter o ambiente saudável.

E o vídeo marketing ajuda a manter uma comunicação eficiente, pois podem ser feitos para todos os setores da empresa.

Mas trabalhar endomarketing com vídeos traz muito mais benefícios do que estes já citados.

Antes de aprender como incluir vídeos no endomarketing da sua empresa, dê uma olhada em alguns deles.

Ajuda a melhorar a comunicação interna

Não importa o tamanho da empresa, é essencial manter, de forma estruturada, a comunicação interna. Informações e avisos institucionais são importantes e devem ser repassados para todos.

A melhor forma de fazer isto é através de vídeos, já que eles podem ser compartilhado com todos. E quanto mais transparentes estas informações, melhor.

Há vários formatos e tipos de vídeos que podem ser feitos para melhorar o endomarketing da sua empresa. Por exemplo: a empresa está com novos colaboradores?

Faça uma série de vídeos institucionais para relatar a origem, o que exatamente a empresa faz e os valores a serem seguidos.

Yan Baêta, Diretor de Customer Success da Smartalk, explica a importância do alinhamento do discurso interno de uma empresa:

Mostra para todos como a empresa está indo

Lembra que falamos que as informações devem ser as mais transparentes possíveis? Um dos benefícios de utilizar vídeos no endomarketing, é mostrar para todos como a empresa está indo de verdade.

Pode ser que sua empresa esteja indo super bem e precisa que todos continuem no mesmo ritmo para garantir os resultados. Ou que a empresa está em crescimento, e precise motivar os funcionários para alcançarem as metas.

Independentemente do objetivo, os vídeos na comunicação interna sempre irão mostrar a mensagem de forma clara e facilitar o entendimento de como a empresa está indo.

Ter transparência é a melhor maneira de garantir que os funcionários realmente se comprometam com o negócio.

Integração entre equipes

É comum em empresas maiores que as equipes não tenham muito contato umas com as outras.

Mas com vídeos na estratégia de endomarketing, é possível fazer treinamentos e passar tarefas em conjunto, para que as equipes passam a trabalhar juntas.

Essas tarefas, que podem ser passadas pelos vídeos, ajudam os times a pensarem em assuntos ligados ao universo da empresa, otimizando os produtos ou serviços oferecidos.

Cada área tem algo a acrescentar, e todos pensando juntos só tem a agregar. Os vídeos podem ajudar em um brainstorming e promover debates criativos, e sua empresa só tem a ganhar com isto.

Veja também: Treinamento in company – O que é e como eles ajudam na comunicação de sua empresa

Conscientização da importância do trabalho de cada funcionário

É sempre importante respeitar os colaboradores e dar espaço para que todos possam dar ideias e colaborar com o crescimento da sua empresa. Para mostrar isto a eles, é necessário conscientizar sobre o quão importantes eles são.

Um vídeo reconhecendo essa postura e engajando os colaboradores que fazem parte daquela história é um grande diferencial que a empresa pode oferecer.

Quando os funcionários se sentem valorizados dentro da empresa que trabalham, diminui a rotatividade. O que significa pessoas mais engajadas, além da empresa poder reter e aproveitar talentos para seu crescimento.

Facilita o aprendizado

Os vídeos fazem sucesso em qualquer estratégia de marketing, e não é à toa. O aprendizado com vídeos é bem mais fácil, já que é um conteúdo de fácil absorção. Esta vantagem também pode ser utilizada dentro da comunicação interna da sua empresa.

Palestras, workshops, treinamentos e outros eventos voltados para os colaboradores podem ser feitos nos diversos formatos de vídeos disponíveis, trazendo ótimos resultados.

Ou seja, fazer conteúdos audiovisuais trazem infinitas possibilidades para dentro da empresa. Todos nós adoramos vídeos, inclusive seus funcionários. Aproveite essa ferramenta poderosa!

Exemplos de vídeos para endomarketing

Como mostramos acima, fazer vídeos para sua estratégia de endomarketing só traz benefícios para todos os envolvidos. É essencial promover um clima organizacional melhor, para que todos possam trazer resultados positivos para a empresa.

Grandes empresas já notaram a importância de trabalhar com endomarketing. Mas poucas sabem fazer de forma efetiva. Os vídeos são feitos para facilitar a comunicação, e dentro da sua empresa, há diversas possibilidades.

Por isso, separamos alguns exemplos de vídeos que podem ser trabalhados para a comunicação interna, que são:

Treinamentos e workshops internos

O workshop online é um ótimo exemplo de vídeo que pode ser feito para endomarketing, já que foca na resolução de questões ou problemas de um assunto específico, que está envolvido no universo da empresa.

Uma vantagem de dar workshops para os funcionários, é a possibilidade deles realizarem exercícios e aprenderem na prática.

Um formato interessante de workshop é o estudo e discussão de um caso. Para treinar seus colaboradores, é possível dar um caso que a empresa já enfrentou e ver quais são as resoluções pensadas por eles.

Esse treinamento corporativo pode ser feito em webinários, que podem ser transmitidos ao vivo ou ficarem salvos dentro da plataforma. Em ambos, você pode restringir o acesso somente a convidados.

É uma atividade curta, mas que tem uma abordagem diferenciada e abrangente. Mas, para que seja realmente efetiva, é preciso ter um tema central, que permite uma atividades voltadas para resolução de problemas.

Para definir este tema, é possível fazer uma pesquisa entre a equipe e ver qual assunto mais lhes interessam. Mas uma coisa é certa: workshops tendem a ter um funcionamento mais interativo, engajando os participantes.

Deixar os funcionários pensarem em soluções sobre o seu negócio fará toda a diferença na rotina de trabalho deles.

Vídeos institucionais

Os vídeos institucionais são uma forma de apresentar sua marca e fortalecer a identidade perante ao público. O mesmo pode ser feito para os seus colaboradores. Afinal, eles são peças fundamentais em qualquer negócio.

Que tal então produzir vídeos institucionais para mantê-los motivados e satisfeitos com o trabalho? Os vídeos institucionais são perfeitos para isso, além de ajudar a manter a produtividade em alta.

Há vários formatos de vídeos institucionais que podem ser explorados para endomarketing. Por exemplo, você pode produzir vídeos com depoimentos da equipe, gestores ou parceiros, compartilhando a experiência deles com a sua empresa.

Outro formato a ser explorado são os vídeos culturais, àqueles relacionados ao marketing social das empresas. Quais são os valores que a empresa segue? Este é espaço que vocês têm para defender a empresa e seu ponto de vista.

Independentemente do formato, este é o espaço para motivar, inspirar e desenvolver as habilidades dos funcionários.

Veja também: Vídeos institucionais – Uma solução para empresas mostrarem seu valor

Cases de eventos internos

Assim como trabalhamos o vídeo case quanto temos uma parceria de sucesso com nossos clientes, não podemos esquecer que nossos colaboradores são nossos principais parceiros.

Eventos internos são uma ótima forma de unir todos os colaboradores e fazer uma confraternização. Mas, estes eventos podem ir além, com palestras e workshops presenciais.

Melhor ainda será se a sua empresa registrar este momento, e fazer vídeos mostrando todo o evento. Apesar de eventos corporativos terem um ar mais sério, há momentos de descontração, que devem ser mostrados para todos.

Aproveite o momento para agradecer todos os times pelo trabalho e esforço. Afinal, esses vídeos podem ser mostrados ao público, ajudando a manter uma boa imagem no mercado.

Vídeos mostrando a cultura da empresa

Uma empresa com uma cultura acolhedora e inovadora é fundamental para atrair, reter e engajar novos colaboradores. Transmitir essa mensagem é extremamente importante. O mundo está em constante evolução, e as empresas precisam acompanhar isto.

Se a empresa não busca de atualizar, inovar e experimentar, não irá atrair pessoas assim.

Implantar novos processos, estimular a descoberta de novas ferramentas, compartilhar conhecimentos e lançar novos produtos fortalecem a cultura da empresa.

Vídeos reforçando todos estes itens será um grande diferencial que sua empresa pode adotar. O ideal é que os diretores e gestores falem sobre isto, assim como convidar colaboradores para ajudarem a mostrarem mais sobre a cultura da empresa.

Vídeos motivacionais

Tão importante quanto reforçar a cultura da empresa, é a criação de um ambiente inspirador e que motive os funcionários a continuarem trabalhando. E uma forma de criar vídeos motivacionai é utilizando o storytelling.

Conte a história da empresa, como ela se desenvolveu, os desafios que enfrentou, todos os heróis e heroínas que passaram por lá. Mostrando, assim, como a empresa chegou onde está atualmente.

Conclusão

O endomarketing não é uma estratégia dispensável. Muito menos é algo exclusiva para grandes empresas, afinal, promover uma comunicação interna melhor, é o dever de todas as empresas, independente do tamanho.

Valorizar seus funcionários e investir na capacitação deles é algo que fará sua empresa crescer e muito. Fazer endomarketing com vídeos é uma forma diferenciada de motivar seus funcionários.

Espero que com nossas dicas você crie vídeos que promovam um ambiente mais saudável e criativo, reduzindo a rotatividade e retendo pessoas motivadas e animadas com o negócio!

Quer saber como os vídeos podem ajudar o processo de vendas da sua empresa?

Baixe agora mesmo o guia sobre o Uso de Vídeos no Processo de Vendas e aprenda utilizá-los para obter melhores resultados em seu negócio.

Basta clicar no banner a seguir.

Como utilizar vídeos no processo de vendasPowered by Rock Convert

Conteúdo produzido em parceria com a Vidmonsters.